Uber Pet, que já operou no Brasil, começa a funcionar na Alemanha.
A Uber anunciou na manhã de hoje (15) que está lançando a categoria Uber Pet na Alemanha.
Inicialmente a nova categoria estará disponível em Berlim, Düsseldorf, Frankfurt, Colônia e Munique. O Uber Pet deverá estar em outras cidades em breve.
A empresa explicou que o lançamento é uma resposta da Uber a uma demanda crescente dos passageiros. Segundo dados da Central Association of Zoological Specialists in Germany, atualmente, 46% dos lares alemães têm pelo menos um animal de estimação. No total, mais de 15 milhões de gatos e 10,6 milhões de cães vivem na Alemanha.
A categoria terá um preço adicional de € 4 em relação ao UberX.
“Seja porquinhos-da-índia, periquitos ou golden retrievers: os alemães amam seus animais de estimação e os usuários do aplicativo Uber também. Com o ‘Uber Pet’, temos o prazer de oferecer a todos os amantes de animais uma maneira simples e conveniente de viajar com seus amigos de quatro ou duas patas”, disse Christoph Weigler, chefe da Uber Alemanha.
O aplicativo orienta que o passageiro leve o animal na coleira ou em uma caixa de transporte, ajude o motorista a manter o veículo limpo para todos os convidados e traga um cobertor ou toalha para cobrir o assento e reduzir o risco de danos ou sujeira. Além disso, que ele pergunte ao motorista se ele tem um assento preferencial para seu animal de estimação e jamais deixar o animal de estimação sem vigilância.
No Brasil, o Uber Pet esteve em operação até 2016, quando foi encerrado pela empresa. Desde então, o passageiro precisa entrar em contato direto com o motorista e perguntar se ele aceita levar o animal. A exceção é no caso de animais de serviço, como cães-guias ou de apoio emocional, em que a lei obriga que o animal seja levado.