Uma década atrás, nas ruas da cidade de Bengaluru, na Índia, o primeiro passageiro indiano entrou num Uber. Hoje, a plataforma está presente em 125 cidades indianas, emergindo, segundo a Uber, como o meio preferido tanto para passageiros quanto para motoristas.
Na última segunda-feira (29), a Uber apresentou um relatório com alguns números da empresa no país:
- Os motoristas já ganharam o equivalente a cerca de R$ 30 bilhões na plataforma;
- Percorreram um total de 33 bilhões de km, equivalente a fazer o trajeto da Terra à Lua 86.000 vezes;
- Foram realizadas 300 milhões de viagens;
- 3 milhões motoristas foram beneficiados economicamente graças à parceria com a Uber;
- 4 milhões de quilômetros verdes foram percorridos pela Uber na Índia.
De acordo com a Uber, a missão da empresa sempre esteve centrada na ideia de capacitar através do movimento.
“A Uber tornou-se parte do tecido social da Índia e estamos orgulhosos e privilegiados por termos conseguido fazer a diferença, permitindo o acesso e a circulação a passageiros, ao mesmo tempo que permitiu o sustento de milhões de motoristas na última década. Com uma demografia vibrante e uma economia digital em expansão, o futuro é entusiasmante e esperamos fazer a nossa parte para acelerar o progresso em direção à tecnologia imaginada pela Índia.”, reflete Prabhjeet Singh, presidente da Uber Índia e Sul da Ásia.
A empresa diz que atende a mais de 125 cidades em toda a Índia, garantindo que milhões possam reservar uma viagem em minutos e oferecendo a mais de 800.000 motoristas uma fonte de renda sustentável. A Uber também introduziu várias inovações adaptadas às necessidades locais, como pagamentos em dinheiro, suporte a idiomas regionais e vários recursos de segurança de vanguarda.
A Uber também realizou uma pesquisa para entender como moldou as preferências de mobilidade na Índia:
- 90% dos indianos entrevistados acreditam que a Uber revolucionou sua forma de viajar;
- 72% reconsideraram a compra de um veículo pessoal devido à conveniência do serviço;
- A mobilidade diversificada oferecida pelo Uber é o aspecto mais apreciado por 30% dos usuários;
- 79% dependem amplamente da Uber para atividades noturnas que envolvem consumo de álcool;
- 55% acreditam que a mobilidade sustentável dominará a próxima década.