Segurança dos taxistas é a maior preocupação dos profissionais da área. Foi o que revelou uma pesquisa realizada em 2016 pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
Segundo o Perfil dos Taxistas, em que 1001 profissionais foram entrevistados, 38,2% declararam que assaltos e roubos são os principais problemas da profissão. 28,5% dos entrevistados alegaram terem sido assaltados pelo menos uma vez.
Não há como negar que o táxi é uma profissão arriscada. Sempre na rua em busca de passageiros, o taxista é desafiado pela insegurança pública. Afinal em quantas profissões um cliente pode se transformar em um risco?
Dicas de segurança
O Instituto de Certificação e Estudos de Transporte (Icetran) preparou um material com 4 dicas de segurança para os taxistas.
Segundo eles, a dica principal é a tradicional: atenção redobrada. Pegue pontos de referência do local de embarque e desembarque com o passageiro. Além de observar se há um volume duvidoso na cintura ou no bolso do passageiro.
Em caso de insegurança, não tenha medo de recusar a corrida.
As outras dicas são evitar exposição de objetos de valor, manter portas e vidros do carro fechado, além de manter contato constante com a central.
Machine: dispositivos de segurança para os taxistas
A Machine tem redobrado a atenção com a segurança dos taxistas. Por isso, para aqueles que pensam em montar seu aplicativo de táxi com a empresa, tem novidade boa vindo aí.
Os aplicativos desenvolvidos pela Machine já ofereciam aos gestores a possiblidade de obrigar os passageiros a informarem seu CPF. Além disso, os taxistas já sabiam de antemão o local de destino do passageiro.
Agora, as centrais também poderão permitir que seus taxistas consigam ver a quantidade de corridas realizadas pelo passageiro. Assim, ao receber uma viagem, o taxista pode identificar se já é um passageiro tradicional, o que garante uma segurança maior, ou se é um novo cliente, o que o fará ter uma atenção redobrada.
Botão de pânico
Além disso, os apps da Machine permitem os gestores habilitarem a funcionalidade de Botão de Pânico. Esse instrumento permite que o taxista avise tanto a central quanto outros taxistas da redondeza caso ele esteja vivendo uma situação de perigo.
O botão é configurável, podendo o gestor escolher ter ou não a funcionalidade e o tempo de duração do alerta. Além da distância em que os motoristas próximos receberão o aviso que há um colega em perigo.
Vale lembrar que o acionamento do alerta deve ser feito de maneira propicia. Afinal, a recomendação em casos de assalto é sempre não reagir.
No mais, a Machine está em constante contato com as plataformas e a equipe de engenharia atenta para melhoria do serviço. Principalmente quando o assunto é segurança, a preocupação é ainda maior.
Ficou interessado? Que tal fazer sua demonstração com um dos nossos especialistas? Entre agora mesmo em contato e solicite gratuitamente a demonstração do seu app de táxi.