Algumas prefeituras exigem o acesso a certas informações dos apps de transporte, por isso, a Machine disponibiliza uma forma para que o gestor libere esses dados de um jeito bem simples.
Criar uma empresa de transporte por aplicativo traz muitos desafios.
Além da gestão capacitada e da relação com os motoristas, as leis de cada município sobre como a prestação de serviço deve ocorrer podem ser desafiadoras. Principalmente para quem está começando e não tem vivência com a realidade legislativa.
Segundo a Lei 13.640, que regulou a atividades dos aplicativos de transporte no Brasil, cada município pode fazer suas próprias regulamentações, desde que não proíba ou impeça o funcionamento das empresas. Sendo assim, cada prefeitura vai regular seguindo a realidade local.
Para facilitar o trabalho das empresas que usam a tecnologia da Machine, nossa plataforma possibilita que o gestor do aplicativo libere acesso à prefeitura a algumas informações.
Isso é muito importante para manter a empresa em dia com as leis. E como nós sempre gostamos de ratificar, isso é decisivo para o sucesso do seu negócio.
A seguir vamos mostrar como esse acesso pode ser liberado.
Relatório de Km rodados por motoristas

Se você já é cliente da Machine, sabe que a gestão do seu aplicativo acontece dentro de uma plataforma semelhante a essa.
A primeira forma de coletar informações solicitadas pela prefeitura é ir até a aba financeiro, clicar na opção prefeitura e em seguida Km rodados por motoristas.

Note que nessa janela estão concentrados os seguintes dados dos motoristas do aplicativo:
- Nome;
- Modelo do veículo;
- Placa;
- Telefone;
- Quantidade de corridas;
- Km rodados;
- Valor total (ganhos).
É possível filtrar um período de até 31 dias (1 mês) para que você possa enviar as informações para a prefeitura da sua cidade.
Para exportar essas informações em CSV, basta clicar no ícone superior direito “Exportar”.
Liberando acesso de usuário
Outra possibilidade é liberar um acesso de usuário para a prefeitura de sua cidade.
Para isso, você vai em Cadastro e clicar na opção Usuários.

Em seguida, clique em Incluir.

Agora, é necessário preencher o cadastro da sua prefeitura com as seguintes informações:
- Nome;
- E-mail de acesso;
- Área de Atuação;
- Perfil;
- Status.
Em Área de acesso, coloque a opção Bandeira e em Perfil, Prefeitura.
Para liberar o acesso, mantenha o status ativo e clique em criar.

Com esse acesso, a prefeitura não precisará depender dos seus envios periódicos, além de ter mais informações sobre os motoristas, como categoria, situação cadastral, documentos e o mapa em tempo real da localização de cada um.
