Os clientes dos aplicativos gerados com a tecnologia da Machine conseguem pagar o serviço diretamente pelo app com o cartão.
As formas de pagamento são um item essencial no mercado dos apps de entregas e transporte.
Se você acompanha nosso blog, já sabe disso.
Atualmente, os aplicativos gerados com a tecnologia da Machine, podem oferecer aos seus clientes cinco formas de pagamento:
- Dinheiro;
- Cartão na maquininha;
- Voucher eletrônico ou manual;
- Wappa;
- Cartão no app.
No Brasil, o dinheiro é a forma de pagamento favorita.
Na 99, por exemplo, 70% das corridas são pagas em dinheiro.
Já a Uber, foi “obrigada” a inserir a opção de pagamento em dinheiro, o que não é feito em muitos países, mas que por essa característica do brasileiro, se tornou inevitável por aqui.
Mas, é fato que os apps trabalham para diminuir a dependência do dinheiro, que além de trazer insegurança para os motoristas, em época de coronavírus, pode ser um foco de disseminação.
A Uber possui o Uber Cash, já a 99 tem sua própria carteira digital, a 99Pay.
Porém, o uso do cartão no app é a forma mais tradicional de evitar o pagamento em dinheiro.
Na Machine, os aplicativos gerados com nossa tecnologia também podem oferecer aos seus passageiros e clientes, a opção de pagar pelo serviço direto no aplicativo com o cartão.
Como funciona o cartão no app da Machine?
O cartão no app nasceu para garantir segurança e comodidade para clientes, motoristas e entregadores dos apps gerados com nossa tecnologia.
Com essa funcionalidade, o cliente paga direto no aplicativo, de forma totalmente virtual, ou seja, sem precisar ter contato físico com cédulas ou cartões.
Atualmente, a empresa pode escolher 3 formas de repassar o dinheiro pago pelo serviço:
- Direto para o motorista/entregador, desde que a conta cadastrada esteja no nome dele;
- Para a empresa, desde que a conta cadastrada esteja no CNPJ dela;
- Dividido entre os dois, definindo o percentual que vai para a empresa.
Os aplicativos que desejam dar essa opção para seus clientes, devem informar a nossa equipe de suporte.
Então, enviamos um formulário para o gestor. Ele deve preenchê-lo corretamente com todas as informações pedidas.
Após devolução do formulário, temos até 7 dias úteis para enviá-lo para a empresa responsável pelas transações com cartão.
Essa empresa vai realizar uma validação dos documentos do aplicativo e dos sócios, podendo habilitar ou não o cartão no app.
Como todo o processo é realizado por essa empresa, não temos controle sobre os prazos e critérios de validação.
No entanto, podemos repassar os status que a empresa nos encaminha sobre a validação do cartão, que são os seguintes:
- Pendente: documentação em avaliação;
- Habilitado: aplicativo está autorizado a oferecer pagamento com cartão no app;
- Negado: aplicativo não está autorizado a oferecer pagamento com cartão no app;
- Inativo: aplicativo está inativado, pois a empresa detectou alto índice de operações com suspeitas de fraude.
Taxas e Saldo Virtual
Atualmente, o aplicativo pode escolher duas opções de taxas para o recebimento do dinheiro no cartão no app.
Caso o gestor queira receber o dinheiro no dia seguinte, a taxa é de 5,20% em cima do valor das corridas.
Já para os gestores que aceitam receber em 30 dias, a taxa vai para 4,40%.
Assim, quando uma corrida é finalizada, o dinheiro vai para o Saldo Virtual da empresa, após o prazo acordado.
O controle dos pagamentos fica em uma aba na plataforma de gestão do aplicativo.
No Painel de controle são apresentados dados resumidos das transações, do saldo do aplicativo e do extrato.
Já na aba Transações, o gestor consegue filtrar a situação de cada serviço pago com cartão no app.
- Paga: valor debitado do cartão do cliente;
- Recusada: operação recusada pelo banco;
- Estornada: o aplicativo devolveu o dinheiro para o cliente;
- Chargeback: o valor foi contestado pelo cliente ou pelo banco e está bloqueado até a resolução do problema.
Por fim, a aba pagamentos indica a disponibilidade dos valores no Saldo da Central, consultando os três últimos dias, o dia atual e os dois anteriores.
A transferência acontece de forma automática, ou seja, assim que o valor estiver disponível para o saque, o dinheiro será enviado para a conta do app ou do motorista/entregador, de acordo com o que você definiu.
Bandeiras aceitas
Atualmente, os clientes dos aplicativos gerados com nossa tecnologia, podem pagar usando as seguintes bandeiras de cartão:
- Visa (crédito);
- Mastercard (crédito);
- Amex (crédito);
- Hipercard (crédito);
- Discover (crédito);
- JCB (crédito);
- Aura (crédito);
- Elo (crédito).
Exigências para os aplicativos
- CNPJ;
- Conta corrente vinculada ao CNPJ do aplicativo;
- Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE) de CNPJ direcionado para o ramo de transportes e/ou de tecnologia.