Visando a comemoração de seu aniversário de 10 anos no México, a Uber realizou a 3ª edição do fórum Cidades em Movimento. No evento, a empresa anunciou os números do impacto de sua atuação na economia mexicana, declarando através de uma pesquisa feita que operou mais de 3 bilhões de viagens desde que chegou ao país.
“Esses primeiros 10 anos foram uma jornada inesquecível. Mais de 3 bilhões de viagens no México mostram o quão enraizados estamos no país e o quanto participamos da vida diária dos habitantes”, afirmou Juan Pablo Eiroa, diretor geral de compartilhamento de viagens da Uber México.
Assim, estima-se que o valor econômico da companhia foi de 73,13 bilhões de pesos mexicanos somente em 2022. Esse total inclui os ganhos dos motoristas e parceiros de entrega, o dinamismo dos negócios cadastrados na plataforma e o efeito multiplicador na intermediação de serviços de mobilidade e entrega de bens; isso sem contar o investimento direto de quase 3 bilhões de dólares realizado no país.
“Hoje mais de 60% dos negócios associados ao Uber Eats são pequenas e médias empresas e 91% delas viram os seus rendimentos crescer desde que aderiram à plataforma. Neste décimo aniversário, continuaremos trabalhando para oferecer novas formas de agregar valor a todos que utilizam nossa plataforma, sejam eles restauradores, comerciantes, parceiros de entrega ou usuários”, acrescentou Daniel Colunga, diretor geral do Uber Eats México.
Segundo o relatório, a Uber também poupa aos mexicanos mais de 63 milhões de horas anualmente. Os dados divulgados apontam que o impacto econômico da empresa é considerável, apresentando um excedente do consumidor estimado em 468,41 milhões de pesos em 2022 – se combinados os aplicativos Uber e Uber Eats. Tal montante equivale a 1,6% do PIB mexicano.
Durante o encontro, ainda foi compartilhado alguns dos planos futuros para consolidar a plataforma no mercado, através do anúncio de uma expansão geográfica do Uber Eats que terá destaque na região sudeste do México. Um serviço piloto que promete agilizar o envio de pedidos de comida também está sendo estudado, visando reduzir o tempo de entrega do aplicativo para apenas 20 a 25 minutos em determinadas áreas.