A nova categoria 99 Moto está disponível em algumas cidades brasileiras desde a terça-feira (11).
As empresas da mobilidade urbana estão constantemente anunciando novidades em seus serviços, sempre buscando atender melhor clientes e parceiros ao mesmo tempo que se adaptam à realidade local.
E foi justamente com essa proposta que a 99, segunda empresa com maior participação no mercado da mobilidade urbana privada, anunciou logo na primeira semana do ano, que implantaria a nova modalidade no Brasil.
Em um momento onde os principais aplicativos do país, Uber e a própria 99, tem enfrentado críticas tanto por motoristas quanto por passageiros, a medida veio para aliviar as tensões e também alcançar um novo público.
Além de tarifas mais baratas – cerca de 30% a menos, se comparada com a 99POP, categoria de viagens de carro padrão – a 99 Moto também vai cobrar taxas mais baixas dos motoristas, pelo menos em primeiro momento.
“Entendemos que a categoria pode ser mais inclusiva, seja por adentrar em locais mais estreitos e íngremes, mas, principalmente, por ser financeiramente mais acessível. O 99Moto atende à necessidade de parte da população que já usa o veículo para se locomover, assim como necessidades dos motociclistas, que terão uma nova opção para ganhar dinheiro.”
Lívia Pozzi, diretora de operações e produtos da 99
Como funciona a 99 Moto
A ideia é que a modalidade de mototáxi seja um complemento aos serviços de transporte que o aplicativo da 99 já oferece. O passageiro terá a opção de pedir por um 99 Moto da mesma forma que hoje já escolhe entre as demais categorias do app, como 99 POP, 99 Comfort e 99 Taxi.
Por se tratar de um transporte de moto, algumas condições específicas serão exigidas:
- O passageiro da 99 Moto deve ter mais de 18 anos.
- O uso de capacete é obrigatório. No momento da pandemia os passageiros devem portar o seu próprio equipamento, porém seu uso não dispensa a obrigatoriedade da máscara.
- Sem capacete, o transporte não poderá ser feito, e o motociclista poderá cancelar a corrida sem ser penalizado.
Motociclistas e passageiros estarão cobertos por um seguro contra acidentes pessoais, como a lei agora obriga.
Onde está a 99 Moto está disponível
Inicialmente a categoria só estará disponível em 9 cidades brasileiras, como forma de testar o desempenho do serviço. Ainda não há previsão de liberação para capitais como Rio de Janeiro e São Paulo.
Segundo a empresa, na medida que a operação “amadurecer” a expansão será feita ao longo deste ano. Atualmente você pode solicitar a 99 Moto em:
- Sorocaba (SP),
- Aracaju (SE);
- Feira de Santana (BA)
- Goiânia (GO);
- Campo Grande (MS);
- João Pessoa (PB);
- Recife (PE);
- Sobral (CE);
- Teresina (PI).
Para os motoristas
O principal atrativo para motoristas da categoria, será a taxa de repasse especial cobrada nos primeiros meses do novo serviço. Diferentemente do repasse normal que o motorista deve fazer, que varia entre 14% e 40%, a taxa inicial da 99 Moto será de 0,99%.
Além disso, parceiros que já atuam com motocicletas na 99Food, aplicativo de delivery da empresa, terão o cadastro facilitado na nova categoria. Eles precisarão apenas baixar o app de motorista, e seus dados serão integrados com o novo serviço.
Os motociclistas que ainda não eram parceiros da 99, poderão efetuar o cadastro de maneira normal. Através do site 99app.com/motorista/ ou do aplicativo disponível na Google Play e Apple Store.
É preciso atender às seguintes condições:
- Ter no mínimo 19 anos;
- Carteira de habilitação definitiva (CNH) com a observação de Exercício de Atividade Remunerada (EAR). Confira aqui como tirar a sua EAR;
- Veículo licenciado.
Para concluir o cadastro o condutor deverá também fazer o upload de uma selfie segurando a carteira de habilitação e de uma foto da CNH e do documento de licenciamento da moto (CRLV).
A 99 também realiza uma consulta do histórico do motorista em diversas fontes públicas antes de aprová-lo na plataforma. A empresa mantém uma parceria com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que permite acesso a informações sobre veículo e condutor, o que garante mais segurança ao processo.
A empresa informou também que ferramentas de auxílio ao motoristas já presentes nas demais categorias também estarão disponíveis para o 99 Moto:
- Monitoramento em tempo real via GPS;
- Gravação de áudio;
- Compartilhamento de rotas;
- Botão para acionar a polícia;
- Conteúdos educacionais com orientações sobre regras de trânsito e direção defensiva.
A importância da moto no Brasil
A capacidade que as motocicletas tem de acessarem regiões mais difíceis sempre foi um dos principais motores da alta aceitação do veículo entre a população brasileira.
Segundo dados do IBGE, em 2020 a frota de motocicletas no país era de mais de 23 milhões de veículos, com uma curva que sempre indicava um crescimento anual desse número.

Além disso, em alguns municípios do país o mototáxi é o único meio de transporte operante.
Aplicativos de mototáxi pelo país
A 99, no entanto, nem de longe foi pioneira no mercado de mototáxi por aplicativo no Brasil.
A modernização tem chegado também nessa categoria, onde mototaxistas recorrem à criação de aplicativos próprios para montar uma operação de maior qualidade e eficiência.
Nós já contamos aqui a história de diversos aplicativos de mototáxi de sucesso espalhados pelo país, que você pode conferir aqui.
Além disso, em Novembro de 2020 a Uber passou a disponibilizar a categoria Uber Moto no país. Da mesma forma que a 99, a multinacional da mobilidade introduziu o serviço aos poucos nas cidades brasileiras. Até metade de 2021, a categoria já estava disponível em 10 cidades.