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CEO apresenta as várias Localizas durante o Web Summit

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Motorista
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Executivos falam sobre a estratégia de rebranding da Localiza, seu foco em mobilidade sustentável e a importância da ciência de dados para a inovação. 

A Localiza é uma das maiores empresas brasileiras de aluguel de carros e está presente no mercado há quase 50 anos. A companhia iniciou suas atividades em 1973 com seis fuscas financiados para aluguel e hoje possui uma frota de cerca de 600 mil veículos, operando em cinco países da América do Sul.

Recentemente a empresa passou por uma grande mudança de marca e estratégia. 

A mudança de marca incluiu o estabelecimento de quatro marcas diferentes para atender a diferentes segmentos de clientes: a tradicional Localiza para o aluguel de carros para indivíduos; a Localiza para negócios, com as soluções de mobilidade para empresas; a Zarp, serviço de aluguel digital para motoristas de aplicativos de transporte e a Eqip para oficinas.

Sob este guarda-chuva estão também a Localiza Meoo, de carro por assinatura; a Localiza+, de serviços para carros próprios e Seminovos Localiza, venda dos carros para a locadora.  

A mudança foi feita com o objetivo de tornar mais fácil para os clientes visualizarem todos os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Ewerton Mokarzel, CEO & Partner da FutureBrand, agência responsável pelo reposicionamento, durante o Web Summit Rio 2023, enfatiza a importância de criar uma boa experiência e mudar a mentalidade das empresas de orientação por produtos para focar nos clientes e na construção de um ecossistema de marca. “Ao longo do tempo aprendemos que se você estabelecer um relacionamento de confiança com seu cliente ele estará aberto a testar novos produtos de sua marca, por isso a importância de focar nos clientes”, afirmou Mokarzel. 

O CEO da Localiza&Co, Bruno Lasansky, ressaltou, durante o Web Summit Rio 2023, que empresas que se tornam grandes e bem-sucedidas tendem a perder agilidade, inovação e capacidade de aprendizado, o que as impede de oferecer soluções inovadoras aos clientes. Contrariamente a isso, a Localiza&Co busca constantemente entender as demandas do consumidor e trabalhar em conjunto com ele para desenvolver novas soluções. 

Como exemplo desse esforço, a empresa permite atualmente que o cliente alugue um carro por meio do aplicativo e realize o check-in por celular, sendo que o carro é automaticamente liberado. “A iniciativa tem o propósito de aprimorar a satisfação do cliente, além de contribuir para o nosso crescimento. Além disso, os clientes que optarem pelos planos de assinatura podem personalizar o uso de quilômetros e efetuar o pagamento de forma conveniente. Isso mostra que somos uma empresa orientada para o futuro e para a inovação”, destaca o CEO. 

“Percebemos que os clientes se relacionam melhor com o sucesso do que com a expertise e a técnica. Somos mais do que agentes e clientes: trabalhamos juntos para criar e preparar uma marca para o futuro, equilibrando a experiência com um propósito claro. A partir da definição da nossa visão para o futuro, procuramos redefinir a categoria e engajar as pessoas para trazer mais valor sustentável para a empresa, para a sociedade e para as pessoas. Mas o ponto principal é como damos vida a essa estratégia. É isso que estamos tentando fazer a partir da inovação: engajar as pessoas em todos os pontos de contato, ser uma marca desejada e, o mais importante, melhorar a vida das pessoas”, explica o CEO da FutureBrand.

Grande parte destas inovações são fruto da Localiza Labs que lidera a vanguarda da ciência de dados da empresa para construir soluções de mobilidade. Algumas das iniciativas do Localiza Labs incluem a criação de aplicativos móveis para aluguel de carros, o desenvolvimento de algoritmos para otimizar o processo de alocação de veículos e a implementação de tecnologias de reconhecimento de voz e inteligência artificial para melhorar o atendimento ao cliente. 

A Localiza também está comprometida em tornar a mobilidade mais sustentável, trabalhando com etanol e telemática para reduzir as emissões de CO2 e melhorar a segurança nas estradas. A empresa está liderando a mudança para um futuro mais sustentável na mobilidade.

“A tecnologia é uma ferramenta essencial para construir um futuro mais sustentável na mobilidade e transporte, e a Localiza&Co está comprometida em desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para melhorar a experiência do cliente e preservar o meio ambiente. Nesse sentido, temos investido em soluções que reduzem a pegada de carbono, como o uso de etanol em carros flex fuel e a Neutraliza, um produto para empresas que neutraliza as emissões de CO2”, destaca o executivo. 

“Outro aspecto é a telemática. Por ser um segmento que dirige mais, começamos com a marca ZARP e usando a telemática, monitoramos o comportamento dos motoristas no trânsito a fim de os informarmos sobre práticas mais seguras. Como resultado, tivemos uma redução nos acidentes e, portanto, contribuímos para um trânsito mais seguro e sustentável”, completa. 

A Localiza também é uma empresa comprometida com a inclusão e a diversidade. A empresa criou a Autoescola Xtraordinária, um projeto para incluir pessoas com deficiência intelectual no trânsito. De acordo com dados do Ministério da Infraestrutura do Brasil , apenas duas pessoas com síndrome de down possuem CNH dos 78 milhões de brasileiros que são condutores habilitados. O número chamou a atenção da empresa para a falta de oportunidades sociais para essa parcela da população. 

Assim, através da parceria com o Instituto Mano Down, a Localiza busca mudar essa realidade, e irá pagar pela habilitação de 30 pessoas com deficiência intelectual. Essa iniciativa é vista como uma forma de inspirar jovens com deficiência, mostrando que eles também são capazes. A empresa acredita que essa é uma forma de cumprir sua responsabilidade social e contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência no trânsito e na sociedade.

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Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

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