Brasileiro relata como é ser motorista em Lisboa e diz que é possível fazer cerca de 1500 euros por mês, equivalente a mais de 8 mil reais.
Ricardo Alves é brasileiro, mora em Portugal há dois anos, e trabalha como motorista de Uber na cidade de Lisboa há quase um ano. O salário é um grande incentivo para esse tipo de trabalho no país, já que ultrapassa o salário mínimo, que é de 820 euros por mês.
O motorista afirma que o trabalho no país é tranquilo, e tem uma relação respeitosa com os passageiros. Por ser uma área com muito turismo, Ricardo declara que os melhores lugares para captar corridas são nos grandes centros, pela concentração de turistas por lá.
A cidade de Lisboa oferece dois aplicativos para corridas: a Bolt, app de mobilidade europeu, e a Uber. Ricardo anuncia preferência pela Uber, e diz que 70% dos motoristas fazem o mesmo.
Alves afirma que se realizar o trabalho de motorista em torno de 12h por dia, seis vezes na semana, o salário pode chegar a 1.500 euros, 82% a mais do que o salário mínimo.
1. Poderia se apresentar e nos contar há quanto tempo você trabalha como motorista de aplicativo?
Meu nome é Ricardo Alves, moro em Portugal há dois anos e trabalho como motorista de aplicativo há quase um ano.
2. O que o motivou a começar a trabalhar como motorista de aplicativo?
A flexibilidade e o ordenado (salário), que é maior do que o salário mínimo do país. Além de ser um trabalho mais tranquilo, quando comparado às outras áreas oferecidas.
3. Na sua cidade, quais são os melhores lugares para pegar corrida? E quais são os piores? Explique porque.
Trabalho na cidade de Lisboa, e aqui os melhores lugares para corridas são nos grandes centros, onde tem maior concentração de turistas. As piores são no centro, pelo formato das ruas.
4. Quais aplicativos rodam por aí? E qual é o preferido dos motoristas?
Aqui em Portugal tem duas principais plataformas, a Bolt e a Uber. Mas diria que 70% dos motoristas preferem trabalhar com a Uber.
5. Qual é a principal reclamação dos motoristas?
A principal reclamação é sobre a taxa mínima que a Uber nos paga, que é €2,85 por corrida. Muitos motoristas acabam recusando as corridas mais baratas, porque não vale a pena pelo deslocamento para buscar o cliente.
6. Quanto ganha, em média, um motorista na cidade?
Por mês, 1.200 a 1.500 euros por mês trabalhando 12h por dia, de segunda a sábado.
7. Que tipo de corridas os motoristas da cidade odeiam? E quais eles mais gostam?
Corridas pelo centro de Lisboa, pela quantidade de ladeiras. Ficar subindo e descendo, as ruas são apertadas, tem transporte público, é complicado. As melhores são as nos centros turísticos.
8. Em geral, como é a relação com os passageiros na cidade?
É bem tranquilo, as pessoas são educadas. Trabalhamos com muitos turistas, e temos pouco estresse nesse sentido. Nunca sofri nenhum tipo de preconceito ou racismo, mas tenho conhecidos que sim, normalmente por pessoas mais velhas. É um preconceito disfarçado, nada muito direto, mas eu nunca presenciei.
9. Já trabalhou em outras cidades? Qual a diferença que sentiu?
Nunca trabalhei em outra cidade fora de Lisboa.