O módulo de entregas permite adicionar até nove endereços em uma só rota mas, para um serviço de excelência, é essencial o preenchimento correto dos dados da entrega.
Os entregadores da sua central ou estabelecimento já enfrentaram problemas de produtos trocados ou, simplesmente, não acharam o cliente?
A verdade é que isso não é algo raro de acontecer. O cliente pode errar o endereço, colocar uma casa antiga ou, até mesmo, uma eventual “confusão” do entregador pode acontecer.
No entanto, cabe às empresas elaborarem estratégias para minimizar cada vez mais esses contratempos.
Para isso, a tecnologia é, sem dúvida, uma das principais aliadas, desde que seja utilizada da maneira correta.
No módulo de entregas da Machine, por exemplo, centrais de entregas e estabelecimentos comerciais conseguem cadastrar entregadores, despachar corridas direto em um aplicativo próprio, e acompanhar toda a entrega em tempo real.

No entanto, para que isso seja ainda mais efetivo, é necessário que as empresas cadastrem corretamente os dados, que serão enviados para o entregador realizar o serviço.
Nesse texto, separamos algumas questões que você deve ficar de olho durante esse preenchimento e, se necessário, alertar os seus clientes.
Endereços homônimos (com o mesmo nome)
Segundo reportagem da revista Veja, em novembro de 2009, havia mais de 700 ruas e avenidas homônimas, ou seja, que possuem o mesmo nome, apenas na capital de São Paulo.
No entanto, o fenômeno não é exclusividade da “terra da garoa”. Diversos endereços Brasil afora possuem mesmo nome, seja dentro do próprio município ou em cidades vizinhas.
Dessa forma, até a aba endereço deve ser cadastrada com atenção. Verificando se a rua, avenida, alameda etc, é a mesma localidade informada pelo cliente.
O complemento também é necessário, no caso de apartamentos e condomínios.
Informações do cliente, da entrega e adicionais
Ao despachar o pedido pela plataforma da Machine, essas informações podem e devem ser acrescentadas, justamente para facilitar o reconhecimento do entregador.
Sobre os clientes, é possível colocar nome e telefone. Já sobre a mercadoria, o número do pedido.
Por último, é possível acrescentar informações adicionais, aquilo que você julga ser necessário para contribuir com o trabalho do entregador.
Pode ser um ponto de referência, ou a informação de que o produto já está pago, por exemplo.
Retorno ao estabelecimento
No caso de centrais de entregas, como os produtos transportados são de terceiros, os entregadores podem ser requisitados para realizar a cobrança.
Dessa forma, ao final da entrega, eles necessitam retornar ao estabelecimento para fazer a devolução da maquininha ou do dinheiro.
Para facilitar o trabalho, é possível já cadastrar, no momento do despacho, a opção de retorno ao destino.
Otimização de rotas
Ao realizar a solicitação de entregas pela plataforma da Machine, é possível configurar a funcionalidade de otimização de rotas.
Isso significa que, para as centrais e estabelecimentos comerciais que realizam mais de um destino e o foco seja agilidade, é necessário que essa opção seja marcada. Dessa forma, o sistema traça a melhor rota, com o menor tempo, para realizar a entrega.
Você também deve ficar de olho naquelas entregas que são realizadas em locais próximos e, se possível, colocar todas na mesma rota.

Categoria, entregador e forma de pagamento
Antes de finalizar o pedido, também é necessário acrescentar a categoria da entrega, no caso daquelas empresas que oferecem mais de um tipo, e também a forma de pagamento do frete.
Geralmente, centrais de entregas optam por cobrar de forma faturada, ou seja, o frete é realizado e, de tempos em tempos, a central realiza a cobrança do estabelecimento parceiro e repassa aos entregadores.
Por fim, também é possível escolher um entregador específico para realizar o serviço.
Com todas essas informações preenchidas corretamente, a central consegue diminuir as chances de qualquer contratempo, garantindo o melhor serviço possível.