Tesla suspende projeto de carro elétrico econômico para focar no desenvolvimento de veículo autônomo.
Elon Musk anunciou que a Tesla apresentará seu prometido robotáxi em 8 de agosto, conforme uma postagem recente no X (antigo Twitter). O novo veículo autônomo está sendo desenvolvido com base na plataforma de próxima geração da empresa.
De acordo com o portal de notícias The Verge, este anúncio ocorreu simultaneamente ao relato da Reuters sobre o cancelamento, pela Tesla, de um projeto de veículo elétrico mais acessível, que estava previsto para custar US$ 25 mil. Musk decidiu priorizar o desenvolvimento do veículo autônomo, que, segundo ele, poderia tornar modelos convencionais obsoletos.
Conforme relata a CNN, Musk já havia declarado que a Tesla produziria um veículo sem controles manuais. Ele acredita que os carros equipados com a tecnologia Full Self-Driving (FSD) irão se aprimorar com atualizações de software e, eventualmente, funcionarão como táxis totalmente autônomos, proporcionando renda para seus proprietários. No entanto, a Tesla já postergou várias datas anunciadas por Musk para a implementação da direção autônoma completa.
Em abril de 2019, a Tesla previu o lançamento de robotáxis até 2020, prometendo carros autônomos que durariam 11 anos e rodariam 1 milhão de milhas, com expectativa de gerar um lucro anual de US$ 30.000 para a empresa e operadores. Musk reconheceu que suas previsões passadas poderiam ter sido otimistas demais.
A CNN informou que, atualmente, a opção FSD pode ser adquirida por um custo adicional de US$ 12.000 ou através de uma assinatura mensal de US$ 199, variando conforme a configuração do veículo. A Tesla esclarece que os recursos FSD atuais exigem supervisão constante do motorista e não tornam o carro completamente autônomo.
Musk acredita que veículos com FSD plenamente operacional terão um valor de revenda significativamente maior. No entanto, avaliações de especialistas e testes recentes sugerem que a tecnologia ainda não é capaz de proporcionar uma condução totalmente autônoma. Kelly Funkhouser, da Consumer Reports, comparou o sistema a um motorista novato, enfatizando a importância da atenção contínua por parte do condutor.
Outras empresas, como Waymo, da Alphabet, e Cruise, da General Motors, também estão investindo no desenvolvimento de tecnologias para compartilhamento autônomo de viagens. No entanto, ambas enfrentaram desafios significativos, incluindo acidentes e investigações regulatórias.
A Waymo possui uma parceria com a Uber, possibilitando que passageiros do aplicativo solicitem carros autônomos em alguns trajetos nos Estados Unidos.