Josiel Carvalho, advogado e professor universitário em Salvador, Bahia, decidiu investir no ramo de mobilidade urbana em 2023 e criar sua própria plataforma. Observando o movimento de motoristas e passageiros, desejava suprir as necessidades dos usuários, principalmente quando se tratava de corridas noturnas.
“Percebi o grande movimento de pessoas voltando para casa à noite e que tinham dificuldade em achar um aplicativo, em conseguir um motorista. Percebi as mulheres com medo de voltar sozinhas para casa e pegar um carro.”
Depois de vender seu antigo negócio, Josiel criou a Sotero Mob e destacou: “O maior erro das plataformas anteriores foi achar que, lançando hoje, teria adesão imediata no dia seguinte. E isso não aconteceu com nenhuma delas.”
Para isso, ele conta que iniciou sua operação com um trabalho de pré-lançamento: “Criei um grupo no WhatsApp com os motoristas, fiz fóruns de discussão, enquetes. Ouvi os motoristas, procurei entender as principais reivindicações deles, as principais insatisfações, e daí construí meu arquétipo, meu modelo de negócio.”
Além disso, revelou que atuava incessantemente com propagandas e contratou diversos influenciadores para a divulgação da marca: “Hoje já temos mais de 15 mil seguidores no Instagram”, diz.
Em números, Carvalho revelou que a plataforma já alcançou mais de 10 mil cadastros de passageiros e conta com 1.700 motoristas ativos. Com pouco mais de um mês de operação, o gestor celebra a marca de mais de 10 mil corridas realizadas.
Sobre as ações realizadas com os motoristas, ele detalha que os cinco primeiros motoristas que finalizarem cinco corridas no período de uma semana concorrem a um tanque cheio de combustível.
“Não é uma tarefa fácil, porque esse número não necessariamente representa uma realidade de aceite de corridas.”
Como foi o planejamento antes do lançamento da plataforma, especialmente em relação ao investimento em publicidade?
Considerando o mês na televisão, no rádio, os influenciadores digitais e o impulsionamento nas redes sociais, de material próprio, dá uma média de pouco mais de R$ 50 mil.
Qual o valor da corrida mínima?
A Sotero Mob oferece uma variedade de categorias para atender diferentes perfis de passageiros e motoristas. Entre as opções, está a Sotero Padrão, equivalente ao UberX, que oferece um serviço básico e acessível. Para quem busca mais comodidade, há o Sotero Confort, similar ao Comfort, e a Sotero Luxo, uma categoria premium equivalente ao Uber Black.
Além dessas, há também a Sotero Lady, que é exclusiva para mulheres, garantindo mais segurança e conforto durante as viagens.
Para grupos maiores, a Sotero disponibiliza a categoria Sotero Galera, destinada a veículos com capacidade para 5 a 7 passageiros, como Doblô e Spin. Já para serviços de entrega e atendimento em feiras e mercados, existe a Sotero Entrega e Mercado, ampliando as possibilidades de uso da plataforma. Uma novidade é a Sotero Elétrico, lançada recentemente, que atende exclusivamente com veículos elétricos, alinhando-se às tendências de sustentabilidade.
Quanto aos valores mínimos, a plataforma estabelece que nenhuma corrida paga menos de R$ 10,00 aos motoristas. O valor mínimo para qualquer corrida é de R$ 11,50, permitindo que, após a retenção da central, o motorista receba entre R$ 10,00 e R$ 10,50.
Nas categorias superiores, como Confort e Luxo, os valores mínimos são ajustados para refletir o nível do serviço e garantir ganhos mais altos para os motoristas. Essa estrutura busca oferecer um equilíbrio entre qualidade de atendimento e remuneração justa.
Como funcionam as taxas cobradas para os motoristas?
Hoje, a Sotero trabalha com uma taxa que varia de 10% a 12%. A regra é 12%. Quais são as exceções onde essa taxa passa a ser de 10%?
- Horários de movimento de pico: de 6h às 9h, de 11h às 14h e de 16h30 às 19h30.
- Corridas de longa distância, cujo valor seja a partir de R$ 23,00.
- Dias de jogos e shows, onde a cidade fica parada.
Quanto um motorista pode faturar, em média, por mês?
Isso varia muito do posicionamento de mercado da plataforma. O meu posicionamento de mercado hoje, sendo muito sincero para vocês, eu não me coloco no mercado como uma concorrente da Uber. É a mesma coisa da Tubaína querer concorrer com a Coca-Cola. Mas eu me coloco numa condição de plataforma suporte, uma alternativa ao passageiro.
Então, considerando as taxas que aplicamos – inclusive o valor do nosso KM rodado, que é maior do que o da Uber –, acredito que a média de faturamento seja de R$ 8.000 a R$ 10.000.
Como é competir com as grandes multinacionais?
O grande diferencial da Sotero Mob está no atendimento personalizado e humano. Enquanto outras plataformas utilizam sistemas automatizados ou robôs, a Sotero prioriza que o suporte seja feito por pessoas, garantindo um serviço mais próximo e dedicado aos motoristas.
Essa abordagem reforça o compromisso em oferecer um relacionamento mais humano e diferenciado. Atualmente, os números já apontam para um crescimento promissor, com uma média de 300 novos cadastros de passageiros por dia.
Embora a Sotero Mob não tenha como objetivo competir diretamente com a Uber, a empresa mantém os pés no chão ao buscar um posicionamento sólido no mercado. Com o ritmo de crescimento atual, alcançar o status de uma das principais plataformas de Salvador é uma possibilidade real e bem-vinda.
Que tipo de conhecimento ou habilidade você acredita que é essencial para um gestor de aplicativo como você? O que você acha que tem feito de diferente?
O primeiro é conquistar a confiança dos motoristas, mostrando que a plataforma tem uma figura respeitada e confiável ao seu lado. O segundo é garantir uma perspectiva prática e realista sobre o mercado.
Igor, meu embaixador, está diretamente envolvido com a rotina dos motoristas e traz feedbacks que não são apenas agradáveis de ouvir, mas essenciais para a melhoria contínua da plataforma e para atender ao que realmente importa para os motoristas.
Como você acha que a Sotero pode suprir as necessidades dos usuários de app?
A estratégia da Sotero Mob para atrair e fidelizar motoristas baseia-se em incentivos claros e diferenciados. Na nossa plataforma, o motorista sabe que, ao trabalhar conosco, ele receberá significativamente mais do que em outras plataformas. Isso ocorre porque não adotamos uma postura de “sócios” do motorista, como outras empresas fazem. Por exemplo, na Uber, as taxas cobradas podem chegar a absurdos 40% ou 50%, o que consideramos desumano. Na Sotero, as taxas são muito menores, garantindo maior retorno financeiro para o motorista.
Além disso, oferecemos aos passageiros categorias exclusivas que também beneficiam os motoristas. A categoria Galera, por exemplo, atende carros de até sete lugares, permitindo que um único veículo transporte um grupo inteiro, o que pode sair mais em conta para o passageiro do que chamar dois carros separados.
Já a categoria exclusiva para mulheres, Sotero Lady, promove maior segurança e confiança para passageiras, ao mesmo tempo em que proporciona um ambiente mais confortável para motoristas do sexo feminino.
Nosso diferencial vai além das taxas reduzidas. Investimos em um relacionamento mais próximo e humano com os motoristas. Oferecemos atendimento presencial e personalizado, algo que acreditamos ser um grande diferencial no mercado.
Esse modelo de gestão reforça nosso compromisso de cuidar tanto dos motoristas quanto dos passageiros, criando uma experiência mais satisfatória e respeitosa para todos.