Se você conhece as 7 leis de sucesso dos aplicativos de transporte, já deve ter ouvido falar na Lei da Diferenciação. O que devemos saber sobre ela?
Não existe uma receita de bolo para um aplicativo de transporte ter sucesso.
Desde os grandes apps, como Uber, 99 e Cabify, até os regionais, como Xis e Buski, todos alcançaram seu sucesso por vias diferentes.
No entanto, apesar de não haver um caminho único para o sucesso, há algumas regras que você deve seguir para seu aplicativo de transporte ficar na rota certa.
Foi assim que definimos as 7 leis de sucesso dos aplicativos, que você pode conferir aqui no nosso blog.
Chamamos a primeira lei de Lei da Diferenciação.
Se você é cliente da Machine, já deve ter ouvido falar da importância da diferenciação. Aqui no blog já falamos sobre isso.
Ela rege os princípios que tornarão o seu aplicativo único, especial e diferente da concorrência.
Ele dará o norte da sua empresa e guiará suas campanhas de comunicação e marketing.
Afinal, como convencer um motorista a sair da Uber ou 99 e correr pelo seu app? Ou como mostrar para os passageiros que seu aplicativo é o melhor do mercado?
A Lei da Diferenciação é o que irá definir a primeira imagem que seus motoristas e passageiros terão quando pensarem no seu aplicativo.
Se você pretende concorrer com a Uber, certamente pensou na estratégia do preço. E de fato, oferecer as menores tarifas do mercado irá atrair muitos passageiros.
Segundo levantamento que realizamos com mais de cem usuários da Uber, o preço é o principal motivo para convencê-los a ir para um app regional.
Mas seu aplicativo pode ir muito além para se tornar o app mais diferenciado do mercado, como vamos falar agora.
Diferencial pelo preço
No levantamento que realizamos há alguns meses, 67,5% dos entrevistados apontaram que trocariam a Uber por um aplicativo que oferecesse um preço menor.
A verdade é que em condições padrão, um usuário vai buscar por aquele aplicativo que oferecer a menor taxa. Afinal, muitas vezes o serviço oferecido tanto por um app quanto pelo outro é o mesmo.
Assim, dar a certeza ao seu passageiro que seu app vai oferecer sempre as menores tarifas é uma excelente forma de conquistar o mercado.
Mas não deixe de observar o faturamento dos motoristas. A diminuição das tarifas não pode impactar nos ganhos dos motoristas. Por isso, vale a pena conferir o artigo como cobrar os motoristas do meu aplicativo.
Ah, e para te ajudar na precificação das suas corridas, cobrar menos do seu passageiro e dar maior ganho para seu motorista, preparamos um ebook sobre quanto cobrar nas corridas do seu aplicativo de transporte.
Opcionais
Bem, como falamos, em condições padrões, os passageiros vão atrás de um aplicativo que ofereça o menor preço.
No entanto, em muitos casos, o passageiro precisa de um atendimento diferencial. Seja por ser uma mulher que deseja ser atendida por uma outra mulher, um dono de pet que precisa levar seu animal de estimação ao veterinário, uma pessoa que precisa que o motorista o aguarde e tantas outras possibilidades.
Para isso, algumas plataformas que desenvolvem apps de transporte, como a Machine, permitem que os gestores configurem seus apps para oferecer serviços opcionais para os passageiros.
Dessa forma, você consegue unir passageiros que precisam de um serviço diferencial e um motorista disponível para realizar tal serviço.
Oferecer esse diferencial também é bom para evitar discussões entre motoristas e passageiros. Em apps multinacionais, como a Uber, os passageiros precisam entrar em contato com o motorista e negociar esses serviços.
Para te dar mais ideias de serviços opcionais, preparamos um ebook exclusivo.
Tempo de espera
Uma das principais causas de desistência de corridas é o alto tempo de espera por um veículo.
Por isso, um dos seus desafios, como gestor de um aplicativo de transporte, é oferecer uma corrida no menor tempo possível.
Dessa forma, você pode trabalhar para que seu diferencial seja o menor tempo de espera da cidade.
Nesse aspecto, existe alguns tópicos para ficar de olho, como sua área de atuação, quantidade de motoristas cadastrados e forma de despacho de corridas.
Vale a pena conferir nosso artigo sobre a melhor forma de você disparar as corridas do seu aplicativo.
Atendimento
Sim, o atendimento pode ser o seu grande diferencial.
Os aplicativos multinacionais possuem estruturas gigantescas e atuação em centenas de cidades pelo mundo.
Por isso, precisam de sistemas cada vez mais automatizados, em detrimento do atendimento humano.
Assim, seu aplicativo pode sair na frente, tendo uma atuação mais presente na vida de seus passageiros e motoristas.
Aqui, podemos falar tanto do atendimento do motorista com os passageiros, quanto da sua empresa com motoristas e passageiros.
Dessa forma, seu app deve possuir uma sede física e aberta ao público. Isso dá aos seus colaborares mais confiança e segurança de um atendimento humano caso haja algum problema.
Segurança
Se o preço foi apontado por 67,5% dos entrevistados como principal motivo para trocar a Uber, a segurança foi a segunda colocada com 36,4%
Não há como negar que a insegurança dentro do ramo do transporte por aplicativo é um problema sério e recorrente.
Dessa forma, seu aplicativo deve oferecer um sistema capaz de dar tranquilidade para os motoristas trabalharem e também para os passageiros realizarem suas viagens.
Algumas funcionalidades, como permitir que o motorista veja a quantidade de viagens que o passageiro realizou e o destino final, dá muito mais tranquilidade para ele trabalhar pelo seu app.
Além disso, um botão de pânico que permita ele acionar colegas próximos e a central da sua empresa também é uma boa saída.
Por parte da segurança do passageiro, realize um controle bem feito do cadastro dos motoristas.
Bem, agora que falamos de alguns diferenciais que você pode oferecer no seu aplicativo, não esqueça que o marketing do seu app deve focar neles.
Isso significa que, a cada campanha que você realizar, deve “recordar” os seus passageiros e motoristas sobre o que te difere da concorrência.
Ah, e para te ajudar, não deixe de conferir nossos tutoriais sobre divulgação no Facebook e Instagram.