Aplicativo regional inicia operação no grande ABC de São Paulo: “o motorista precisa de opções para trabalhar”.
Everton Rodrigues trabalha com mobilidade urbana há 24 anos e iniciou sua carreira como motorista de ônibus no estado de São Paulo. Em 2018, focado em complementar sua renda familiar, começou a realizar corridas por aplicativos.
Agora, em setembro de 2024, o empreendedor lança seu próprio aplicativo regional, o SR Driver, que opera em toda a região do ABC Paulista, contemplando Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Rio Grande da Serra, Mauá e Ribeirão Pires.
Everton trabalha junto com Daniela Gomes, também motorista e estrategista de marketing do SR, e revelam a iniciativa da marca: “Uma categoria para cada necessidade”.
O gestor conta que sua ideia é trabalhar com uma plataforma que equilibre quilometragem rodada e tempo de corrida: “Como prestador de serviço, o motorista precisa ser valorizado pelo trabalho que realiza”.
Ele também explica que desenvolveu a ideia com o apoio da Associação de Motoristas Por Aplicativo do Grande ABCD (AMAPPA).
“Nós já temos as plataformas, mas entendemos que o motorista precisa de opções para trabalhar, seja na plataforma A, B, C ou D”, diz Rodrigues.
Acompanhando outras plataformas regionais, Everton decidiu desenvolver o SR, lançado nesta terça-feira (01), e conta com 50 motoristas cadastrados até o momento da publicação da matéria.
Ele relata que o aplicativo foi criado há seis meses, mas usaram o período até o lançamento para testes, trabalhando em valores, categorias e rotas do app.
Quando questionado sobre o investimento na plataforma, Everton explicou que os valores exatos ainda não estão fechados: “É um valor alto, principalmente porque estamos tentando implementar algo que seja o mais próximo do ideal. Eu gostaria de ter feito um aplicativo com filtros, algo como no exemplo de uma companhia aérea, onde o cliente escolhe tudo conforme suas necessidades, e o sistema calcula o valor. Porém, o investimento para isso é caro, e nós ainda estamos ajustando várias funcionalidades”.
Qual a tarifa de vocês nesse início de projeto? E qual a taxa cobrada?
A tarifa mínima para o passageiro está entre R$12 e R$13, o que é justo considerando os custos. Para o motorista, o repasse mínimo será de R$10, o que já é bem maior do que o que algumas plataformas pagam hoje, que é menos de R$6 em alguns casos.
Nossa taxa ficará em torno de 20%, dentro do limite estipulado em projetos de lei para plataformas, de até 25%. Nosso objetivo é oferecer melhorias e parcerias que ajudem a reduzir os custos dos motoristas, como parcerias com oficinas, seguradoras e outros estabelecimentos.
Qual o grande diferencial do SR Drive para os motoristas?
A valorização do motorista, sem dúvida. Como motorista, eu penso: como eu gostaria de ser tratado? O que eu quero para mim, quero passar para os motoristas.
Nós temos um canal de comunicação aberto para receber sugestões, feedbacks e melhorar a experiência de todos. Sempre lembrando que o nosso maior parceiro é o passageiro. Precisamos criar um equilíbrio entre o que é bom para o motorista e o que é agradável para o passageiro.
E Daniela completa: “Um ponto importante é a proximidade e a escuta tanto de motoristas quanto de passageiros. Sem um, o outro não existe. Escutar e dar voz a ambos é essencial. Hoje, motoristas e passageiros terão canais de comunicação separados e saberão que serão ouvidos”.
Conte sobre as categorias oferecidas pelo SR Drive.
A ideia do nosso aplicativo é dividir os serviços por categorias para atender melhor às necessidades dos usuários e motoristas. A primeira é a categoria comum, que é para o dia a dia, onde o passageiro vai de um lugar a outro de forma simples e rápida, como de casa para o trabalho ou para algum estabelecimento. É a categoria mais popular e acessível.
A categoria mulher é uma das mais importantes, criada com base no feedback de passageiras e mães preocupadas com a segurança de suas filhas. Essa categoria permite que passageiras solicitem motoristas mulheres. É um ambiente mais seguro e confortável para elas, tanto para quem dirige quanto para quem usa o serviço.
Temos também a categoria premium, que seria semelhante à categoria comfort de outros aplicativos. São carros mais confortáveis, com ar-condicionado e veículos de melhor qualidade, indicados para viagens mais longas ou para quem busca mais conforto.
Outra opção que estamos planejando é a executiva, para atender clientes com maiores exigências, seja para viagens corporativas ou para clientes que querem um serviço mais exclusivo. Esses motoristas também estarão mais preparados para esse tipo de atendimento.
A categoria mercado é voltada para quem está fazendo compras e precisa de um carro com espaço suficiente para transportar mercadorias, como compras grandes ou caixas. Já tive experiência de chegar com um carro pequeno e não caber as compras, então essa categoria resolve esse problema.
Também oferecemos a categoria PET, para transportar animais de estimação. Muitos motoristas não aceitam levar animais, então essa opção é dedicada a quem precisa transportar seus pets, seja para uma emergência ou não. E, diferentemente de outros aplicativos, essa categoria estará disponível tanto para corridas agendadas quanto para solicitação imediata, pensando em casos de emergência.
Por fim, estamos desenvolvendo a funcionalidade PCD, voltada para pessoas com deficiência. Essa é uma categoria muito importante para nós, porque queremos oferecer um serviço inclusivo, que atenda às necessidades de pessoas com limitações físicas, sensoriais ou mentais.
Por enquanto, estamos oferecendo essa categoria em caráter de agendamento, mas no futuro, queremos ter carros adaptados para cadeirantes e outros tipos de necessidades.
Vocês disponibilizam algum curso ou treinamento para os motoristas? Como estão lidando com essa questão?
Por enquanto, demos algumas orientações durante reuniões com os motoristas. Mas estamos esperando passar o período eleitoral, que é complicado para fechar parcerias com órgãos ou instituições.
A ideia é, no futuro, oferecer treinamentos específicos, não só em formato de vídeo-aula, mas também presencial, com palestras e cursos sobre como lidar com diferentes situações, como questões de segurança.
Queremos fechar parcerias com as secretarias de segurança pública para identificar áreas de risco e orientar os motoristas sobre os cuidados necessários.
Que tipo de conhecimento ou habilidade você acredita que é essencial para um gestor de aplicativo de transporte?
Acredito que o mais importante é o conhecimento da prática, de quem vive o dia a dia. Um gestor precisa entender as dores dos motoristas e passageiros. E
u não estou prometendo milagres para ninguém, mas estou criando uma plataforma voltada para o motorista, para melhorar a qualidade de vida dele e valorizar o trabalho que ele faz.
Eu trabalho com transporte há mais de 20 anos, já passei por muitas situações difíceis, então sei o quanto é importante que o trabalhador seja valorizado.
Meu objetivo com o SR Driver é oferecer uma alternativa, para que os motoristas tenham opções e possam se sentir mais satisfeitos com o trabalho que fazem.
Não temos uma expectativa fixa de números, mas estamos focados em oferecer um serviço de qualidade e, aos poucos, aumentar nossa base de usuários e motoristas. O importante é que todos se sintam valorizados e tenham uma opção justa no mercado.