Se a sua empresa de motoboy atende restaurantes que vendem pelo iFood, contar com um sistema integrado é essencial.
Publicado em 26/10/2020 – Atualizado em 2/7/2021
O iFood recentemente alcançou a marca de 60 milhões de pedidos por mês.
A maior parte desses pedidos são entregues pelos próprios estabelecimentos, que contratam motoboys próprios ou terceirizam para uma empresa.
Segundo o próprio iFood, 70% das entregas são feitas dessa forma, o que representa cerca de 42 milhões de entregas mensais.
Afinal, o app também disponibiliza um plano apenas para o uso do marketplace, sem entrega.
Restaurantes e lanchonetes são clientes importantes e de muito valor para as empresas de motoboy, pois é a garantia de um serviço recorrente.
Por isso, quem administra uma empresa de entregas rápidas e atende clientes que vendem pelo iFood, deve ficar atento na hora de contratar um sistema.
Afinal, a melhor forma de atender a esse tipo de cliente é tendo um sistema que consiga integrar os pedidos do iFood com o despacho das entregas.
Basicamente, os clientes vendem pelo principal aplicativo de delivery do Brasil, e as entregas vão automaticamente para os motoboys da empresa.
O sistema da Machine possui essa integração e hoje vamos mostrar como ele funciona.
Como integrar a Machine com o iFood?
A Machine também é um sistema para empresas de motoboys e entregas rápidas.
Assim, sabendo da importância dos clientes que vendem pelo iFood, integramos nossos sistemas.
Logo, os restaurantes conseguem despachar automaticamente suas vendas no iFood para a empresa de motoboy que o atende.
Exemplo prático: vamos imaginar que uma empresa de motoboy atenda uma pizzaria local.
O estabelecimento está no iFood, mas não realiza as entregas com os entregadores do app.
Por isso, ela contratou a empresa de motoboy da nossa história.
Sem uma integração, a cada pedido novo no iFood, o responsável pela operação logística da pizzaria teria algumas opções:
- Digitar manualmente os endereços das entregas na plataforma;
- Chamar o motoboy pelo aplicativo a cada novo pedido;
- Enviar um WhatsApp para o motoboy mais próximo.
Note o tempo que esse funcionário perde apenas para solicitar o serviço do motoboy.
Tempo esse que, você bem sabe, não dá para perder em uma sexta-feira super movimentada.
Por isso, o sistema da Machine conecta os pedidos que chegam pelo iFood diretamente para a empresa de motoboy.
Assim, o entregador mais próximo é chamado automaticamente e realiza o serviço.
Como meu cliente realiza essa integração?
Da parte da empresa de motoboy, não há nada a ser feito, a não ser orientar seu cliente a fazer a integração.
Por isso, vamos te mostrar o passo a passo para ele ativar o envio automático dos pedidos do iFood para sua empresa.
1- Copiar o ID da loja no Portal do Parceiro iFood
O iFood disponibiliza uma espécie de código para os estabelecimentos cadastrados na sua plataforma. Esse é o ID da loja.
Para isso, basta acessar a área do Perfil, que fica no menu lateral à esquerda do Portal.
Chegando lá, é só copiar o código que estará apresentado na tela.
2- Colar o ID na configuração de integração na plataforma da Machine
O ID copiado no passo anterior deve ser inserido na área das configurações de integração na plataforma da Machine.
Para acessar o menu de integração Machine, basta ir em configurações, selecionar integrações e depois iFood.
Após isso, basta aguardar o recebimento da solicitação de acesso que será enviada pelo suporte da Machine.
3- Aceitar a solicitação enviada pela Machine para o Portal do Parceiro
Dentro do Portal do Parceiro iFood, o estabelecimento receberá um pedido de integração com a plataforma da Machine.
Essa solicitação pode ser encontrada na área de Aplicativos do Portal do Parceiro.
4- Verificar se a integração está ativa
Para garantir que o sistema esteja de fato ativo, recomendamos que o estabelecimento faça uma rápida checagem.
É só ir até o menu de Integrações na plataforma da Machine e conferir se o status da integração está definido como Ativo.