Vamos entender o papel de cada ponto da tecnologia no ecossistema do transporte por aplicativo
Quem nos acompanha há um tempo sabe que muito falamos sobre o “ecossistema do transporte por app“.
Quando falamos de ecossistema, estamos nos referindo ao conjunto de engrenagens que como um todo fazem a máquina funcionar.
A tecnologia é uma das principais engrenagens desse sistema, afinal, sem ela o transporte por aplicativo sequer existiria.
Apesar disso, nós já estamos tão acostumados a conviver com a tecnologia nos dias de hoje que, na maioria das vezes, não percebemos sua atuação nos produtos e aplicativos que consumimos.
Porém, esse é justamente o ponto diferencial de uma boa tecnologia. Ela não precisa chamar atenção, mas deve permitir que você faça o que precisa fazer com rapidez, sem problemas ou falhas.
Portanto, nos app de mobilidade urbana não seria diferente. A tecnologia é necessária em setores distintos, para que no fim o cliente possa ter em mãos um serviço de alta qualidade.
App do passageiro
O aplicativo do passageiro é o local por onde os clientes solicitam as corridas. Mais que isso, é o principal local onde o cliente vai ter contato com a sua marca. Assim, é necessário que o suporte tecnológico seja o melhor possível.
O cliente deseja encontrar ferramentas que facilitem sua vida. Por isso, um bom aplicativo oferece dentre outras funcionalidades:
- Um sistema de solicitação de corridas que não seja complexo.
- Histórico e avaliação de viagens.
- Chat com o motorista.
- Ferramentas de ajuda e suporte ao cliente.
Além disso, o app do passageiro também é útil para quem oferece o serviço.
É por meio dele que você pode utilizar as Push-notifications e o Net Promoter Score, ferramentas de interação e avaliação do usuário.
App do motorista
A qualidade da tecnologia no aplicativo dos motoristas tem impacto direto no sucesso do seu serviço. Afinal de contas, é por meio dele que os motoristas são capazes de realizar as viagens.
Um bom aplicativo oferece ao motorista praticidade, ao mesmo tempo que permite conforto e segurança.
A facilidade de aceitar e recusar corridas também é um fator que influencia diretamente na qualidade do trabalho do motorista.
Outro bom exemplo é a ferramenta do botão de pânico, que permite ao motorista chamar ajuda com apenas um toque em situações de emergência.
Além disso, funcionalidades como as já citadas Push-notifications também podem ser usadas na versão do app para motoristas.
Painel de gestão
Tão importante quanto iniciar um negócio, é administrá-lo. Por isso, negócios de sucesso contam com uma ferramenta dedicada a gestão e observação de indicadores do serviço.
O painel de gestão, como é conhecido, é uma plataforma feita para o uso dos donos e responsáveis pelo aplicativo, onde é possível analisar dados e resultados a respeito do serviço, como por exemplo:
- Número de corridas solicitadas, finalizadas e não atendidas;
- Origem das corridas;
- Ganhos gerais;
- Motoristas ativos;
- Corridas por motorista;
- Passageiros cadastrados.
Com esses dados automaticamente reunidos, a tomada de decisões estratégicas se torna muito mais fácil.
Provedor de Mapas
Uma das ferramentas mais cruciais para qualquer aplicativo de transportes. É impossível considerar um serviço de mobilidade urbana sem mapas.
Isso porque, os passageiros precisam indicar onde querem ser buscados e para onde vão, além de acompanharem o trajeto e a localização do motorista.
Motoristas precisam do acesso constante à mapas para buscar passageiros, saber o destino, encontrar o caminho e estimar o tempo de viagem. Além disso, ferramentas de otimização de rotas, que ajudam o condutor a encontrar o melhor caminho até o destino, também dependem dos mapas.
Ferramentas de pagamento
A tecnologia possibilita cada vez mais métodos de pagamento, facilitando a vida de quem paga e de quem recebe.
Então, é necessário que além de seu aplicativo estar preparado para receber pagamentos pelas formas mais “clássicas”, como dinheiro e cartão, ele possa aceitar também as novidades como pix, picpay e vouchers eletrônicos.
Infraestrutura
Apesar de todos os pontos positivos, a tecnologia também tem seus perigos.
E é por isso que um app com tecnologia de ponta conta com ferramentas que ofereçam estabilidade e segurança aos clientes, motoristas e ao próprio sistema.
Firewall
Firewall é um programa ou dispositivo que atua como a primeira linha de defesa que você terá no seu sistema.
O objetivo do firewall é controlar as conexões de entrada e saída da sua rede, por meio de uma filtragem desses dados, conforme a política de segurança estabelecida.
Provedor anti-fraude
Um sistema antifraude auxilia na identificação de atividades suspeitas nas compras realizadas em um negócio virtual.
Dessa forma, contribui para a detecção de fraudes e golpes que prejudicam o seu negócio e causam danos financeiros.
É uma forma automatizada e eficiente de analisar solicitações que possam ser fraudulentas.