A Uber do Canadá introduziu, nesta última quarta-feira (7), um avanço em segurança para seus usuários em Ottawa, Barrie e Winnipeg, com um novo recurso no seu aplicativo. Este recurso facilita a localização dos usuários pela polícia em situações de emergência. Agora, quando ocorrer um incidente, informações como a localização exata em tempo real, tipo e modelo do veículo, e número da placa serão compartilhadas automaticamente com os serviços de emergência. Isso é possível graças à integração do aplicativo Uber com a tecnologia da RapidSOS, uma plataforma de dados de emergência.
Michael van Hemmen, o gerente geral da Uber Mobility no Canadá, enfatizou a importância da segurança na plataforma Uber, e a constante busca por melhorias tecnológicas para aumentar a segurança dos passageiros e motoristas.
“ A segurança está no centro da plataforma Uber, e é por isso que estamos constantemente procurando maneiras de aproveitar a tecnologia para tornar a plataforma mais segura para passageiros e motoristas. Em uma emergência, cada segundo é importante. Estamos entusiasmados em trazer a integração do 911 aos passageiros em parceria com as autoridades locais e esperamos levá-la a todas as cidades do Canadá”, explicou o gerente.
Assim, se um usuário do Uber pressionar o botão de emergência durante uma viagem, a localização atual, detalhes do veículo e o número da placa aparecem no aplicativo. Com a nova integração em Ottawa, essas informações são enviadas diretamente para o 911, sem necessidade de comunicação verbal, através da plataforma RapidSOS. Os operadores de emergência podem ver esses dados no Portal RapidSOS e compartilhá-los imediatamente com a polícia e outros socorristas. A localização do veículo é atualizada continuamente, facilitando o rastreamento do movimento e a coordenação entre diferentes jurisdições de emergência.
Michael Martin, fundador e CEO da RapidSOS, destacou o impacto significativo dos dados na resposta a emergências, proporcionando aos operadores de emergência e socorristas informações cruciais de forma rápida e eficiente.
“Acreditamos que os dados podem ter um grande impacto na resposta a emergências, ajudando os telecomunicadores do 911 a implantar recursos mais rapidamente e os socorristas de campo a chegarem ao local mais bem informados. Com os dados do aplicativo Uber disponíveis automaticamente para o 911, aqueles que passam por uma emergência podem ter certeza de que suas informações que salvam vidas podem ser disponibilizadas para o 911 nos momentos em que for mais importante”, explicou o CEO da RapidSOS.
A Uber começou a testar o botão de emergência em Ottawa no verão de 2022, após ter lançado o recurso nos Estados Unidos em maio de 2018. A empresa tem trabalhado em parceria com a RapidSOS para implementar a integração do 911 com autoridades de emergência em mais de 1.800 cidades nos EUA, além de mercados internacionais na América Latina e África do Sul.
A plataforma RapidSOS é utilizada em mais de 5.300 Centros de Comunicações de Emergência na América do Norte e cobre 95% da população norte-americana, além de estar presente em diversos centros no Canadá. Dispositivos e aplicativos compatíveis com RapidSOS Ready podem enviar informações úteis ao 911 em emergências, melhorando a eficiência e eficácia das respostas de emergência. Em 2021, a RapidSOS forneceu dados vitais para mais de 165 milhões de emergências, contribuindo para salvar vidas.
Texto produzido com o auxílio de inteligência artificial.