Investimento de US$ 149 milhões impulsiona parceria entre Didi Global e GAC Aion para produzir SUVs elétricos autônomos a partir de 2025.
A Didi Autonomous Driving, unidade de condução autônoma da Didi Global, uniu forças com a GAC Aion New Energy Automobile Co. para criar a Andi Technology Co., Ltd. Esta parceria, pioneira na China, obteve licença para a produção em larga escala de táxis robôs totalmente autônomos.
Sediada em Guangzhou, a Andi é liderada por Zhang Xiong, vice-gerente geral da GAC Aion, e Meng Xing, COO da Didi Autonomous Driving. Seu primeiro lançamento será um SUV elétrico crossover, baseado na plataforma AEP 3.0 da GAC Aion, e incorporará tecnologias inovadoras da Didi, incluindo sistemas de segurança redundantes e entretenimento para táxis robôs.
A produção em série está planejada para 2025, com os veículos a serem integrados à rede de carros compartilhados da Didi, operados a partir do centro automatizado de Huiju. A joint venture representa um avanço significativo para o setor de veículos autônomos, unindo tecnologia de ponta, fabricação e gestão inteligente, conforme destacado por Meng Xing e Zhang Xiong.
Em maio de 2023, a Didi Autonomous Driving e a GAC Aion formalizaram a criação da joint venture. Em outubro do mesmo ano, a Didi recebeu um financiamento de cerca de US$ 149 milhões por parte de entidades ligadas ao governo municipal de Guangzhou, incluindo a GAC Capital e o Guangzhou Development District Investment Group.
A Uber possui nos Estados Unidos uma parceria com a Waymo, que produz veículos autônomos. No país, a empresa já oferece corridas sem motoristas.
Com informações de assessoria de imprensa.