Os apps revolucionaram o mercado de táxi e se tornaram a forma mais eficiente de solicitar corridas.
As empresas de táxi sempre tiveram uma forma de trabalho similar: o call center. Assim, o passageiro ligava para a empresa, falava com uma atendente e solicitava a corrida.
Além disso, o call center também sempre foi usado para reclamações, achados e perdidos e atendimento premium.
Contudo, imprevistos aconteciam no percurso. A linha poderia estar ocupada por não terem atendentes disponíveis, o passageiro poderia não ter crédito no celular… Diversos motivos poderiam tornar a solicitação de corrida um momento desconfortável.
Dessa forma, é perceptível a mudança de hábitos em relação a solicitações por chamadas telefônicas. As pessoas tendem, cada vez mais, a resolverem seus problemas por aplicativos.
Aplicativos e Call center
Em artigo para o portal E-commerce Brasil, Fernando Steler, especialista em Marketing Direto, explica que todo negócio que depende da experiência do cliente para seu sucesso precisa ir para o digital.
Além disso, ele chama atenção para o fato de que os canais de telefonia por voz como conhecemos estão com os dias contados. Segundo ele, as empresas precisam arranjar formas interconectadas e automatizadas de realizar seus processos – os aplicativos são uma das soluções.
Apps revolucionaram os mercados
Essa migração para o digital interconectado é notada em todos os segmentos. O delivery de comida é um exemplo. Antigamente, era necessário ligar para a pizzaria, o atendente tinha que dizer as opções disponíveis e o cliente fazia o pedido.
Hoje, aplicativos como iFood, UberEats e Rappi colocam diversas pizzarias, seus cardápios e preços a um toque, na tela do celular. Além disso, os aplicativos trouxeram outra vantagem: os cupons de desconto, muitas vezes gerados em parcerias com outros estabelecimentos.
Nesse cenário, a mobilidade urbana não ficou para trás. Ter um aplicativo integrando todas as funções em um design intuitivo se tornou uma necessidade.
Assim, o call center segue tendo sua função de receber ligações de reclamações e sugestões, achados e perdidos e atendimento especial a clientes premium. Já as solicitações de corrida, precisam ser função exclusiva dos aplicativos.
Os aplicativos de táxi
Iniciando essa tendência, o aplicativo Easy Táxi foi fundado em 2011. Assim, passou a ligar passageiros a taxistas individuais de forma rápida e intuitiva. Em 2017, a empresa foi comprada pela espanhola Cabify.
Em 2012 foi a vez do 99 Táxi entrar pra disputa. Também com o objetivo de conectar taxistas e passageiros, começou as atividades no Brasil e hoje já atua em mais de 30 países. O sucesso foi tanto que a startup brasileira, comprada pela multinacional DiDi Chuxing, foi o primeiro “unicórnio” do país. Ou seja, a primeira empresa brasileira avaliada em US$ 1 bilhão.
Depois, começaram a surgir aplicativos criados pelos próprios taxistas.
Um exemplo é o Copa Táxi, de Campos dos Goytacazes (RJ). Antônio Rangel, gestor do aplicativo, conta que antes do app, a central trabalhava com 20 atendentes e, ainda sim, era complicado. Foi aí que surgiu a ideia de criar o aplicativo.
Assim, eles foram os primeiros a terem um aplicativo na cidade.
Começamos a testar esse sistema. Primeiro colocamos alguns taxistas recebendo só corrida por app. Como todo início, houve resistência, mas nós tínhamos tantas corridas que já não estávamos dando conta só com a central. Se hoje não tivéssemos um app ou um sistema de despacho, seria impossível. As atendentes saiam exaustas do trabalho, pois era ligação o tempo todo.
Machine: os melhores apps para empresas
Nesse cenário de evolução necessária, a Machine atua desenvolvendo aplicativos para centrais, cooperativas, associações, grupos e empresas de táxi em todo o Brasil e também no exterior.
A Machine garante um sistema eficiente de despacho de corridas em que o gestor da empresa vai escolher a forma de disparo: por proximidade ou por fila.
Além disso, oferece um aplicativo com design intuitivo, moderno e de fácil uso para clientes e taxistas.