Pesquisar

Categorias 99: quais as opções para passageiro e motorista?

ponto de exclamacao .png
Motorista
Ilustração de um aplicativo de transporte, há uma mão clicando na tela do celular e ao lado um carro amarelo. Ao lado da imagem está escrito "Categorias 99: quais são as opções para motoristas e passageiros?"

Atualmente, a 99 trabalha com seis categorias em sua plataforma, variando desde tipo de modal e operação a qualidade e preço do serviço.

A 99 é o principal aplicativo de transporte brasileiro.

Nos últimos anos, a empresa trava uma batalha diária com a Uber pelo domínio do mercado no Brasil.

Apesar de pertencer à gigante chinesa Didi desde 2018, a atuação da 99 é 100% no mercado brasileiro.

Segundo dados da própria empresa, já são mais de mil municípios atendidos pela plataforma.

Hoje, a 99 possui seis categorias no seu cardápio. Três voltadas ao transporte com carro particular, uma a entregas com carro particular e duas ao serviço de táxi.

Vale lembrar que a 99 lançou no final de 2019 a 99Food, aplicativo de delivery da empresa. Por enquanto, vamos focar apenas no aplicativo para transporte de passageiros, apesar de também haver uma opção de entregas.

99Pop

A 99Pop é a categoria mais popular do aplicativo. Isso porque é aquela que oferece, no padrão, as tarifas mais baixas (falaremos abaixo sobre a 99Poupa).

No geral, o único requisito da 99 para cadastrar um veículo nessa categoria é que ele tenha quatro portas.

Isso sem falar, é claro, das regras definidas pela regulamentação municipal, que variam de cidade para cidade.

99Confort

A 99Confort é a versão premium do aplicativo.

Suas tarifas são um pouco mais elevadas do que a 99Pop, pois os carros e os motoristas que rodam nessa categoria são os mais bem avaliados.

A empresa explica que o critério de cadastro varia de cidade para cidade, mas sempre leva em conta a nota do motorista, modelo e ano do veículo.

Em São Paulo, por exemplo, o critério é ter uma avaliação mínima de 4,5 estrelas e usar um carro de uma das marcas, modelos e anos indicados pela empresa.

Na capital paulista, a lista dos veículos qualificados para categoria 99Confort pode ser vista aqui.

No Rio de Janeiro, a nota de corte é um pouco maior, 4,6 estrelas.

99Taxi

A 99Taxi foi a primeira categoria da empresa. Afinal, vale lembrar que o app nasceu como um aplicativo de táxi, inserindo os carros particulares tempos depois.

Como o nome indica, a categoria é voltada para os taxistas e conta com veículos de placa vermelha, quatro portas e com todas as outras características de um táxi, definidas pela regulamentação municipal.

Para o taxista, a regra é geral, possuir um smartphone IOS ou Android e estar inscrito no Cadastro Municipal de Condutores de Táxis do município.

99Top

A 99Top é uma categoria exclusiva da região da grande São Paulo e atende aos taxistas de veículo preto. Um táxi luxuoso.

Assim, da mesma forma que na categoria 99Taxi, os taxistas devem cumprir a regulamentação municipal, além de ter um veículo quatro portas da cor preta.

99Entrega

A 99Entrega é a categoria de entregas de objetos, com carros particulares, do aplicativo.

Criada durante a quarentena, ela possibilita aos usuários enviarem objetos pessoais via motorista 99.

Segundo a empresa, o objetivo foi garantir ganhos aos motoristas durante o início da quarentena, quando as corridas de passageiros caíram.

As tarifas são calculadas da mesma forma que na categoria POP, e também podem sofrer alterações em momento de pico de solicitação.

Para saber mais informações da 99Entrega, confira o texto que preparamos sobre ela.

99Poupa

Deixamos a categoria mais polêmica para o final.

A categoria 99Poupa nasceu junto a 99Entrega, ou seja, durante o início da quarentena.

Segundo a empresa, assim como a categoria de entregas, seu objetivo é gerar ganhos para os motoristas.

Porém, ela é constantemente criticada pelos profissionais. Afinal, a 99Poupa diminuiu ainda mais as tarifas da 99Pop, que chegam a ser até 15% menores.

A 99 explica que ela é apenas acionada em períodos de baixa demanda de corridas, estimulando passageiros que não fariam viagens em “tempos normais”.

Para o passageiro, a única “desvantagem” é o maior tempo de espera.Quer saber mais sobre a 99Poupa, confira o conteúdo completo que fizemos sobre ela.

Vinícius Guahy

Vinícius Guahy é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense e coordenador de conteúdo do 55content.

Pesquisar