Pesquisar

99 pretende ter 10 mil carros elétricos até 2025

ponto de exclamacao .png
99, Aplicativos de Transporte, Eletromobilidade, Motorista
99 1
99 1

Aliança pela Mobilidade Sustentável, liderada pela 99, anuncia novas metas ambiciosas.

A Aliança pela Mobilidade Sustentável, iniciativa liderada pela 99, anunciou que pretende alcançar a marca de mil automóveis eletrificados integrados à frota da 99 e estabelecer mil pontos de carregamento na cidade de São Paulo.

A iniciativa é composta por outras 11 empresas (Banco BV, BYD, CAOA Chery, Movida, Unidas, Raízen, Enel X Way, EzVolt, Tupinambá Energia, Zletric), unidas com o propósito de promover a adoção de veículos eletrificados no Brasil e facilitar o desenvolvimento da infraestrutura necessária para a eletrificação da frota do país. Durante seu primeiro ano de existência, essas empresas colaboraram investindo aproximadamente R$ 35 milhões em iniciativas voltadas para a mobilidade sustentável. 

“Seguimos investindo e apoiando o crescimento exponencial da mobilidade elétrica no país. Entre as metas do nosso primeiro ano de Aliança estava alcançar a marca de 300 carros eletrificados rodando pela 99. Superamos esse número e fechamos os primeiros doze meses de atuação com 485 modelos circulando pela plataforma. Agora, para esse segundo ano, mais que triplicamos essa meta inicial de 300 veículos”, revela Thiago Hipólito, diretor de Inovação da 99 e líder do DriverLAB, centro focado em soluções para condutores. 

“Além disso, mais de  110 mil passageiros foram impactados por esses carros, com mais de 75 mil corridas realizadas e 550 mil quilômetros rodados. Esses números demonstram a força dessa coalizão”, completa o executivo. 

A 99 ainda estabeleceu metas ambiciosas para a Aliança pela Mobilidade Sustentável, visando impulsionar o crescimento das estações de carregamento e promover a eletrificação da frota. Até 2025, a meta é criar 10 mil pontos públicos de recarga, proporcionando maior acesso à infraestrutura necessária para veículos elétricos. Além disso, a 99 pretende ter 10 mil veículos eletrificados operando em sua plataforma até o mesmo ano. 

Para alcançar essas metas, a 99 tem se empenhado em discutir e implementar ações que fomentem a mobilidade elétrica no Brasil. Isso inclui a criação de postos públicos de recarga, para ampliar a infraestrutura disponível; a redução de barreiras para a aquisição de carros elétricos, facilitando o acesso a esses veículos; a promoção do aluguel de veículos elétricos entre os motoristas de aplicativo; o apoio às montadoras e outras empresas da cadeia de produção, como fornecedores de peças para veículos elétricos; e o monitoramento constante da receptividade do público em relação a essas iniciativas.

Os esforços da Aliança pela Mobilidade Sustentável estão alinhados com uma tendência de mobilidade identificada em um estudo da McKinsey, conduzido em outubro de 2022. De acordo com os dados apresentados pela consultoria, as empresas de transporte por aplicativo e seus motoristas parceiros têm um papel fundamental na adoção de veículos elétricos no Brasil. O estudo indica que até 2040, 85% da frota de veículos utilizados por aplicativos deverá ser composta por veículos elétricos, um número quatro vezes maior do que a estimativa para os carros de uso pessoal (21%).

O grupo evoluiu de sete para 11 empresas parceiras ao lado da 99. Essa ampliação da rede reflete a importância da união de forças entre os players do setor para impulsionar a transformação da mobilidade.

Para Fernando Pfeiffer, diretor de Estratégia de DriverLAB na 99, as metas estabelecidas pela Aliança só podem ser alcançadas graças ao interesse e engajamento desses grandes parceiros e investidores, que compartilham o desejo de serem pioneiros e deixar um legado na mobilidade urbana brasileira. Esse comprometimento mútuo evidencia a sinergia existente entre as empresas envolvidas, todas alinhadas em prol de uma mobilidade mais sustentável e eficiente.

Através da cooperação entre as empresas da Aliança pela Mobilidade Sustentável, importantes projetos têm ganhado vida, como a inauguração do primeiro posto de carregamento 100% elétrico do Brasil no final de 2022. Essa conquista é resultado de uma parceria entre a EZVolt, membro da Aliança, e a Vibra. “Esse investimento nos auxiliou não só no aumento da frota eletrificada da 99, como também na evolução da rede de carregamento para todos os motoristas da cidade, reforçando nosso compromisso de adotar a cidade de São Paulo como pólo pioneiro para implementação de programas  de mobilidade verde e inspirar outras regiões do país”, afirma Pfeiffer.

A Aliança tem trabalhado para impulsionar a infraestrutura e a adoção de veículos elétricos de forma conjunta, demonstrando como a colaboração entre as partes envolvidas no ecossistema do transporte pode atender a ambas as demandas simultaneamente. Através da Aliança, BYD e Caoa Chery já disponibilizaram veículos para testes com motoristas de aplicativo. Além disso, a Movida tem oferecido aluguel de veículos elétricos com desconto de 50% para os parceiros da plataforma desde agosto de 2022.

No total, as iniciativas da Aliança pela Mobilidade Sustentável contribuíram para evitar a emissão de aproximadamente 127 toneladas de CO2 na atmosfera até o momento.

Entre abril de 2022 e fevereiro de 2023, por exemplo, a 99 já havia colocado 450 veículos elétricos em 74 mil viagens realizadas pelo aplicativo, proporcionando a experiência da eletromobilidade para mais de 100.000 passageiros. 

Leia mais em: Diretor da 99 revela que empresa fez 74 mil viagens com veículos elétricos em dez meses

Fernando Pfeiffer destaca ainda que há dois desafios para a transição elétrica no Brasil: o alto custo dos carros elétricos e a infraestrutura limitada de carregamento. Ele explica que a plataforma da 99, com 750 mil motoristas e 20 milhões de usuários em mais de 1.600 cidades, tem o potencial de influenciar toda a cadeia de valor. Afinal, ao incentivar montadoras e empresas de locação a adquirir carros elétricos para alugar aos motoristas, as empresas de energia serão motivadas a fornecer a infraestrutura de carregamento incentivando a mobilidade elétrica. 

Atualmente um motorista que aluga um carro elétrico paga praticamente o dobro em comparação a um veículo tradicional. No entanto, o uso de um carro elétrico permite economizar cerca de 80% nos gastos com combustível em comparação aos veículos a combustão. Essa redução de custos, considerando a alta quilometragem média mensal dos motoristas de aplicativo de mais de 5.000 km, é suficiente para cobrir o aumento no custo do aluguel e gerar maior rentabilidade.

Leia mais em: Carros elétricos podem gerar até 80% da economia para motoristas de app

Os motoristas que utilizam carros elétricos também estão mais satisfeitos, pois têm maior lucratividade e melhores condições de trabalho. Além disso, os carros elétricos oferecem uma experiência mais agradável, com menos vibração, menor emissão de calor, menos ruído e proporcionando uma experiência positiva para os passageiros. Um fato interessante é que, segundo a 99, os motoristas de carros elétricos recebem mais gorjetas do que os de veículos convencionais, pois os usuários se surpreendem positivamente com a experiência.

Foto de Giulia Lang
Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

Pesquisar