Pesquisar

Câmara aprova aumento de penas para crimes sexuais em viagens de apps

ponto de exclamacao .png
Aplicativos de Transporte, Motorista, Política
Camara aprova aumento de penas para crimes sexuais em viagens de apps
Camara aprova aumento de penas para crimes sexuais em viagens de apps

A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (6) o PL 3964/2023, que aumenta as penas para crimes sexuais em viagens de apps.

O projeto, de autoria dos deputados Alex Manente (CIDADANIA/SP), Amom Mandel (CIDADANIA/AM) e Any Ortiz (CIDADANIA/RS), prevê reclusão de 6 a 12 anos em caso de estupro e 2 a 6 anos em caso de importunação sexual.

Clique aqui para receber todas as notícias do mercado dos aplicativos de transporte e entregas no seu Whatsapp.

Segundo os deputados, os profissionais e passageiros envolvidos nesse serviço frequentemente estão expostos a riscos, especialmente quando a segurança não é garantida de forma eficaz.

“Casos recentes de crimes sexuais cometidos durante o trajeto são cada vez mais noticiados, criando um ambiente de insegurança para os usuários desse serviço, especialmente para as mulheres”.

Para eles, o Código Penal, apesar de possuir dispositivos que tratam de crimes sexuais, não aborda de maneira específica a tipificação do estupro qualificado em contexto de transporte de passageiro individual remunerado. “Diante disso, é necessário o estabelecimento de uma norma legal que aborde de forma clara e precisa essa circunstância, agravando as penalidades para atos dessa natureza, a fim de coibir tais comportamentos”.

O projeto segue para o Senado e, se aprovado, vai para a sanção do presidente da República.

Vinícius Guahy

Vinícius Guahy é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense e coordenador de conteúdo do 55content.

Pesquisar