Thelma, aos 64 anos, é ex-motorista de táxi, trabalha com aplicativo há 6 anos e conta sua jornada de trabalho em Belém, capital do Pará.
Contexto: o texto a seguir reflete a realidade do motorista entrevistado e não de todos os profissionais da cidade mencionada.
A paraense conversou com o 55Content e detalhou o seu dia a dia nas ruas de Belém, com uma população de aproximadamente 1.303.403 milhões de habitantes. Atualmente Thelma utiliza o recurso U-Elas que possibilita apenas corridas solicitadas por mulheres, mas alerta: “Não quer dizer que não tenha mulher bandida aqui na cidade, tem muita, mas a força vai ser a mesma que a minha”.
A motorista conta que seu dia começa às 5 horas da manhã, quando inicia o aplicativo, tem pausas para as refeições e só desliga o carro às 21h, e optou por não trabalhar de madrugada, por conta da sua idade.
Poderia se apresentar e nos contar há quanto tempo você trabalha como motorista de aplicativo?
Sou a Thelma Terezinha, de Belém, e trabalho como motorista há 6 anos.
O que o motivou a começar a trabalhar como motorista de aplicativo?
O que me levou a esse caminho foi uma separação, eu já tinha me desfeito de todos os meus negócios e o que eu sabia fazer fora da cozinha era dirigir. Adoro dirigir, então decidi ir para a pista.
Quais aplicativos rodam por aí? E qual é o preferido dos motoristas?
Aplicativos que rodam aqui são quase todos, 99, Uber, quase todos, tem aqui em Belém. Agora, a maioria prefere a Uber. Eu, por exemplo, sou uma que indico a Uber para qualquer cliente, porque você tem respaldo e o que você perguntar, o que você questionar, tudo você tem respaldo, tanto o passageiro como o motorista. Eu não tenho nada a reclamar da Uber, na verdade.
Qual é a principal reclamação dos motoristas?
O que eu não gosto muito é o GPS deles, que não é atualizado aqui na nossa cidade. Eles mandam a gente dobrar em rua contramão, fazem um trajeto muito grande para chegar na localização.
Quanto ganha, em média, um motorista na cidade?
Olha, eu ganho em média uns 500, 600 reais por semana. Esse faturamento é líquido, já contando com todas as despesas.
Que tipo de corridas os motoristas da cidade odeiam? E quais eles mais gostam?
Atualmente, eu só não gosto quando o cliente entra com sacola de peixe, porque eu mantenho meu carro sempre limpo e cheiroso. Meus elogios são todos mais referentes a esse processo que eu faço de limpeza no carro, além de corridas para a periferia. As melhores corridas são para o centro da cidade, mais fácil de dirigir e encontrar passageiros.
Em geral, como é a relação com os passageiros na cidade?
Em geral, minha relação com todos os passageiros é muito boa. Eu tenho bastantes elogios.
Já trabalhou em outras cidades? Qual a diferença que sentiu?
Nunca trabalhei, não tive a oportunidade. Tenho a minha experiência anterior como motorista de táxi, mas estou muito feliz trabalhando com aplicativo.