Para fazer entregas para o Mercado Livre, o entregador pode se cadastrar no aplicativo Mercado Envios Extra ou oferecer seus serviços para vendedores e transportadoras do Mercado Envios Flex.
Publicado em 20/10/2020 – Atualizado em 20/06/2024
O Mercado Livre é uma das principais empresas da América Latina.
Fundada em 1999, na nossa vizinha Argentina, a empresa opera atualmente em 18 países, conectando compradores e vendedores a partir de nada mais nada menos do que 60 milhões de produtos e serviços. A empresa é líder no setor de comércio eletrônico na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela, por alcançar, um grande número de visitantes únicos e visitas ao site.
Mas como a empresa faz para entregar essa quantidade absurda de produtos?
Para você ter uma ideia, até avião, em parceria com a Gol Linhas Aéreas, a empresa começou a utilizar para levar os produtos em menor tempo. Parceria essa, que desde 2022, já realizou o transporte de 11,2 milhões de pacotes.
Mas, e quando chega no aeroporto?
Como é que o Mercado Livre faz para levar aquele vídeo game, aquela coleira de cachorro que você comprou até sua casa?
No início da pandemia, quando o transporte de passageiros teve uma queda considerável (a Uber chegou a admitir uma queda de 80% na sua operação global), muitos motoristas passaram a procurar plataformas para fazer entregas.
Afinal de contas, se o transporte de passageiros caiu naquela época, o e-commerce chegou a ter um crescimento de 40% em um ano de pandemia.
Para você não achar que eu estou mentindo, dê uma olhada como a procura no Google por “como fazer entregas” cresceu nos últimos anos.
E, olha que curioso, se a gente explorar mais um pouquinho, veja qual empresa as pessoas estão pesquisando:
Até há pouco tempo, a única forma para fazer entregas para o Mercado Livre era entrar em contato diretamente com os vendedores do Mercado Envios Flex ou estar associado a alguma empresa que já atendesse a este público.
Em 2021, o Mercado Livre lançou o aplicativo Mercado Envios Extra, que cadastra e envia diariamente rotas para entregadores de algumas cidades do país.
No Machine Explica de hoje, vamos mostrar como é possível trabalhar fazendo as entregas do Mercado Livre, tanto pelo Envios Extra quanto pelo Envios Flex.
Mercado Envios Extra
O Mercado Envios Extra é o aplicativo de entregas do próprio Mercado Livre.
Com ele, entregadores de algumas cidades do país podem se cadastrar para fazer as entregas do e-commerce dentro de suas cidades.
Diariamente, entre 16h e 20h, o Mercado Livre envia para os aplicativos dos entregadores rotas de entregas, que podem durar de 3h a 8h.
A empresa não detalha como funcionam os ganhos dos entregadores, mas explica que, assim como em apps de transporte, o valor total da rota aparece no app do entregador antes dele aceitar o serviço.
No site, o Mercado Livre fala que o entregador pode ganhar até R$ 240 por dia. E ainda explica, que cada pedido de serviços está associado a uma taxa inicial que você saberá antes de aceitar, e se completar todas as entregas, receberá 100% do valor dito inicialmente.
A empresa também conta que o entregador não precisa ter conta bancária, pois os ganhos são enviados direto para a conta do Mercado Pago.
Em relação ao serviço em si, o Mercado Livre explica que envia as ofertas de serviço para o aplicativo do entregador, que pode escolher a que mais faz sentido para ele. Por lá ele vai ver, além da tarifa, a duração estimada do serviço.
Tendo aceito o serviço, o entregador vai para um ponto de coleta do Mercado Livre na cidade, onde ele vai fazer a coleta de todos os pacotes.
Dentro do aplicativo, o entregador vai receber um percurso sugerido para otimizar as entregas.
A empresa realiza os pagamentos na conta do entregador entre quarta e sexta, sempre referente aos serviços da semana anterior.
Para ser um entregador do Mercado Envios Extra, é necessário.
- Ter um veículo de até 15 anos que esteja em bom estado;
- Ter os atos autorizativos necessários para realizar os serviços;
- Veículo próprio ou de terceiros, devidamente regular perante os órgãos competentes;
- Caso utilize moto, possuir uma mochila ou baú de pelo menos 80 litros de capacidade para transportar os pacotes;
- Ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vigente;
- Ter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
- Ter cadastro de Microempreendedor Individual (MEI), com atividade principal ou secundária específica de entregas (CNAE 4930-2/01, 4930-2/02, 5320-2/01, 5320-2/02 ou 5229-0/99);
- Possuir celular Android 5.0 Lollipop ou superior e dados móveis.
Atualmente, o aplicativo está disponível em 100 cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Fortaleza. Além disso, o serviço deve chegar em breve, em Angra dos Reis, Cachoeirinha, Caruaru, Eunápolis, Governador Valadares, Guarapari, Guaxupé, Itapeva, Linhares, Rondonópolis, Sinop, Tubarão e Valparaíso de GO.
Para se cadastrar, além daqueles pré-requisitos que a gente falou, o entregador precisa ir até a Play Store e fazer o download do aplicativo Mercado Envios Extra.
O cadastro é feito diretamente no aplicativo.
Após preencher o formulário e enviar os documentos solicitados, o entregador também passa por um treinamento online.
Também é preciso criar uma conta no Mercado Pago, pois é por lá que ele recebe o pagamento pelas entregas realizadas.
O Mercado Pago é a carteira digital do Mercado Livre. Por lá, é possível transferir dinheiro gratuitamente para outros bancos, usar nas compras do Mercado Livre, pagar boletos e fazer recargas, pagar usando QR code, além de fazer saques nos caixas 24 horas.
A empresa explica que é necessário validar a identidade na hora do cadastro. Isso, para garantir que o entregador seja a única pessoa a ter acesso ao dinheiro pelo serviço prestado.
Assim, a empresa vai pedir alguns dados pessoais, e que o entregador mostre, pela câmera do celular, a imagem do documento e do rosto.
Também pode ser que o app peça que o entregador escaneie a CNH com a câmera do celular, tire uma selfie e faça alguns gestos como prova de vida, CPF ou CNPJ, nome completo, data e local de nascimento e nacionalidade, Telefone e endereço, informe renda particular e se é uma pessoa politicamente exposta, que são pessoas que ocupam determinados cargos e funções públicas.
Caso, no futuro, o entregador precise fazer alguma alteração no cadastro, basta fazer isso na aba Meus dados do Mercado Livre. O mesmo vale para alteração da cidade da entrega.
Já se o motorista precisar substituir o veículo, ID do motorista, disponível na área Meus dados, o Tipo de veículo, placa e modelo e enviar Duas fotos do veículo.
Também é possível cancelar o cadastro a qualquer momento.
O Mercado Livre também destaca que no caso de motoboys, é obrigatório que eles tenham uma mochila ou baú de 80 litros ou mais. Caso eles não tenham, pode até se cadastrar, mas a empresa vai entrar em contato esporadicamente para oferecer serviços em que estes materiais não sejam necessários.
No caso dos carros, a empresa pede que ele seja sedan ou hatchback, tenha 5 portas e um porta-malas (separado ou integrado).
Lembrando que veículos com 5 portas, são aqueles que tem uma divisória entre o banco do passageiro e o porta-mala, permitindo que você baixe a tampa para aumentar o tamanho do porta-mala.
A empresa também explica que o entregador deve se cadastrar no Mercado Envios Extra utilizando apenas uma conta do Mercado Pago.
O tempo das entregas varia de serviço para serviço e é informado antes do entregador aceitar. Caso ele termine antes, tudo bem.
Caso o entregador não realize todo percurso, ou seja, não vá entregar o pacote até a casa do consumidor, ele recebe pelo proporcional que realizou.
No caso dele não conseguir entregar o pacote, ele precisa devolver ao ponto de coleta no mesmo dia.
Não há um número mínimo estabelecido de entregas que o entregador deve ou não realizar.
Para os entregadores que desejam receber mais pedidos, o Mercado Livre explica que o número de pedidos varia conforme o volume de entregas necessárias para cada dia, a experiência como motorista e os cancelamentos que ele tenha feito.
Por isso, eles orientam o seguinte:
- Que os entregadores aceitem percursos para o mesmo dia ou para o dia seguinte;
- Ativem as notificações para saber na hora se houver um novo percurso disponível;
- Fiquem de olho no app caso tenha perdido alguma notificação;
- Sempre que aceitar um percurso, dirigir-se ao ponto de coleta, e, por fim, só cancelar percursos em casos excepcionais.
Segundo eles, cancelar um percurso já aceito quando faltam menos de 1h30 horas para o início pode impactar na quantidade de novos pedidos que o entregador vai receber.
A empresa também explica que aceitar um percurso e não comparecer afeta o compromisso com os compradores do Mercado Livre. Assim, isto afeta a ordem de posição na entrega, e o entregador pode ser redirecionado ao final da fila.
Outra informação que o Mercado Livre disponibiliza é que não é permitido levar acompanhantes durante as entregas, nem nas instalações do Mercado Livre, nem durante os trajetos.
Mercado Envios Flex
O Mercado Envios Flex é o sistema de entregas no mesmo dia do Mercado Livre.
Em troca de destaque nos anúncios, vendedores de São Paulo, Rio de Janeiro , Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Brasília, devem oferecer entregas no mesmo dia para os clientes, em todos os seus produtos novos a partir de R$ 79. A empresa cobre até 10% do valor do frete, conforme sua reputação.
Para realizar essas entregas, os lojistas podem contratar entregadores autônomos ou uma empresa especializada.
Dessa forma, se você deseja trabalhar fazendo entregas com o Mercado Livre dentro do Envios Flex, esses são os dois principais caminhos.

Realizando entregas autônomas
O entregador que deseja trabalhar por conta própria, precisa capturar a clientela.
Como já falamos, não há um aplicativo que o entregador possa instalar e que comece a receber automaticamente as entregas do Mercado Envios Flex.
Dessa forma, se você deseja trabalhar sem estar associado a uma empresa, deve correr atrás de clientes por meio de divulgação do seu serviço.
Na nossa página de Materiais Gratuitos, temos algumas ferramentas que podem te ajudar, como uma modelo de Tabela de Preço para Empresas de Motoboy e um modelo de Proposta Comercial para Empresas de Entregas.
Realizando entregas com empresas certificadas pelo Mercado Livre
Outra possibilidade é se associar a uma empresa de entregas já certificada pelo Mercado Livre.
O e-commerce explica que essas centrais de entregas provaram oferecer um serviço com qualidade, segurança e dentro do prazo prometido aos compradores.
Além disso, elas possuem as seguintes características:
- Não cobram taxa de coleta e não tem número mínimo de pedidos;
- Trabalham com horários de corte alinhados com o Mercado Livre;
- Possuem veículos para atender todos os tamanhos de produtos aceitos pelo Flex;
- Fazem entregas aos sábados.
As empresas são separadas de acordo com a localização da entrega, ou seja, o Mercado Livre divide as cidades em regiões e cataloga em quais delas as empresas realizam as entregas.
Apesar de serem certificadas, o Mercado Livre destaca que não se responsabiliza pelo serviço prestado por essas empresas, e nem por possíveis problemas no momento da entrega.
Em São Paulo, as empresas certificadas pelo Mercado Envios Flex são a B&A Express, J3 Flex, JG Express, Limite Expresso, Mindlog, R3 Express, SpeedLog, TM Logística e Greens Log Express.
No Rio de Janeiro, as empresas são a R3 Express, Parceiro Spot, Hawk Transportes e J3 Flex.
Já em Curitiba, as empresas são a BLD e Bravo.
Também é possível se tornar uma empresa de entregas certificada pelo Mercado Livre.
Para isso, é preciso se cadastrar junto ao marketplace e esperar por um contato deles. O Mercado Livre define as inclusões de transportadoras, de acordo com as políticas e necessidades deles.
Apesar disso, os vendedores do Mercado Envios Flex são 100% responsáveis pela entrega, ou seja, podem escolher a transportadora que quiserem, não ficando limitados as certificadas.
Tabela de preços do Mercado Envios Flex
Para o vendedor, o Mercado Livre cobre 10% do custo da entrega, que é baseada nesta seguinte tabela:
- R$ 8,90, se estiver na mesma região que o vendedor.
- R$ 13,90, se estiver em uma região próxima ao vendedor.
- R$ 15,90, se estiver em uma região distante do vendedor.
Mas vale destacar que o vendedor não é obrigado a repassar esse valor para o entregador.
Ou seja, o valor da entrega é negociado e pago direto pelo vendedor.
Tipo de veículos que agrega
Segundo o Mercado Livre, o transporte pode ser feito em qualquer veículo e as encomendas pesam no máximo 30 Kg.
E para as empresas de motoboy que desejam se especializar nesse tipo de serviço é importante conferir o passo a passo que o Mercado Livre disponibiliza.
Uma espécie de mini-treinamento de como usar o app para fazer as entregas.
Como usar o app do Mercado Envios Flex?
O primeiro passo é instalar o aplicativo disponível para android na Play Store.
Ao realizar a coleta das encomendas com o vendedor do Mercado Livre, o entregador deve escanear o QR code de cada produto, usando o aplicativo.
Enquanto o motoboy escaneia as encomendas, o aplicativo vai catalogando as entregas. Inclusive, eles criam uma sugestão de roteiro para o entregador seguir.
O motoboy consegue ver os endereços das entregas, além de enviar mensagens ao comprador e ver detalhes da encomenda.
No app, há um botão chamado “Vou para lá”, em que o entregador notifica o comprador que já está a caminho.
Ao chegar, o entregador pede para o destinatário assinar o comprovante da entrega ou caso seja outra pessoa, preencher os dados solicitados.
Também é possível informar que a entrega não foi realizada por algum motivo.
Assim, o entregador pode combinar uma futura tentativa com o vendedor.