Uber quer acelerar transição para veículos elétricos

Uber e bp
Uber e bp

Empresa anunciou parceria com a bp pulse, especializada em infraestrutura para carregamento de veículos elétricos.

A Uber anunciou na última sexta-feira (31) um acordo com a bp pulse. O acordo fará com que as empresas trabalhem juntas para acelerar o compromisso da Uber em se tornar um sistema de mobilidade com emissões zero globalmente até 2040.

O acordo, considerado o primeiro do setor entre empresas da área de energia e transporte, fará com que as companhias unam esforços para ajudar os motoristas de aplicativo a fazer a transição para veículos elétricos, garantindo acesso a um carregamento confiável, seguro e com velocidades ultrarrápidas.

A meta da Uber é que até 2040, 100% das viagens da plataforma sejam feitas em carros elétricos. A empresa também aposta na micromobilidade e no uso de transportes coletivos.

Objetivos para 2030

O foco das duas empresas é atuar com mais força nos mercados da Europa, Estados Unidos e Reino Unido, que são considerados peças-chave neste processo.

Vale lembrar que, antes de alcançar a emissão zero globalmente em 2040, a empresa quer que já em 2030 essa meta esteja em vigor nos Estados Unidos, Canadá e Europa.

Depois, a intenção é estender a ação para a Nova Zelândia e Austrália. As equipes regionais de ambas as companhias trabalharão em conjunto para oferecer aos motoristas da Uber acesso personalizado à rede de carregamento de alta velocidade da bp pulse, incluindo ofertas especiais.

Segundo Richard Bartlett, CEO da bp pulse, os motoristas da Uber precisam de um acesso de grande valia à infraestrutura de carregamento rápido e confiável, e que eles estão construindo à medida que mudam para a eletricidade. Ele explica que a empresa está investindo bilhões de dólares em todo o mundo em carregamento de EV de alta velocidade, produtos e serviços digitais e Gigahubs em larga escala que ajudarão os clientes comerciais a eliminar as emissões de escapamento.

“Estou muito feliz por estarmos construindo um relacionamento e agora termos um acordo global para apoiar motoristas de aplicativo com o carregamento dos carros. De sobra ainda estamos ajudando a Uber a tornar realidade sua incrível ambição de 2040”, completa o CEO.

Parceria começou em 2021

A Uber e a bp pulse iniciaram seu relacionamento estratégico em 2021, quando a bp abriu seu primeiro centro de carregamento comercial rápido na Park Lane em Westminster, na região de Londres.

Segundo a Uber, eles foram a primeira empresa de transporte privado a se tornar uma cliente parceira da BP e viabilizar o acesso ao novo hub que fornece pontos de recarga aos motoristas de carros elétricos. Atualmente, mais de 15% das milhas percorridas com a Uber em Londres são totalmente elétricas, e a capital da Inglaterra é o principal mercado de eletrificação da plataforma. Os motoristas da Uber na Europa estão mudando para EVs cinco vezes mais rápido do que a população em geral, e a empresa pretende ter uma frota 100% EV em Londres até o final de 2025.

Para Christopher Hook, chefe global de sustentabilidade da Uber, a empresa quer ter a plataforma mais limpa da Terra porque é a coisa certa para os consumidores, as cidades e os negócios. “Chegar a uma frota 100% elétrica não é algo que a Uber possa fazer sozinha. É um trabalho em equipe e serão necessárias parcerias como essa para atingir zero emissões de escapamento, especialmente porque sabemos que a disponibilidade de infraestrutura de carregamento acessível e de fácil acesso é um dos maiores desafios para os motoristas.”

Hoje, a BP possui 22.000 pontos de carregamento em todo o mundo, com operações em dez países. A empresa está investindo globalmente bilhões em infraestrutura EV e está instalando centenas de pontos de carregamento semanalmente. A meta da companhia é contar com mais de 100.000 pontos de carregamento em todo o mundo até 2030.

A parceria se fundamenta na iniciativa da Uber em ajudar os motoristas a migrarem para os carros elétricos. Para isso, a empresa planeja adicionar um mapa de carregamento no aplicativo a fim de mostrar aos condutores onde estão localizados os carregadores EV mais próximos. Outra ação importante é o lançamento de um EV Hub no próprio app, um balcão único onde os motoristas podem obter informações e comparar o custo total de propriedade (TCO) de um EV com um não-EV.

Segundo os termos da parceria, além de ofertas de conveniência e combustível, a BP pretende oferecer aos motoristas da Uber acordos personalizados que sejam adaptados a cada mercado, promovendo inclusive benefícios para que eles carreguem com a bp pulse.

Iniciativas pelo mundo e no Brasil

Atualmente, a empresa possui uma série de serviços ecologicamente sustentáveis, como é o caso do Comfort Elétric, categoria com veículos premium 100% elétricos, e do Uber Green, categoria com veículos elétricos ou híbridos, em que a cada viagem, $ 0,50 vai para o motorista e $ 0,50 para um fundo que auxilia motoristas a fazerem a conversão de seus veículos.

No Brasil, a empresa trabalha com o Uber Planet e o Comfort Planet, com viagens que têm a emissão de carbono compensada.

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No Brasil, a 99, principal concorrente da Uber, divulgou no início do mês passado um levantamento que aponta que motoristas de aplicativo que usam carros elétricos podem reduzir em até 80% os gastos com abastecimento em comparação ao uso de combustíveis fósseis, como gasolina, diesel e gás natural veicular.

A 99 lidera a Aliança pela Mobilidade Sustentável, uma parceria com outras empresas como Banco BV, BYD, CAOA Chery, Movida, Unidas, Raízen, Enel X Way, Ez Volt, Tupinambá Energia e Zletric. A iniciativa já impactou cerca de 110 mil passageiros com uma frota de 450 carros eletrificados (entre híbridos e elétricos) em 74 mil viagens pelo aplicativo da 99 registradas entre abril de 2022 e fevereiro de 2023.

A transição para veículos elétricos é uma tendência mundial, e empresas como Uber e BP estão investindo em soluções sustentáveis para tornar a mobilidade urbana mais limpa e eficiente. A parceria entre as empresas é um passo importante para alcançar a meta de emissões zero até 2040, e também incentivar a adoção de veículos elétricos por motoristas de aplicativo em todo o mundo.

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Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

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