fbpx
terça-feira, novembro 28, 2023

projeto mantido por

Anúncio

HomeMachine ConectaQuais são os horários de pico nos apps tipo Uber?

Quais são os horários de pico nos apps tipo Uber?

Quando falamos de horários de pico, Uber e outros aplicativos de transporte costumam ter um padrão. O Conecta vai te trazer um levantamento completo sobre o tema.

Publicado em 18/07/2018 – Atualizado em 02/02/2023

Cada vez mais a profissão de motorista de aplicativo vai deixando de ter aquele ar de informalidade ou de um trabalho não convencional.

Isso porque, os motoristas têm aprendido e pesquisado mais profundamente como funcionam os aplicativos em que trabalham.

Os próprios motoristas criam técnicas e estratégias para tornar a jornada de trabalho mais tranquila e mais lucrativa.

Por exemplo, são poucos motoristas que ainda hoje entram no carro e vão aceitando todas as viagens que aparecem. 

A maioria dos motoristas também participa de grupos com outros motoristas para ficar sempre por dentro das mudanças e situações no trajeto. Outros motoristas recorrem a ferramentas além do aplicativo, para fazer o controle financeiro e dos gastos com o carro.

Um desses hábitos que os motoristas foram desenvolvendo tem a ver com o horário de trabalho. Quase todos os motoristas tem um horário fixo, no qual preferem rodar.

Alguns preferem dirigir pela parte da manhã, pois se sentem mais seguros. Outros pela parte da noite, para fugir do trânsito. 

Assim, decidir o horário em que você vai trabalhar em um aplicativo tipo Uber acaba sendo algo muito pessoal, pois depende das suas prioridades. 

Só que, existem alguns fatores essenciais que devem ser avaliados para você escolher quais serão seus horários de trabalho. 

E um desses fatores são os horários de pico de solicitação de corrida, que a gente vai falar hoje.

Horários de pico em apps de transporte

Você que é motorista de app já deve saber quais são os horários em que o seu aplicativo não para de apitar, não é mesmo? 

Mas aqui no Conecta a gente resolveu fazer um levantamento completo para você. 

Analisamos de hora em hora as viagens realizadas pelos aplicativos de mobilidade que usam a tecnologia da Machine. 

Com isso, avaliamos quais são os horários e períodos com mais solicitações, como você pode ver no gráfico.

Nossa amostra levou em consideração as corridas solicitadas entre 6 de Junho e 6 de Julho de 2022. 

Gráfico

Dessa formas, os horários de pico em destaque são:

  • Às 8 horas da manhã; 
  • Por volta das 13 horas à tarde; 
  • E alcançando o máximo às 18 horas.

E não é difícil entender o porquê. A curva do gráfico começa a subir a partir das 6 da manhã, até alcançar o pico das 8h. Esse é tradicionalmente o horário em que os trabalhadores estão se deslocando até seus empregos. Para você ter uma ideia, apenas as viagens realizadas entre 6 horas da manhã e 9 horas da manhã, equivalem a 12% de todas as viagens registradas no dia.

O fluxo a partir de meio dia se mantém estável, na medida que as pessoas estão circulando normalmente pelas cidades.

Mas quando o relógio bate 18 horas, o fluxo explode novamente. É o horário de saída de grande parte dos trabalhadores e as ruas estão movimentadas como nunca.

Outro ponto marcante, é que 54% das corridas acontecem do meio-dia às 20h59.

Ou seja, pouco mais de um terço do dia, é responsável por mais da metade de todas as corridas que acontecem. 

Na madrugada, as corridas despencam. Tanto que a cada 100 corridas realizadas, apenas aproximadamente 8 ocorrem da meia noite às 5h59. 

No entanto, é importante lembrar que também há menos motoristas rodando, o que pode ser vantajoso para os profissionais que preferem a madrugada.

Horários de pico: Dias úteis x Fim de semana 

Para fechar, a gente comparou também o fluxo entre os horários dos dias de semana e fins de semana.

Os gráficos que estão aparecendo aí na sua tela, mostram que a curva de pedidos se mantém praticamente a mesma, só que numa escala muito diferente. As corridas feitas no fim de semana correspondem apenas a 17% das corridas feitas nos dias úteis e cerca de 15% das corridas feitas durante toda a semana.

A maior diferença de quantidade de viagens entre os dias de semana e os finais de semana, está justamente no horário de maior pico dos dois períodos, justamente às 18 horas da noite. Nesse momento, a quantidade de viagens nos dias úteis é mais de 5 vezes maior do que no final de semana.

Outros momentos de pico

Datas comemorativas em geral tem um impacto grande na quantidade de corridas solicitadas. Não por acaso, Dezembro, o mês das festividades, normalmente é o mês com mais corridas em aplicativos de mobilidade.

Em 2022 não foi diferente: foi registrado um aumento de 26% no número de solicitações de corridas no mês de Dezembro, se comparado a Novembro.

O destaque fica para os momentos que antecedem a virada do ano. Foram registradas 45 mil solicitações de viagens das 22h às 23h e 41 mil das 23h à 00h do dia 31 de dezembro, além de 34 mil viagens na primeira hora do novo ano.

Relacionadas

Escreva para nós

Últimas notícias