A Câmara Municipal de São José do Rio Preto aprovou, em regime de urgência especial, o projeto de lei que estende de 10 para 15 anos o limite de fabricação dos veículos utilizados por motoristas de aplicativo. A proposta, de autoria do vereador Bruno Moura (PRD), foi votada e aprovada na última sessão plenária, com o objetivo de beneficiar trabalhadores do transporte individual por plataformas digitais.
A nova redação da Lei Municipal nº 13.204/2019 também determina que veículos com mais de 10 anos de fabricação deverão passar por uma vistoria cautelar anual, como forma de garantir a segurança e o bom estado de conservação dos carros em circulação.
Segundo o autor do projeto, a medida visa reduzir o impacto econômico sobre motoristas que enfrentam dificuldades para renovar seus veículos com frequência. De acordo com estimativas apresentadas na justificativa, a mudança pode beneficiar diretamente cerca de mil famílias no município.
Caso sancionada pelo prefeito Fábio Candido (PL), a lei amplia idade máxima dos carros usados para transportar passageiros de 10 para 15 anos.
.
Respostas de 10
Essa medida deveria valer para todos território nacional.
Se com 10 anos, já 90% dos veiculos já estão no bagaço, principalmente os Uber x e 99 pop, a maioria dos veículos são mal cuidados, imagine agora com 15 anos
Beneficiar??? Como deverá beneficiar se a qualidade dos veículos irão cair, sabemos que não há qualidade no automóvel de 15 anos, não tem segurança adequada, ar condicionado em funcionamento, manutenção preventiva, somente irá acabar com as mil pessoas de ter um carro, porque para trabalhar de fato com aplicativo precisa de muita dedicação e horas de trabalho!!!
Além disso as empresas de aplicativos irão aceitar uma frota sucateada, e fosse sua empresa você aceitaria???
Exitem carros com 15 anos que não estão sucadeados e sim bem conservados. Parabéns aos vereadores que tomaram esta iniciativa.
Os aplicativos estão pagando apenas 35 reais pela hora em média, então você leva o que você paga.
Não é possível comprar carros mais novos com esses repasses (que não mudam desde 2018).
Concordo com vc,desde que os aplicativos paga-se o motorista com dignidade,quem não quer um carro mais novo,mas isso requer dinheiro e dinheiro tá escasso com essas tarifas, praticamente insustentável conseguir manter uma carroça,que dirá um carro novo,amigo foca no que realmente e importante,e tudo se resolve.
Você está muito rebelde, quem não pode comprar um veículo novo ou mesmo alugar e precisa trabalhar.
Se tiver a VISTORIA então deixe o povo viver, isso se chama austruísmo!
Paz e Bem!
Nada a ver seu comentário. Tem tantos veículos com mais de 10 anos bem conservados e bem cuidado, infelizmente do jeito que está não tem como assumir uma prestação de um carro novo.
O critério relativo à idade do veículo é determinado pelo app. A Uber já aceitava veículo com até 15 anos,mas a 99 só aceita com 10 anos. A lei municipal não vai mudar nada do que já está estabelecido.
Olá claro que um carro rodando no app têm que ser trocado dentro de 5 anos mais tem carro de particular com 5 anos de uso que tá novo o ideal seria uma lei todo carro com mais de 5 ano passar por vistoria