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Como o iFood, Uber e 99 realizam esforços sustentáveis na sua operação

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99 Uber e iFood
99 Uber e iFood

Nos últimos anos, as empresas mostraram maior compromisso com práticas focadas em sustentabilidade

Em um esforço para combater as mudanças climáticas e promover um futuro mais verde, os aplicativos de mobilidade estão adotando medidas sustentáveis ao longo dos últimos anos.

As empresas têm implementado iniciativas visando, principalmente, a redução da pegada de carbono e incentivando práticas mais sustentáveis entre seus usuários e motoristas. 

Uma das estratégias com capacidade de maior impacto é a introdução de veículos elétricos e híbridos na frota. Reconhecendo o papel significativo que os transportes desempenham nas emissões de gases de efeito estufa, essas empresas estão facilitando a transição para veículos menos poluentes. Incentivos financeiros, parcerias com fabricantes de automóveis e programas de capacitação são algumas das ferramentas utilizadas para estimular motoristas a adotarem veículos mais verdes.

Além disso, programas de compensação de carbono também têm sido adotados, permitindo que as viagens se tornem neutras em carbono. Por meio da compra de créditos de carbono, essas empresas investem em projetos de conservação ambiental e em tecnologias renováveis, compensando as emissões geradas pelas viagens realizadas através de seus aplicativos.

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Reconhecendo a importância da mobilidade ativa para uma cidade sustentável, muitos aplicativos estão expandindo seus serviços para incluir opções de transporte como bicicletas e patinetes elétricos. Esses modais não apenas proporcionam uma alternativa ecológica aos veículos motorizados para distâncias curtas, mas também ajudam a aliviar o congestionamento urbano e promovem hábitos de vida mais saudáveis.

Apesar desses avanços, a transição para uma mobilidade verdadeiramente sustentável enfrenta desafios, incluindo a necessidade de infraestrutura adequada para veículos elétricos, a resistência à mudança de comportamento e a necessidade de políticas públicas de apoio. No entanto, o compromisso contínuo dos aplicativos de mobilidade com a sustentabilidade sinaliza um caminho promissor em direção a cidades mais limpas, verdes e habitáveis.

Confira, abaixo, programas de sustentabilidade das principais empresas do setor no Brasil:

iFood

Em 2021, o iFood anunciou um compromisso ambiental em consonância com a Meta 13 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que foca no combate às mudanças climáticas globais.

Desde então, a empresa vem trabalhando em direção a dois objetivos principais para serem alcançados até 2025. O primeiro é diminuir a contaminação causada pelo uso de plásticos nas entregas; o segundo é alcançar a neutralidade de carbono, garantindo que ao menos metade de suas entregas sejam realizadas por meios de transporte ecológicos, como bicicletas e motocicletas elétricas.

Para redução do uso de plásticos, o iFood adotou a campanha #DelivreDePlástico, uma iniciativa promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a principal entidade ambiental da ONU, em colaboração com a Oceana, a maior ONG internacional dedicada exclusivamente à conservação dos oceanos.

Além disso, através da campanha “Amigos da Natureza”, o iFood motiva seus usuários a recusar o recebimento de utensílios de plástico, como garfos, colheres e canudos, com seus pedidos. Atualmente, mais de 90% dos estabelecimentos parceiros no aplicativo aderiram a essa campanha, com 80% dos consumidores optando por não receber utensílios plásticos.

De acordo com a empresa, desde 2021, mais de 360 milhões de pedidos foram realizados sem estes itens descartáveis, prevenindo o descarte de aproximadamente 130 toneladas de plástico por mês.

Na busca da neutralização de emissões, o iFood calcula a quantidade de poluentes emitidos por cada quilômetro percorrido em suas entregas e compensa essa emissão de CO2. Os fundos destinados para essa compensação são investidos em projetos de conservação ambiental e produção de energia renovável.

A empresa também promove, para minimizar as emissões poluentes, o uso de meios de transporte limpos, como bicicletas e motos elétricas. Em 2021, a empresa lançou o iFood Pedal, o primeiro serviço de aluguel de bicicletas do mundo destinado a entregadores, contando com 18 mil usuários. No ano seguinte, em parceria com a VOLTZ, introduziu uma moto elétrica ao serviço.

Além das iniciativas do dia a dia, em 2022, o iFood forneceu 230 mil embalagens de papel 100% reciclável para uso no Rock in Rio, que posteriormente foram recicladas e transformadas em sacolas para entregas em São Paulo. A empresa também está implementando Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em várias capitais para encorajar a reciclagem. 

Uber

A Uber afirma que pretende ser uma plataforma com emissões zero até 2040, usando mobilidade elétrica e compartilhada. De acordo com a empresa, em regiões com infraestrutura mais desenvolvida, como os Estados Unidos e na Europa, a meta de compromisso foi adiantada para 2030. 

Entretanto, a empresa não divulgou informações específicas sobre o progresso do Brasil em relação a esse objetivo.

Em 2023, foi anunciada uma parceria com a Tembici, empresa líder de tecnologia para micromobilidade na América Latina, visando disponibilizar bicicletas comuns e elétricas diretamente na plataforma da Uber.

A medida teve início em Recife, mas já expandiu ou busca expansão para Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A iniciativa inclui bicicletas Tembici e Bikes Itaú.

Globalmente, estima-se que 60 mil motoristas utilizam carros elétricos para corridas com o aplicativo da Uber.

99

Recentemente, a 99, BYD, e Santander lançaram uma parceria para promover a utilização de carros elétricos entre motoristas de aplicativo, oferecendo descontos exclusivos na compra do modelo elétrico BYD Dolphin até o final de fevereiro ou enquanto durarem os estoques. 

Essa iniciativa, parte da Aliança pela Mobilidade Sustentável, inclui condições especiais de pagamento, seja à vista ou financiado pelo Santander, com descontos na taxa de financiamento que podem chegar a 26%, dependendo do valor da entrada. Além disso, a BYD oferece um desconto adicional de 6% (R?8.988,00) no preço do Dolphin, visando incentivar a adoção de práticas mais sustentáveis no transporte por aplicativos.

A 99 lidera a Aliança pela Mobilidade Sustentável, uma coalizão que engloba empresas de diferentes setores, como mobilidade, finanças, energia e transporte, incluindo BYD, Banco Santander, Enel e Movida. Essa parceria culminou em um aumento expressivo da presença de veículos elétricos na frota da 99 em todo o Brasil, com um total de 1.700 veículos eletrificados até o final de 2023, superando em 70% a meta estabelecida no início do ano. Esse avanço foi possível após a adição de 300 veículos elétricos BYD D1.

Já foram realizadas mais de 830 mil viagens em São Paulo com esses veículos, beneficiando mais de 1,2 milhão de passageiros e acumulando mais de 6,4 milhões de quilômetros rodados por aproximadamente 1.7 mil motoristas. 

Contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a iniciativa conseguiu reduzir em mais de 1.000 toneladas as emissões de CO2, demonstrando o impacto da aliança na promoção de uma mobilidade mais limpa e sustentável.

Objetivos da Aliança incluem impulsionar a produção de mais veículos elétricos no Brasil, tornar a frota do 99App 100% sustentável até 2030, e criar 10 mil pontos de carregamento pelo país.

Foto de Anna Julia Paixão
Anna Julia Paixão

Anna Julia Paixão é estagiária em jornalismo do 55content e graduanda na Escola Superior de Propaganda e Marketing.

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