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Como otimizar entregas para consultórios odontológicos?

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entregas consultorios odontologicos
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Você sabia que consultórios odontológicos podem ser um bom nicho de clientes para sua empresa de entregas? Então, como otimizar as entregas desse público?

Gerir um negócio de sucesso demanda muita atenção e planejamento. Um dos pilares cruciais para isso é entender a necessidade do cliente para que se possa realizar todos os esforços para atendê-lo.

Além de oferecer produtos que atendam à demanda e proporcionem bons resultados, é preciso atentar-se como esse produto chegará até o cliente.  A demora pode ser um tanto prejudicial ao negócio, já que a experiência de entrega está totalmente relacionada à qualidade do produto que a empresa oferece.

Se você entende isso e quer saber como otimizar o processo de entrega para os seus clientes, você está no lugar certo. Confira dicas valiosas para otimizar a entrega para clínicas e consultórios.

Por que é importante otimizar a entrega para a área odontológica?

Como falamos anteriormente, é muito importante que a entrega seja uma preocupação constante para o administrador de uma empresa.

No entanto, essa atenção deve ser dobrada para setores que possuem uma demanda com características mais urgentes, como o setor alimentício e de saúde. Justamente porque seus pedidos são sazonais e com um curto espaço entre o pedido e a utilização do produto.

Por exemplo, quando um paciente chega a um consultório odontológico com dúvidas, como o valor de um implante dental ou de um tratamento de canal.

A clínica precisa saber se possui agenda, se possui material para aquele procedimento e, caso não, ela precisa ter a certeza de que se fizer o pedido, ele chegará em pouco tempo. 

Tudo isso apenas antes de passar um orçamento para o paciente. Do que adianta informar um valor x, se a clínica sabe que não possui estrutura para atendê-lo?

Entende a complexidade e o impacto que a logística de entrega pode causar em um negócio?

Sabemos que parte dessa gestão também é responsabilidade do consultório, pois uma gestão interna também fará a diferença. Mas isso não descarta a necessidade de possuir um frete agilizado.

Por isso, otimizar esse processo é extremamente importante para que seu cliente fique satisfeito e seja fidelizado.

Entenda o processo de distribuição 

O primeiro passo para otimizar o seu processo de entrega, é entender como funciona a distribuição, quais são os pontos que possuem deficiência e quais estão funcionando melhor.

A entrega do produto será o último contato que o cliente terá, ou seja, a última oportunidade para passar uma boa impressão. Ela pode ser um fator decisivo, que fará o cliente continuar a negociar com você, ou não. 

E caso aconteça algum um erro nesse processo, isso pode prejudicar a imagem da marca.Por isso, é extremamente importante que você planeje as etapas do processo, para garantir que tudo seja conduzido conforme o esperado, sem grandes sustos e imprevistos.

Veja quais são os pilares desse processo em três etapas:

1. Confira o material

O processo de entrega começa logo após o pagamento do produto, com a separação e o preparo para envio.

Essa primeira etapa pode até parecer simples, no entanto, quando realizada em grande escala, pode haver confusão de pedidos parecidos. 

Por isso, é preciso que haja uma rotina de conferência, tanto dos materiais separados, quanto da parte fiscal do produto. Além disso, é preciso conferir o destino e todas as demais informações. Tudo isso, para certificar de que o produto vai chegar corretamente no local.

2. Entrega

A entrega já diz muito, não é mesmo?

Esse é o ponto crucial para que o produto chegue ao cliente, mas esse processo pode custar caro para a empresa, ainda mais se tiver problemas e complicações no trajeto.

Por isso, é preciso encontrar quais são as formas mais acessíveis, tanto para a sua empresa, quanto para seu cliente. Um fator decisivo no momento de conversão é justamente o barateamento do frete. 

Nessa etapa, é importante pensar nas possibilidades de trocas ou de devoluções, quais são as maneiras mais acessíveis financeiramente e confortáveis para o cliente.

3. Acompanhe o trajeto e os  resultados de cada entrega 

Depois de enviado, está na hora de acompanhar a entrega. É preciso verificar se o produto foi entregue conforme as expectativas da empresa e do cliente.

O acompanhamento permite identificar se os custos estão sendo otimizados ou se há algum gasto que poderia ser descartado. Além disso, é um meio de garantir que o produto chegou ao cliente no período acordado e, caso haja algum imprevisto, como resolvê-lo da melhor forma.

Para que esse acompanhamento seja eficiente, é necessário que os gestores estabeleçam metas para suas equipes e façam o acompanhamento por indicadores para, caso ocorram imprevistos, que eles possam ser facilmente resolvidos.

Como otimizar a logística de entrega para consultórios odontológicos?

Sabemos que o processo de entregas pode ser burocrático e pode gerar custos e até stress, tanto para a empresa como para o cliente.

Por isso, é preciso encontrar maneiras de otimizar esse processo.

Planeje a rota de entregas

Sabe a famosa frase “Combinado não sai caro”?  Ela se aplica perfeitamente nesse caso. Antes de informar um prazo para o seu cliente, é preciso ter a certeza de que irá cumpri-lo. 

Em alguns casos, é melhor informar um tempo maior de entrega, do que se comprometer com um prazo menor que não será cumprido.

Por isso, antes de informar qualquer data, faça uma simulação bem precisa e planeje todo o trajeto para informar um prazo real. Para isso, é possível encontrar diversos softwares no mercado que são capazes de calcular rotas e de informar o tempo de entrega de forma precisa e segura.

Esteja pronto para possíveis trocas ou devoluções 

Sabemos que mesmo que haja um planejamento impecável, erros e imprevistos ainda podem ocorrer.

Por isso, é fundamental que você esteja preparado para essas situações, com os recursos necessários para que o seu cliente devolva e receba o produto novamente, em pouco tempo.

Invista em tecnologia integrada 

A tecnologia traz inovações todos os anos para diversos ramos. No caso de uma clínica odontológica, já é possível fazer simulações do resultado de um tratamento em 3D.

No caso do marketing, podemos criar estratégias para que toda vez que uma pessoa pesquisar clareamento a laser valor ou implante dentário valor, um site específico se destaque permitindo novas conversões, por exemplo.

E com a logística não poderia ser diferente. Hoje podemos encontrar diversos softwares capazes de atender a diversos tipos de demanda.

Seja uma empresa grande ou pequena, é possível encontrar soluções com as ferramentas personalizadas. Elas são fundamentais para a otimização da gestão como um todo, principalmente na gestão de entregas.

Por intermédio delas, podemos ter uma visão mais ampla de todo o processo, como:

  • visualizar e organizar estoque em tempo real;
  • auxiliar no processo de conferência;
  • acompanhar o processo de entrega;
  • facilitar a identificação de imprevistos e deficiências no processo;
  • facilitar a troca de informações entre diversas equipes.

Otimizar o processo de entregas será trabalhoso e exigirá bastantes esforços. No entanto, será um fator que poderá trazer resultados surpreendentes a longo prazo, e até mesmo proporcionar mais lucratividade ao seu negócio.

Texto publicado em parceria com a Clínica Ideal.

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