Atenção aos instantes iniciais e finais, lembrar o passageiro de fazer a avaliação e avaliá-lo em sua frente são bons caminhos para aumentar sua nota em apps tipo Uber.
Se você é motorista de aplicativo e quer ter uma nota alta ou apenas manter a nota num patamar médio para não ser bloqueado, neste artigo quero compartilhar com você três dicas rápidas para aumentar a sua nota.
Todas essas dicas, aprendi ao longo dos meus mais de 5 anos trabalhando com aplicativos.
Dos vários indicadores que avaliam a performance do motorista no trabalho, a sua avaliação, ou a nota, é um dos mais importantes, pois é por meio dela que as empresas determinam quem sai e quem continua trabalhando.
A nota de corte dos motoristas, nos grandes aplicativos, tem flutuado em torno de 4.7 estrelas, podendo variar um pouco conforme a média da cidade. São Paulo, por exemplo, tem nota de corte 4.6.
Os motoristas que se mantém acima desta média, segundo as empresas, acabam recebendo mais promoções, podem participar de categorias especiais, como o Uber Comfort e Black que exigem notas mínimas 4.8, ou mesmo recebem mais chamados, afinal, em algum momento a nota deve ser utilizada como critério de desempate no envio das viagens.
Já o contrário, aqueles que não conseguem se manter dentro da média desejada pelos aplicativos, podem ser bloqueados temporariamente e até de forma permanente, caso permaneçam com a nota baixa por muito tempo.
E quais são as 3 dicas para aumentar a sua nota como motorista?
1. Fique atento aos instantes iniciais e finais de cada viagem
Já diz o ditado: a primeira impressão é a que fica.
Então capriche na saudação ao seu passageiro. Um bom dia, boa tarde ou boa noite enérgicos e manter um sorriso no rosto fazem muita diferença.
E o mesmo cuidado deve ser tomado ao final da viagem, fechando o serviço com chave de ouro.
2. Lembre o passageiro de fazer a sua avaliação
Um dos grandes problemas nas avaliações dos motoristas é que elas não são algo obrigatório e, por conta disso, a maioria dos passageiros, após saírem do carro, acabam esquecendo de avaliar os motoristas, ainda mais se a viagem ocorreu de forma tranquila.
Por isso que muitas vezes sua nota demora a subir, é porque as pessoas não fazem a avaliação.
Então, uma forma de subir a sua nota, de forma até rápida inclusive, é sempre lembrar o passageiro de te avaliar.
Detalhe, não é para pedir que ele te dê uma nota 5, mas sim pedir para que o passageiro, assim que possível, faça a sua avaliação após a viagem, tendo em vista que é algo importante para o seu trabalho.
3. Avalie o passageiro na frente dele
Por fim, já ouviu falar no gatilho mental da reciprocidade?
Basicamente, é quando você faz algo para alguém e isso gera uma responsabilidade da pessoa te devolver a gentileza.
Isso é algo que funciona e muito bem no trabalho de motorista quando você simplesmente faz a avaliação do passageiro na frente dele.
Quando ele ver que você deu cinco estrelas para ele, sentirá na obrigação de retribuir o gesto.
Uma dica é, na hora da avaliação, se utilizar de um reforço verbal: “como você foi um excelente passageiro, já estou avaliando você com nota cinco e finalizando nossa viagem.”
Faça o teste e verá que realmente funciona.
Então, agora é com você, se aplicar todas essas dicas combinadas no seu dia a dia, tenho certeza que verá a sua nota subir mais rápido que um foguete!