A estratégia contrasta com a rival Uber, explorando novos caminhos e mantendo aberta a possibilidade de fretamento de veículos coletivos.
Segundo a revista Veja, a empresa 99 alcançou um marco em 2023, registrando 50 milhões de usuários e mais de 1,5 milhão de motoristas, o que representa o seu melhor ano operacional desde a fundação em 2012.
Este crescimento foi estimulado pelo lançamento de novas categorias de serviços, incluindo transporte de passageiros por motocicletas, entregas de itens e uma opção que permite negociação direta com o motorista. ‘Estamos em uma busca constante por inovação’, afirma Leonardo Japur, diretor de Planejamento e Estratégia da 99.
Diferente da Uber, que introduziu e posteriormente descontinuou o Uber Eats no Brasil, a 99 optou por não priorizar um serviço de delivery similar ao iFood ou Rappi, segundo Japur. Ele menciona ainda que, embora o fretamento de veículos coletivos não esteja fora de cogitação, ‘se você colocar a medida de tempo na equação, nada é impossível’.
A companhia também administra uma carteira digital chamada 99 Pay, que já conta com mais de 15 milhões de usuários. ‘Mobilidade e fintech são nossas prioridades e vemos esses serviços como complementares’, destaca Japur, apontando que esperam continuar crescendo nessas áreas.
No quesito sustentabilidade, a 99 tem planos de expandir a presença de carros elétricos em sua frota, com cerca de 3.700 veículos atualmente e a meta de atingir 10.000 até 2025. A empresa mantém parcerias com a BYD e várias empresas de aluguel de carros, bem como empresas de energia e mobilidade, e está buscando novas parcerias.
A campanha ‘Todo Brasil vai de 99’ marca essa nova fase da empresa, tendo a cantora Ivete Sangalo como embaixadora da marca.