Para quem trabalha com turismo, ter um aplicativo de transporte pode facilitar a vida dos clientes e ser uma ótima oportunidade de investimento.
De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), o setor movimenta anualmente 47,5 bilhões de reais.
Além disso, o estudo Panorama de agências de viagens e operadores turísticos no Brasil, da Organização Mundial do Turismo, levantou dados importantes que reforçam o crescimento do turismo no Brasil.
10% do PIB mundial é gerado pelo turismo. No Brasil, o setor é responsável por 8% do PIB nacional. Na prática, isso quer dizer que o mercado de viagens gera muitos empregos e movimenta bastante dinheiro. Atualmente, 340 mil sites de turismo atuam no Brasil e 12% deles são de agências.
Como é feito o transporte dos turistas?
Como falamos acima, existem vários sites e agências de viagens e diversas formas de operação: venda só de passagens, só de hospedagem, passagem e hospedagem sem transporte e assim por diante.
Quem está planejando uma viagem, quer que esses dias sejam perfeitos e sem dores de cabeça. Por isso, sair de casa com passagens, hospedagem, alimentação e transporte garantidos é importante.
As empresas que oferecem transporte em seus pacotes geralmente trabalham de duas formas: em parceria com locadoras de veículos ou com vans para excursão.
A primeira opção é vantajosa para quem quer fazer suas próprias rotas e visitar seus lugares desejados na hora que quiser.
Contudo pode ser uma grande desvantagem para quem não conhece nada da região, pois pode se perder facilmente. Além dos gastos com combustível e estacionamento. Isso, é claro, considerando que o turista tenha carteira de habilitação.
Para quem não tem CNH, não quer se preocupar com estacionamentos, o transporte oferecido pelas agências é vantajoso.
Além disso, esse transporte costuma incluir um guia turístico. Mas, como fazer quando a pessoa quer esses benefícios mas não quer ficar presa aos horários da excursão?
Um aplicativo de transporte regional com motoristas especializados pode ser a solução!
Aplicativo de transporte regional
Em final de ano, carnaval e outras datas comemorativas é comum que o Brasil receba turistas de todo o mundo, sem contar nos próprios brasileiros que visitam outros estados.
Por isso, dependendo dos pontos turísticos desejados, é difícil conseguir corridas sem tarifa dinâmica.
Para facilitar a vida dos turistas e, ainda, fidelizar clientes, criar seu próprio aplicativo de transporte ou ter parceria com um pode ser a melhor opção.
Melhor do que ter uma van para excursões, um app pode ser uma segunda fonte de renda aliada ao seu negócio.
Mas como lucrar com um aplicativo de transporte?
Bom, muitos turistas ficam receosos em chamar Uber, 99 e Cabify por conta da tarifa dinâmica. Ela acontece quando existem mais passageiros do que motoristas disponíveis.
A tarifa dinâmica também é uma forma dos motoristas lucrarem um pouco mais, já que as corridas são mais caras.
Então, uma boa ideia para manter um preço justo para os turistas, seguir dando remuneração (até maior!) para os motoristas e lucro para você é inovando na forma da cobrança desses motoristas.
Por exemplo, se você decide não colocar a tarifa dinâmica e, além disso, cobrar uma mensalidade de $150 por motorista, caso eles consigam fazer esse valor num dia, todo resto é deles.
E você ganha $150 por mês com cada motorista. Se você tiver 20 motoristas trabalhando bem, são $3.000!
Assim, você ganha ao ter uma nova fonte de renda, os motoristas da cidade ganham com uma remuneração mais justa e os passageiros terão a comodidade de transitar pela cidade com um app confiável e de preço justo.
Se você já é empresário da área de turismo, vale a pena pensar nessa possibilidade.