Pesquisar

Porto Maravalley: o que é o “Vale do Silício” carioca?

ponto de exclamacao .png
Machine Conecta
ThumbMobile Explica35
ThumbMobile Explica35

O Porto Maravalley é uma região na Zona Portuário do Rio de Janeiro que tem o sonho de ser o vale do silício brasileiro ou pelo menos o vale do silício carioca.

Se você gosta e acompanha tecnologia, com certeza já deve ter ouvido falar do Vale do Silício.

O Vale é uma região no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, que ficou famosa pelas suas empresas de tecnologia.

Por lá, a gente só encontra empresas “fraquinhas”, como Google, Apple e Meta.

Mas será que aqui no Brasil a gente tem algo parecido?

Se a gente pesquisar no Google por Vale do Silício Brasileiro, você vai encontrar alguns locais pelo país, como na região de Campinas e em Florianópolis.

No Rio de Janeiro, um projeto da prefeitura pretende transformar esta região em que a gente está gravando este vídeo, no Vale do Silício Carioca.

No vídeo de hoje, a gente vai te contar o que é o tal do Porto Maravalley.

O que é o Porto Maravalley?

O Porto Maravalley é uma região aqui na Zona Portuário do Rio de Janeiro que tem o sonho de ser o Vale do Silício brasileiro ou pelo menos o Vale do Silício carioca.

Ele faz parte de um projeto maior de revitalização da Zona Portuária da cidade, que desde as obras para as Olimpíadas de 2016, realizou um processo de modernização desta parte da cidade.

A ideia é que a região seja um polo que une conhecimento acadêmico a empresas de tecnologia.

Para o presidente da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen, apesar do Rio de Janeiro ser a casa das melhores universidades do Brasil, muito deste conhecimento produzido acaba não chegando até o mercado.

Aliado a isso, o Rio de Janeiro até então não tinha uma centralização dessas iniciativas inovadoras.

“A função principal do Porto Maravalley é enfrentar esses problemas e dentro desse hub nós teremos dois principais, sendo um deles garantir mão de obra em TI de alta qualidade, que enfrente as dores do mercado. Dentro do Hub nós teremos o Impa”, explica Vermeulen.

O IMPA

O IMPA é o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, uma unidade de ensino e pesquisa qualificada como Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Infelizmente, muita gente ainda não sabe, mas o órgão é referência mundial no estudo e ensino da matemática.

Aqui no Youtube, o IMPA tem diversas aulas gratuitas sobre o assunto, depois não deixe de conferir.

E, pela primeira vez, eles vão lançar um curso de graduação. E adivinha onde?

Exatamente, aqui no Porto Maravalley.

“Eu tenho uma imagem mental. Dentro do hub onde vai funcionar o Maravalley, o Impa deve ocupar a parte dos fundos, isso tem duas razões. A primeira é por ser um local mais silencioso e a segunda é que o aluno da graduação vai entrar no galpão, fazer toda travessia pelo hub de inovação até chegar no seu local de estudo”, explicou o diretor-geral do IMPA Marcelo Viana.

Empresas já se instalam na região

Uma das empresas que já estão instaladas na região do Porto Maravelley é a Mainô, que produz sistemas de gestão para o comércio exterior.

Para o CEO da empresa, Eduardo Ferreira, a iniciativa do Maravalley ajuda o Rio a reter seu capital intelectual, que muitas vezes acaba indo para outras cidades.

“Você pega grandes startups do Brasil, sempre tem um carioca como uma das cabeças, mas você encontra esse carioca que levou a empresa para São Paulo. Criar um ecossistema aqui no Rio é fundamental. Nós temos outras iniciativas para nos inspirarmos, como Florianópolis, que é uma ilha pequena mas tem uma quantidade enorme de empresas de tecnologia. Mas é um desafio, pois o Rio tem problemas muito inerentes a cidade, como a questão do transporte. Aqui [Porto Maravalley], ainda não é um acesso tão fácil para quem vem da baixada ou Zona Norte, apesar do VLT ajudar bastante. Isso sem falar do engarrafamento. Se a ideia é trazer mais empresas, precisamos rever essa logística. Mas o projeto faz todo sentido, temos um capital intelectual imenso e mantê-lo no Rio de Janeiro, significa manter empregos, dinheiro e desenvolvimento”, explicou o empresário.

Bem, vocês já devem ter percebido que algumas vezes durante o vídeo, eu falei aqui, por aqui…isso porque a Gaudium, que é a empresa dona do Conecta e da Machine, também se instalou aqui na região do Porto Maravalley.

Hoje, a Gaudium é uma empresa 100% remota, e a gente tem funcionários em diversas partes do Brasil. Mas é lógico também que precisávamos de um lar para chamar de nosso e, principalmente, de um estúdio para o Conecta.

É por isso que em meados de 2021, a gente se mudou para a região do porto e viramos uma das primeiras empresas de tecnologia a ocupar o Porto Maravalley.

Foto de Redação 55content
Redação 55content

O 55content é o maior portal de jornalismo sobre aplicativos de transporte e entregas do Brasil.

Pesquisar