Número leva em conta a soma de todos os profissionais cadastrados pela empresa ao redor do mundo. Ao todo foram realizadas 2,1 bilhões de viagens, incluindo transporte de passageiros, entregas e fretes.
A Uber anunciou na manhã de ontem (2) os resultados financeiros e operacionais do primeiro trimestre de 2023.
De acordo com a empresa, a demanda contínua por serviços de transporte e de entregas contribuiu para o aumento da receita da empresa no primeiro trimestre de 2023. Esta alta compensou os resultados abaixo do esperado de sua divisão de frete.
A empresa divulgou que sua receita cresceu 29% em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando a US$ 8,82 bilhões. O número de consumidores, viagens e valor das transações também aumentou.
O número de consumidores ativos mensais da plataforma atingiu 130 milhões, representando um aumento de 13% em relação ao ano anterior. Foram realizadas 2,1 bilhões de viagens, com um aumento de 24% em relação ao ano anterior, graças ao crescimento das divisões de mobilidade e entregas. Só a vertical de mobilidade cresceu 32%.
Na plataforma, os usuários gastaram um total de US$ 31,4 bilhões, com um aumento de 19%. A divisão de mobilidade representou US$ 15 bilhões do total, registrando um crescimento de 43%.
A receita total foi de US$ 4,3 bilhões, registrando um aumento de 72%. Enquanto a divisão de Entregas representou US$ 15 bilhões, com um aumento de 12%, a divisão de frete teve uma queda na receita, chegando a US$ 1,4 bilhão, um declínio de 23%.
Os motoristas e entregadores obtiveram uma renda total de US$ 13,7 bilhões, incluindo gorjetas, durante o trimestre, um aumento de 26% em relação ao ano anterior.
Apesar de ter apresentado prejuízo no trimestre, a Uber alcançou um lucro ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização de US$ 761 milhões.
As ações da empresa tiveram uma alta de mais de 9% na tarde desta terça-feira, e nos últimos 12 meses, as ações subiram 17%. A Uber prevê um crescimento contínuo e espera ganhos ajustados entre US$ 800 milhões e US$ 850 milhões no atual trimestre de junho.
Segundo o CEO, Dara Khosrowshahi, essa perspectiva indica que a empresa está bem posicionada para melhorar sua posição competitiva, mesmo em um ambiente operacional mais restrito em termos de capital e com taxas de juros mais altas.
A Uber conseguiu reduzir seu prejuízo trimestral para US$ 157 milhões, em comparação com US$ 5,93 bilhões em 2022, quando os resultados foram afetados pela queda nos preços das ações e pela diminuição do valor dos investimentos da empresa em outras companhias.
A expansão das viagens e entregas da Uber compensou os resultados fracos de sua divisão de frete, que, como apresentado acima, teve uma queda de 23% na receita durante o trimestre. A companhia também cortou 150 pessoas no início de 2023. Ao contrário de outras empresas de tecnologia, a Uber não realizou demissões generalizadas.
Durante a pandemia, o negócio de entrega da Uber se tornou essencial para sua sobrevivência, pois as pessoas passaram a pedir comida e mantimentos para entrega em casa. Embora o crescimento do Uber Eats tenha diminuído devido aos picos da pandemia, a empresa melhorou suas margens de lucro ao lançar anúncios na plataforma, expandir a variedade de itens disponíveis, como bebidas alcoólicas, e reduzir custos de entrega quando os pedidos incluem alimentos.
Confira abaixo os demais destaques operacionais da Uber no primeiro trimestre de 2023:
Novidades da plataforma durante o período
No relatório, a empresa relembrou que voltou ao palco do Super Bowl pelo terceiro ano consecutivo para lançar a campanha “One Hit for Uber One“, promovendo seu serviço de assinatura. Segundo eles, o serviço obteve uma adoção contínua e atingiu um recorde histórico de membros nos EUA e Canadá.
Também foi lançado um novo aplicativo da Uber redesenhado, com foco em impulsionar o uso da plataforma cruzada em Mobilidade e Entrega, e tornar mais fácil o diferenciador “Go Anywhere, Get Anything“. As atualizações incluem uma nova tela inicial, mais personalização e uma nova maneira de acompanhar o progresso ao vivo de um passeio sem abrir o aplicativo.
A empresa também expandiu seus formatos de publicidade, adicionando anúncios Post Checkout no Uber Eats para permitir que comerciantes que não são do Eats anunciem no aplicativo. Além disso, lançou uma plataforma de autoatendimento para anúncios, permitindo que motoristas ganhem mais receita e destaquem empresas locais. Houve mais de 345 mil anunciantes ativos durante o trimestre.
A empresa anunciou parcerias de longo prazo com o Google Cloud e a Oracle para migrar sua infraestrutura para a nuvem, incluindo outras áreas de colaboração.
Ainda em abril, a Uber publicou seu Relatório Anual Ambiental, Social e de Governança, destacando suas perspectivas sobre essas questões, bem como sua abordagem para Pessoas e Cultura e iniciativas de diversidade, equidade e inclusão.
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Mobilidade
Além disso, a Uber tem expandido seus serviços em diversas áreas. O Uber Reserve, que já havia alcançado forte adesão em outros lugares, agora está disponível em novos mercados na região da Europa, do Oriente Médio e da África, além de oferecer produtos econômicos na cidade de Nova York. O Uber Taxi também foi lançado em novos mercados, incluindo Munique, Tromsö, Palermo, a região metropolitana de São Paulo e outras cidades da Argentina. Na cidade de Nova York, 100% dos táxis estão conectados ao Uber.
Nos aeroportos, a Uber anunciou novos recursos para tornar as experiências de viagem mais tranquilas, incluindo novos recursos do Uber Reserve, expansão do Business Comfort e instruções no aplicativo para retirada e ETAs a pé. Em termos de segurança, o recurso de gravação de áudio opcional foi expandido para mais da metade dos EUA e todo o Canadá, dando aos usuários a opção de iniciar uma gravação durante a viagem.
A Uber também está expandindo sua oferta de veículos elétricos. O Comfort Electric agora está disponível em 40 mercados norte-americanos e canadenses, e a empresa assinou acordos com a bp para fornecer acesso a carregamento confiável e conveniente, e com a Tata Motors para trazer 25.000 EVs para a plataforma da Uber. A empresa ainda anunciou uma parceria com a Tembici, líder em micromobilidade na América Latina, para oferecer bicicletas e bicicletas elétricas diretamente no aplicativo da Uber.
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Entrega
Na área de compras de supermercado, novos recursos foram lançados nos Estados Unidos para tornar a experiência de compra e pagamento mais fácil para entregadores, incluindo sugestões de substituição para itens fora de estoque, pagamentos digitais e maior clareza nos pedidos antecipados.
A seleção de novos parceiros verticais também foi expandida em todo o mundo, com a PetSmart nos EUA; a Coles, segunda maior mercearia da Austrália; uma parceria com a farmácia mexicana Benavides e a entrega de bebidas alcoólicas em todos os locais de atendimento do Liquor Control Board of Ontario (LCBO) no Canadá.
O Uber Eats at Venues foi anunciado, permitindo aos fãs de esportes solicitar concessões diretamente para seus assentos em locais como Yankee Stadium, Minute Maid Park, Capital One Arena, Angel Stadium e PayPal Park. Além disso, o Uber assinou uma nova parceria com o Aeroporto Internacional de Tampa para facilitar o pedido móvel antes de embarcar em um voo.
Para melhorar a qualidade das operações de restaurante virtual nos EUA, foram anunciados novos padrões de qualidade e um novo programa de restaurante virtual certificado, visando simplificar as operações e criar uma experiência mais consistente e confiável para os consumidores.
O Uber também está trabalhando na eletrificação de seus serviços de entrega, por meio de parcerias com empresas como Gachaco, Lumala e HumanForest, para oferecer modos de transporte de emissão zero, incluindo substituição rápida de bateria para veículos de três rodas no Japão, disponibilidade de bicicletas elétricas para entregadores no Sri Lanka e acesso à frota de bicicletas elétricas e ciclomotores em Londres.
Frete, empréstimo e desenvolvimentos recentes
A Uber anunciou uma parceria estratégica com a WattEV e a CHEP para implantar caminhões elétricos em rotas selecionadas no sul da Califórnia. A CHEP foi a primeira transportadora a aceitar este desafio, o que assinala um importante marco no transporte elétrico de carga, estabelecendo a primeira implantação de veículos elétricos (EV) da Uber Freight.
A Uber refinanciou seus empréstimos a prazo de 2025 e 2027, estendendo um total de US$ 2,5 bilhões até o vencimento em 2030.
Em abril de 2023, a empresa fechou um acordo para vender sua participação remanescente na MLU BV, uma joint venture com a Yandex, para a Yandex por US$ 702,5 milhões em dinheiro.
Também em abril de 2023, a Uber assinou uma série de acordos com a Emirates Telecommunication Group Company (e&) para investir US$ 400 milhões no Careem Super App da Careem, em troca de uma participação acionária majoritária no Super App.