Empresa se pronuncia pela primeira vez após vazamento de vídeo que ensina passageiros a cadastrar cartão no app.
A inDrive confirmou que está testando oferecer o pagamento no cartão direto pelo aplicativo em uma cidade do interior de Minas Gerais. A empresa não confirmou o nome da cidade, mas informações do motorista e influenciador Cláudio Sena apontam para a cidade de Ipatinga, no Vale do Aço mineiro.
“A inDrive confirma que iniciou neste mês, dentro do estado de Minas Gerais, a fase preliminar de testes com o modelo de pagamento direto (cartão de crédito) via app. Por se tratar de fase inicial de testes, nos abstemos de fornecer maiores informações sobre o tema”, confirmou a empresa em nota ao 55.
Segundo a empresa, a iniciativa faz parte da cultura da inDrive em busca da melhoria contínua dos serviços oferecidos. “Portanto, é uma iniciativa mais que natural de sua atuação, tal como empresa de tecnologia, testar e experimentar novas funcionalidades que busquem, acima de tudo, colocar nossos usuários aqui no Brasil e no mundo no centro das decisões”.
Nas últimas semanas, um vídeo vazado circulou em grupos e canais de motoristas no YouTube. No vídeo, a locutora anuncia a novidade e informa que, por enquanto, é possível cadastrar apenas um cartão e de uma única vez, não sendo permitido que o passageiro faça a troca.
Atualmente, o aplicativo permite apenas o pagamento presencial, ou seja, do passageiro diretamente para o motorista, utilizando dinheiro, PIX ou cartão na maquininha.
Essa é uma demanda antiga de motoristas da plataforma que entendem que o pagamento direto pelo aplicativo é mais seguro e evita calotes. Muitos, inclusive, não aceitam pagamento presencial em plataformas que permitem desabilitar formas de pagamento.
Em média, 70% das corridas no Brasil são pagas em dinheiro.
Não há previsão para que a funcionalidade seja expandida para todo o Brasil.
Em fevereiro, o gerente de desenvolvimento de negócios da inDrive Entregas, Fernando Santos, explicou que o cartão, até então, tornaria o serviço tal como o atual modelo já prevê. “Mas há estudos avançados no sentido de oferecer esta opção para o Brasil também (não consigo precisar o tempo), sem que isso retire a essência do nosso serviço com premissa de preço justo e maior liberdade de escolha – desde sempre, valores essenciais do modelo de negócio inDrive”.