Encomendado por aplicativo de transporte europeu, estudo mostra um possível futuro da micromobilidade em cidades europeias.
Um estudo recente realizado pela Universidade de Ciências Aplicadas de Wildau (TH Wildau), por encomenda da Bolt, aplicativo de transporte europeu, trouxe novas perspectivas sobre o uso da micromobilidade compartilhada em pequenas cidades e áreas suburbanas da Europa.
O estudo, que durou nove meses, de verão de 2022 até a primavera de 2023, utilizou laboratórios reais equipados com frotas de 100 veículos, divididos igualmente entre scooters e bicicletas elétricas (e-bikes), todos integrados à rede local de ônibus e pelo menos uma estação de trem.
Os resultados da pesquisa mostraram que entre 51% e 67% dos usuários utilizaram scooters como opção de primeiro/último quilômetro, destacando o papel significativo que scooters e e-bikes podem desempenhar na extensão do transporte público, especialmente em áreas onde os serviços de ônibus são limitados.
Curiosamente, os usuários mostraram uma preferência clara pelas scooters em detrimento das bicicletas, com 75% dos usuários optando pelas primeiras.
Um aspecto surpreendente foi a capacidade da micromobilidade compartilhada de substituir viagens curtas de carro, com 60-70% dos usuários afirmando que usaram scooters/e-bikes como uma alternativa aos carros particulares.
Além disso, 25% dos usuários relataram substituir o carro pela micromobilidade compartilhada pelo menos uma vez por semana.
O estudo mostra que o essencial é uma coordenação próxima entre a empresa fornecedora das scooters e bicicletas e as autoridades da cidade, bem como uma comunicação cuidadosamente preparada para garantir a aceitação do sistema.
Para que os benefícios do uso intermodal sejam claros e aumentar a aceitação entre os não usuários, as cidades devem integrar efetivamente os sistemas de compartilhamento ao planejamento de transporte e infraestrutura existentes.
Texto produzido com auxílio de inteligência artificial e com informações de assessoria.