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“Todas as ocorrências são analisadas e podem resultar em restrições ou bloqueio de contas”, diz gerente da inDrive sobre nomes falsos e mensagens ofensivas para motoristas

Larissa Coutinho, gerente de Segurança da inDrive no Brasil, contou ao 55content sobre as principais medidas para o setor da empresa.

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Entrevista
Conversas com especialistas, gestores e profissionais do setor, com perguntas conduzidas pela equipe do 55content.
Mulher sorridente de braços cruzados em frente a painel com logotipos da empresa inDrive.
Larissa Coutinho, Gerente de Segurança da inDrive no Brasil. Foto: inDrive/Reprodução.

A gerente de Segurança da inDrive no Brasil, Larissa Coutinho, afirmou que a empresa tem adotado medidas para ampliar a segurança na plataforma.

A inDrive vem fazendo um esforço de comunicação para reforçar suas funcionalidades de segurança, como a possibilidade do passageiro avaliar propostas disponíveis, preços, tempo de chegada, veículos e histórico de avaliações antes de confirmar a corrida.

Larissa também mencionou o botão de emergência no aplicativo, que facilita o contato com o número 190 e com a Central de Segurança da inDrive.

“A prioridade é reduzir o tempo de resposta e manter o suporte acessível durante a viagem. Além disso, o passageiro pode acionar Contatos de Confiança, e nossa equipe de suporte também pode contatá-los em caso de emergência”, afirmou.

Sobre críticas relacionadas ao uso de nomes falsos e mensagens ofensivas no chat, a gerente informou que a plataforma adota regras de comunidade e moderação de conteúdo, incluindo nome de usuário, foto, comentários e mensagens. Segundo ela, o aplicativo também oferece mecanismos de denúncia. “Todas as ocorrências são analisadas e podem resultar em restrições ou bloqueio de contas”, completou.

Confira a entrevista completa:

Como funciona a escolha do motorista parceiro? O passageiro faz a solicitação, recebe uma lista de opções e escolhe entre as opções aquele que mais o agrada?

Na inDrive, todos os passageiros têm a liberdade de escolher o motorista parceiro com base em informações importantes, oferecendo uma experiência mais segura na plataforma. Ele informa origem e destino e propõe um valor inicial para a corrida. Parceiros elegíveis recebem a solicitação e podem aceitar o valor, fazer uma contraproposta com seu próprio valor ou recusar. Em seguida, o passageiro checa as propostas disponíveis, compara preço, tempo de chegada, veículo, histórico de avaliações e escolhe com quem quer viajar. A funcionalidade pioneira da inDrive no mercado de mobilidade reforça nosso compromisso com a segurança e a liberdade dos nossos passageiros e motoristas parceiros.

Ao apertar no botão de emergência, quem é acionado?

O botão abre um fluxo que facilita o contato com a polícia, discando 190, e, na mesma interface, conecta o usuário à Central de Segurança da inDrive dentro do app. A prioridade é reduzir o tempo de resposta e manter suporte acessível durante a viagem. Em paralelo, o passageiro pode acionar Contatos de Confiança, e nossa equipe de suporte também pode contatá-los em caso de uma emergência.

Uma crítica comum de motoristas parceiros são passageiros com nomes inapropriados e assédios no chat, como a inDrive tem trabalhado para evitar isso?

É importante reforçar que a inDrive rejeita qualquer tipo de ato violento, discriminação e tentativas de golpe. Isso está expresso em nosso código de conduta, na política de uso da plataforma e nas ações diárias de nossa equipe de suporte para manter um ambiente seguro e justo para todos em nosso ecossistema.

Nosso objetivo é ofertar um ambiente de respeito, apoiado por avaliações da comunidade e pela tolerância zero a qualquer tipo de assédio. Adotamos regras de comunidade e moderação de conteúdo (nome de usuário, foto, comentários e chat) e possuímos mecanismos de denúncia no aplicativo. Todas as ocorrências são analisadas e podem levar a restrições ou bloqueio de contas. A avaliação do motorista parceiro e do passageiro após cada viagem também é uma parte importante das políticas de segurança da inDrive, pois permite que os usuários forneçam feedback sobre sua experiência e ajuda a manter altos padrões de conduta na plataforma. Melhorias contínuas no fluxo de moderação das fotos de perfil e chats entre os usuários, por exemplo, seguem sendo aplicadas, e conteúdos inapropriados são automaticamente removidos da nossa plataforma.

Na inDrive, a segurança está no centro do que fazemos, pois valorizamos quem nos escolhe todos os dias para se deslocar pelo país.

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou uma operação nas últimas semanas contra passageiros que estavam usando perfis falsos na inDrive para assaltar motoristas. Como a gerência de segurança tem atuado para acabar com o problema das contas falsas, garantindo a segurança dos motoristas?

A inDrive coopera com as autoridades quando procurada e não comenta investigações em andamento. No dia a dia, a plataforma combina verificação de identidade (como CPF e selfie com prova de vida) com revisão de contas suspeitas e canais de denúncia. Nosso ecossistema antifraude inclui bloqueio de dispositivos, monitoramento de conexões suspeitas via Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML), e medidas para impedir a reentrada de perfis banidos. Uma melhoria implementada recentemente é a solicitação de selfies de passageiros com mais frequência, quando o sistema detecta comportamentos suspeitos, o que aumenta a segurança antes da corrida começar. Em frentes locais, há alertas de áreas de risco com possibilidade de recusa sem penalidade e colaboração com a Polícia Militar no compartilhamento de dados estratégicos.

Como é feito o procedimento de verificação do passageiro e do motorista?

Na inDrive, a segurança está no centro de tudo, valorizando quem confia em nós para se deslocar todos os dias. Motoristas parceiros passam por uma verificação documental de acordo com as exigências legais de cada localidade. Passageiros realizam cadastro com CPF e data de nascimento; em cidades com maior incidência de ocorrências, pedimos a selfie com prova de vida antes da primeira viagem. A inDrive também implementa, quando necessário, novos pedidos de selfie e checagens periódicas com IA e Machine Learning em caso de comportamento suspeito. Contas com indícios de uso indevido ou alvo de denúncia passam por revisão e podem sofrer restrições ou bloqueios. Além disso, seguimos aprimorando a moderação de fotos de perfil e chats, com remoção automática de conteúdos inapropriados.

Quais são as informações que os passageiros têm dos motoristas e os motoristas têm do passageiro antes de aceitar a corrida?

Passageiros visualizam o perfil do motorista parceiro, informações do veículo, preço, distância e tempo para chegada do profissional no local de origem, além do histórico de avaliações e número de corridas já realizadas para apoiar sua decisão. Motoristas parceiros, similarmente, visualizam o nome, a foto de perfil, histórico de avaliações e número de corridas na plataforma, preço, método de pagamento, e endereços completos de origem e destino.  Se os usuários precisarem se comunicar antes do embarque, a plataforma disponibiliza o chat e ligações gratuitas via internet, sem exibir números pessoais, reforçando a privacidade. A ideia é apoiar decisões seguras sem abrir mão da proteção de dados.

Quais são os principais desafios da gerência de segurança da inDrive e quais os maiores avanços do setor nos últimos meses?

Na inDrive, segurança é um pilar do início ao fim da jornada. Como uma plataforma de intermediação de mobilidade, existe o desafio constante de coibir contas irregulares e o mau uso, qualificar as interações no aplicativo e aumentar a adoção dos recursos de segurança, equilibrando proteção e privacidade. 

Sem dúvidas, temos muitos avanços. Nos últimos meses, atuamos fortemente no desenvolvimento de tecnologias de detecção de situações de potencial risco, para solicitação de verificações adicionais de identidade e para acionamento proativo do suporte, bloqueando preventivamente a conta denunciada (dependendo da gravidade) e enviando para investigação interna e tratativa do time de suporte especializado.

O Pacto de Segurança, aliança que formaliza as responsabilidades entre a inDrive, motoristas parceiros e passageiros, reforça o compromisso da empresa em ter a segurança de todos como centro de sua operação. Ele estabelece um compromisso de proteção e prevenção, englobando inovações importantes como o reconhecimento facial e a validação de identidade para passageiros, a verificação rigorosa de documentos para motoristas parceiros, além de funções avançadas de localização em tempo real e um botão de emergência para contato imediato com as autoridades de segurança pública.Avaliações orientam escolhas, o compartilhamento de localização mantém terceiros informados, quando o passageiro ou parceiro assim decide, e nosso atendimento dá suporte, quando necessário, para registrar e solucionar possíveis ocorrências. Um fluxo de informações importante, que realimenta a plataforma, traça padrões e aprimora recursos visando tornar a interação entre passageiros e motoristas parceiros cada vez mais segura. Seguimos focados na consolidação de um modelo cada vez mais seguro, em que os usuários têm liberdade para escolher a corrida que melhor lhes atender e combinar o preço, podendo acessar nossa Central de Segurança a qualquer momento, com atendimento prioritário durante a viagem, ver alertas de áreas de risco, ter direito a um seguro contra acidentes e apoio psicológico gratuito em casos graves, entre outras iniciativas.

Vinícius Guahy

Vinícius Guahy é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense e coordenador de conteúdo do 55content.

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