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Tecnologia: o ecossistema do transporte por aplicativo

Celular em cima de uma mesa de trabalho.

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Vamos entender o papel de cada ponto da tecnologia no ecossistema do transporte por aplicativo

Quem nos acompanha há um tempo sabe que muito falamos sobre o “ecossistema do transporte por app“.

Quando falamos de ecossistema, estamos nos referindo ao conjunto de engrenagens que como um todo fazem a máquina funcionar.

A tecnologia é uma das principais engrenagens desse sistema, afinal, sem ela o transporte por aplicativo sequer existiria.

Apesar disso, nós já estamos tão acostumados a conviver com a tecnologia nos dias de hoje que, na maioria das vezes, não percebemos sua atuação nos produtos e aplicativos que consumimos.

Porém, esse é justamente o ponto diferencial de uma boa tecnologia. Ela não precisa chamar atenção, mas deve permitir que você faça o que precisa fazer com rapidez, sem problemas ou falhas.

Portanto, nos app de mobilidade urbana não seria diferente. A tecnologia é necessária em setores distintos, para que no fim o cliente possa ter em mãos um serviço de alta qualidade.

App do passageiro

O aplicativo do passageiro é o local por onde os clientes solicitam as corridas. Mais que isso, é o principal local onde o cliente vai ter contato com a sua marca. Assim, é necessário que o suporte tecnológico seja o melhor possível.

O cliente deseja encontrar ferramentas que facilitem sua vida. Por isso, um bom aplicativo oferece dentre outras funcionalidades:

  • Um sistema de solicitação de corridas que não seja complexo.
  • Histórico e avaliação de viagens.
  • Chat com o motorista.
  • Ferramentas de ajuda e suporte ao cliente.

Além disso, o app do passageiro também é útil para quem oferece o serviço.

É por meio dele que você pode utilizar as Push-notifications e o Net Promoter Score, ferramentas de interação e avaliação do usuário.

App do motorista

A qualidade da tecnologia no aplicativo dos motoristas tem impacto direto no sucesso do seu serviço. Afinal de contas, é por meio dele que os motoristas são capazes de realizar as viagens.

Um bom aplicativo oferece ao motorista praticidade, ao mesmo tempo que permite conforto e segurança.

A facilidade de aceitar e recusar corridas também é um fator que influencia diretamente na qualidade do trabalho do motorista.

Outro bom exemplo é a ferramenta do botão de pânico, que permite ao motorista chamar ajuda com apenas um toque em situações de emergência.

Além disso, funcionalidades como as já citadas Push-notifications também podem ser usadas na versão do app para motoristas.

Painel de gestão

Tão importante quanto iniciar um negócio, é administrá-lo. Por isso, negócios de sucesso contam com uma ferramenta dedicada a gestão e observação de indicadores do serviço.

O painel de gestão, como é conhecido, é uma plataforma feita para o uso dos donos e responsáveis pelo aplicativo, onde é possível analisar dados e resultados a respeito do serviço, como por exemplo:

  • Número de corridas solicitadas, finalizadas e não atendidas;
  • Origem das corridas;
  • Ganhos gerais;
  • Motoristas ativos;
  • Corridas por motorista;
  • Passageiros cadastrados.

Com esses dados automaticamente reunidos, a tomada de decisões estratégicas se torna muito mais fácil.

Provedor de Mapas

Uma das ferramentas mais cruciais para qualquer aplicativo de transportes. É impossível considerar um serviço de mobilidade urbana sem mapas.

Isso porque, os passageiros precisam indicar onde querem ser buscados e para onde vão, além de acompanharem o trajeto e a localização do motorista.

Motoristas precisam do acesso constante à mapas para buscar passageiros, saber o destino, encontrar o caminho e estimar o tempo de viagem. Além disso, ferramentas de otimização de rotas, que ajudam o condutor a encontrar o melhor caminho até o destino, também dependem dos mapas.

Ferramentas de pagamento

A tecnologia possibilita cada vez mais métodos de pagamento, facilitando a vida de quem paga e de quem recebe.

Então, é necessário que além de seu aplicativo estar preparado para receber pagamentos pelas formas mais “clássicas”, como dinheiro e cartão, ele possa aceitar também as novidades como pix, picpay e vouchers eletrônicos.

Infraestrutura

Apesar de todos os pontos positivos, a tecnologia também tem seus perigos.

E é por isso que um app com tecnologia de ponta conta com ferramentas que ofereçam estabilidade e segurança aos clientes, motoristas e ao próprio sistema.

Firewall

Firewall é um programa ou dispositivo que atua como a primeira linha de defesa que você terá no seu sistema.

O objetivo do firewall é controlar as conexões de entrada e saída da sua rede, por meio de uma filtragem desses dados, conforme a política de segurança estabelecida.

Provedor anti-fraude

Um sistema antifraude auxilia na identificação de atividades suspeitas nas compras realizadas em um negócio virtual.

Dessa forma, contribui para a detecção de fraudes e golpes que prejudicam o seu negócio e causam danos financeiros.

É uma forma automatizada e eficiente de analisar solicitações que possam ser fraudulentas.

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