BMW identifica potencial de crescimento da eletromobilidade no Brasil e acredita que logo haverá uma massificação dos veículos elétricos no país.
São Paulo (SP) irá sediar nos dias 26 e 27 de junho o Electric Days, um evento global organizado pela Motorsport Network, que tem como objetivo apresentar conceitos de mobilidade elétrica, logística verde e ESG no Brasil. Entre os executivos confirmados, destaca-se a presença de Henrique Miranda, Head de e-Mobility e Connected Services da BMW do Brasil. Em sua participação no painel “Transição energética: o presente e o futuro da mobilidade”, Miranda abordará o pioneirismo da BMW na produção de veículos eletrificados e a evolução desse mercado no país, além de avaliar as possibilidades de crescimento da atual estrutura de eletromobilidade no Brasil.
Durante o evento, Miranda ressaltará o impacto que os primeiros modelos elétricos da BMW, o i3 e o i8, tiveram no mercado global da eletrificação. “O i3, por exemplo, mostrou que inovar é possível, indo muito além da eletrificação, uma vez que o modelo carregava diversos materiais reciclados, como os plásticos das portas e carpetes, colaborando ainda mais para questões ligadas à sustentabilidade”, explica.
A empresa continua investindo nesse segmento, buscando associar o DNA da BMW a características como maior autonomia. O modelo elétrico BMW iX, por exemplo, recebeu oito prêmios internacionais e apresenta outras tecnologias tidas como inéditas. A montadora planeja lançar ainda este ano no mercado nacional o i7, um veículo customizável, com recursos tecnológicos exclusivos, como um “lounge” na segunda fileira de bancos para proporcionar aos ocupantes experiências como assistir a filmes e jogar jogos.
Miranda acredita que o Brasil está caminhando para a massificação dos veículos eletrificados, ressaltando que o comportamento dos consumidores em relação ao uso de veículos elétricos é diferente em comparação a outras regiões, como Europa e Estados Unidos. Ele destaca que a BMW já forneceu mais de 10 mil carregadores de parede ou portáteis para seus clientes no Brasil e América Latina, onde a maioria realiza trajetos de 150 a 200 quilômetros, em contraste com o perfil europeu, que tende a realizar viagens mais longas.
Em relação à autonomia das baterias, Miranda destaca os avanços significativos nesse aspecto, citando o BMW i4, que oferece autonomia de 590 quilômetros. Ele afirma que a BMW possui um portfólio completo, abrangendo desde veículos compactos até SUVs e sedãs, para oferecer uma ampla variedade de opções aos clientes. “Atualmente, a questão da autonomia e recarga de baterias já é algo esclarecido e o que faz a diferença para o consumidor é a experiência única de dirigir um BMW, com motores potentes, tecnologia embarcada de ponta e confiabilidade”, completa o executivo.