Ele é um sistema de registro e controle das taxas cobradas aos motoristas e entregadores dos apps gerados com a tecnologia Machine.
Publicado em 01/02/2021 – Atualizado em 01/06/2022
Há alguns anos atrás, o que os clientes da Machine faziam para cobrar as taxas do aplicativo?
Bem, primeiro eles determinavam o valor da taxa. Então, vamos imaginar que eles colocassem 10% nas corridas realizadas.
Fechava o mês e eles iam lá na plataforma e viam que o João fez R$ 5 mil reais em corridas naquele mês.
Assim, eles mandavam um boleto pro João de R$ 500 para que ele pagasse a taxa do aplicativo.
Só que assim, a corrida já estava feita, ele poderia simplesmente não pagar, neste caso, a plataforma poderia bloqueá-lo ou ele poderia esquecer mesmo.
Só que aí virava uma bola de neve, o motorista não pagava o aplicativo e o aplicativo não conseguia pagar seus custos.
Então o que a nossa equipe montou? Um sistema de créditos pré-pago.
Com essa funcionalidade, os aplicativos gerados com a nossa tecnologia podem habilitar uma carteira de crédito para os motoristas.
De tempos em tempos, o motorista recarrega essa carteira e o sistema vai debitando automaticamente conforme ele for realizando as corridas e de acordo com as configurações que o gestor definir.
Vamos ver como isso funciona?
O que é o controle de crédito pré-pago?
Ele é um sistema de registro e controle das taxas cobradas aos motoristas e entregadores dos apps gerados com a tecnologia Machine.
Vamos fazer um paralelo com uma conta telefônica.
As duas principais formas que as empresas cobram são pelos modos pré-pago e pós-pago, certo?
No pós-pago, elas analisam tudo que você consumiu no mês, ou seja, quanto tempo ficou na internet, quantos minutos de ligação você fez, quantas mensagens enviou e etc, e, ao final do mês, realiza a cobrança.
De certa forma, muitos aplicativos regionais cobram dessa forma.
Então, por exemplo, vamos imaginar um app que tenha uma taxa de 10% no valor das corridas.
Ao final do mês, ele vai somar o valor que o motorista arrecadou e, em seguida, emitir um boleto para que ele pague a taxa do mês.
Porém, dessa forma, sempre há o risco de atrasos ou até mesmo de não pagamento.
Por isso, voltando ao exemplo da conta telefônica, há o sistema pré-pago.
Nele, antes do usuário usufruir dos serviços da empresa, ele deve fazer uma recarga na conta.
E, é exatamente assim que o controle de crédito funciona.
Controle de crédito pré-pago: como funciona?
Dentro da plataforma, o gestor vai em configurações > créditos.
Por lá, ele configura esse sistema de créditos.
É possível cobrar um valor fixo por corrida ou uma porcentagem do valor final.
Ah, e também é possível mesclar de acordo com faixas de preço.
Por exemplo, vou colocar aqui que corridas até R$ 10, eu cobro uma taxa fixa de R$ 1.
Corridas de R$ 10 a R$ 20, eu cobro taxa fixa de R$ 2.
Passou de R$ 20, eu já coloco uma porcentagem de 10%.

Em seguida, eu vou ativar manualmente essa funcionalidade.
É importante destacar essa etapa, porque eu vou precisar ir no cadastro do motorista para fazer a recarga e ativar a carteira, mas isso eu mostro daqui a pouco.
Agora que a gente ativou o consumo de créditos, podemos fazer algumas personalizações, que são: ativar um saldo mínimo e mandar uma mensagem pro motorista quando esse saldo estiver perto.
O que isso significa? Se eu habilito o saldo mínimo e coloco R$ 20 aqui, caso o motorista atinja esse valor, ele para de receber chamadas, até que eu coloque mais créditos.
E a mensagem, é justamente para alertar que está chegando a hora de fazer uma nova recarga. Então se o saldo mínimo é de R$ 20, eu posso configurar para avisar o motorista para fazer uma nova recarga quando ele chegar nos R$ 40.

Pronto, agora que a gente configurou essa etapa, chegou a hora de ativar manualmente a carteira dos motoristas.
Importante. A transferência do dinheiro do motorista para o aplicativo, não passa pela Machine.
O nosso sistema de créditos é um sistema de controle. Isso quer dizer que você precisa disponibilizar para os motoristas, um pix, uma conta corrente ou um ponto físico para que ele possa te pagar.
Então feita essa transferência, você vai fazer a recarga do crédito.
Para gente exemplificar, vamos pegar um motorista que esteja com a carteira desativada. Ativei e realizo a recarga.

Uma outra coisa interessante, é que caso eu queira personalizar a cobrança de créditos desta motorista, eu também posso.
De repente, você fez uma promoção que determinados motoristas só vão pagar um real por corrida. Então eu vou em configurações do motorista, controle de crédito, seleciono a opção de personalizar para este motorista e faço a personalização.
Com tudo ativado, ele já está com saldo na carteira e o sistema vai debitar os créditos automaticamente de acordo com que as corridas sejam realizadas.