fbpx
quarta-feira, novembro 29, 2023

projeto mantido por

Anúncio

HomeMachine Conecta3 dicas para aumentar suas corridas finalizadas

3 dicas para aumentar suas corridas finalizadas

Aprenda estratégias para aumentar o número de corridas finalizadas em seu aplicativo de transporte.

É bem claro que, para qualquer serviço de mobilidade urbana, as corridas são o ponto central.

Afinal de contas, elas são a atividade-fim, o serviço que o cliente deseja e recebe.

Ainda assim, para medir o desempenho de seu serviço de transporte, não basta somente analisar o número de corridas solicitadas. É preciso analisar quantas corridas efetivamente foram realizadas.

As definições de corridas solicitadas e finalizadas (que são muito abordadas nesse texto) são as seguintes:

  • Solicitadas: total de vezes que os passageiros apertaram o botão de chamar – ou similar – no app ou no site.
  • Finalizadas: passageiros levados até o destino final.

O objetivo desse artigo é justamente oferecer métodos para que o maior número possível das corridas que são solicitadas sejam de fato executadas.

Confira as dicas abaixo:

Ampliar a frota

Um dos motivos mais comuns para uma corrida solicitada não ser realizada é a falta de motoristas disponíveis para atender o cliente.

Dessa forma, colocar novos motoristas em circulação é uma medida eficiente, pois serão disponibilizadas mais formas de suprir a demanda do público.

Ainda que provavelmente seja a estratégia mais simples, tenha em mente que ela não é a solução para todos os tipos de problemas.

Premiar os motoristas com mais corridas

Um outro fator que tem impacto no número de corridas não finalizadas, são as corridas canceladas por parte dos motoristas.

Por mais que possam ter motivos justificáveis e diversos, as corridas canceladas por motoristas têm um impacto muito negativo na experiência do usuário e na forma como a sua empresa é vista.

Então, deixando de fora cancelamentos por imprevistos ou por situações que escapam de um planejamento prévio, deve-se incentivar a produtividade dos motoristas.

Uma forma de fazer isso é através de bonificações e premiações para aqueles motoristas que possuírem maior número de viagens finalizadas ou então menor índice de cancelamento de viagens. Exemplos:

  • Descontos ou mensalidade grátis para aqueles que finalizarem mais corridas em dado período. Ex: naquela semana, mês ou final de semana.
  • Premiar esses motoristas que tiveram destaque com vales, como troca de óleo no posto X, 500 reais em combustível e etc.

Analisar os cancelamentos por parte do cliente

O outro fator nessa equação de cancelamento de corridas, são justamente os clientes. Os usuários têm o direito de voltar atrás na escolha do serviço, ainda que sejam sujeitos à cobranças.

Porém, antes entrar nesse tópico, um outro deve ser analisado:

Feedback do cliente

Busque entender o motivo do cancelamento da corrida por parte do cliente.

Imagine, por exemplo, que um cliente cancelou a corrida devido a demora excessiva do motorista para chegar ao ponto de encontro.

Nesse caso, a não finalização da corrida está diretamente ligada à qualidade do serviço oferecido.

Buscar entender o porquê da não realização da corrida, é uma estratégia importantíssima para a melhora dos seus serviços e consequentemente para a redução de futuros cancelamentos de corridas por parte do cliente.

Além disso, é fundamental que a imagem do seu negócio transmita confiança para o usuário. Se mostrar disposto a dialogar e ouvir o retorno do cliente sobre seu serviço, é essencial para a construção dessa confiança.

Ferramentas como as de NPS, as in app reviews (avaliações dentro do aplicativo) e comentários em fóruns podem te ajudar a ter uma melhor noção do posicionamento do cliente.

Taxas de cancelamento

Como já mencionado antes, os usuários têm direito ao cancelamento das viagens caso desejem, porém, estarão sujeitos à cobranças referentes aos gastos de combustíveis e esforços feitos pelos motoristas a partir da solicitação da corrida.

Tal cobrança desestimula o cancelamento da viagem por motivos banais, aumentando a probabilidade de uma corrida ser solicitada e finalizada.

Dica Bônus: elabore um Plano de Negócios Sólido

Para negócios de qualquer natureza é necessário que se tenha um planejamento sólido e estratégias concretas para gerir o serviço.

Um Plano de Negócios consiste justamente nas diretrizes que irão guiar as ações do seu empreendimento, tanto nos aspectos condizentes à prestação do serviço em si, quanto nas questões ligadas à administração e gestão.

Marcella Rodrigues que trabalha diretamente com o suporte e o customer success da Machine afirma:

Realizar a gestão de frota, verificar a quantidade de motoristas cadastrados e disponíveis, realizar a gestão das corridas e identificar quem são os motoristas que possuem as maiores taxas (de corridas finalizadas).

Isso serve para corridas não atendidas também. Verificar a região do passageiro, ver se tem motorista nela e em que momento isso mais acontece, se é em um horário de pico e etc.

O importante é a central ter um plano de negócio e todas essas questões estarem presentes nele.”

Relacionadas

Últimas notícias