Kovi: uma grande rival para Uber e 99? Com taxa de 10%, startup entra no mercado de transporte por app

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Entrevista
Conversas com especialistas, gestores e profissionais do setor, com perguntas conduzidas pela equipe do 55content.
Aplicativo de corrida Kovi sendo usado em smartphone para agendamento de viagem
Reprodução/ Kovi App.

Com preço mínimo de R$6,80 por corrida, a locadora Kovi divulga a novidade para motoristas da capital do Rio Grande do Sul.

A locadora Kovi lançou no mês de setembro, um aplicativo de corridas, o Kovi App. Operando em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a plataforma inicia os trabalhos com uma taxa de 10% inicialmente, que, após o período de lançamento, se manterá em 15%.

Leonardo Soares Ferreira, CSO, e Pedro Gomes, head de business development da Kovi, conversaram com o 55content e detalharam as novidades do serviço.

Os executivos revelaram que a ideia de iniciar as operações em Porto Alegre é fomentar o comércio e a economia local: “A gente entende que, gerando mais corridas para os motoristas, com uma taxa melhor, isso influencia e apoia a economia, apoia os motoristas, mas também faz com que a economia gire localmente, porque para os nossos passageiros, também há uma taxa menor”, diz Leonardo.

Pedro ressalta que o “foco é o motorista”, sempre visando a segurança dos mesmos. Os diretores da Kovi também passaram por grandes aplicativos de transporte e utilizam sua experiência para desenvolver tecnologias.

Soares adiciona: “Temos um sistema que monitora diversos indicadores enquanto o carro está em andamento. Por exemplo, se ocorre um incidente de segurança, conseguimos enviar uma equipe de apoio ao motorista imediatamente. Isso vale para qualquer tipo de incidente, incluindo acidentes ou tentativas de agressão ao motorista.”

Além disso, ele cita a tecnologia IoT do aplicativo, rede de objetos e dispositivos conectados, equipados com sensores que os habilitam a receber e transmitir dados, que pode criar um ‘score’ tanto para o carro quanto para o motorista.

“Mantemos esse controle de qualidade em um nível muito alto, fornecendo indicações ao condutor”, completa, dizendo que os aplicativos, de certa forma, já fazem algo parecido usando o celular, mas a Kovi consegue combinar os dados do celular com os do IoT, “o que torna o sistema mais eficiente”.

Com isso, garante que podem identificar e afastar motoristas que não apresentam uma qualidade de pilotagem adequada, “o que, consequentemente, melhora os números de incidentes e acidentes de trânsito”.

Quais são os diferenciais do aplicativo para o motorista?

Pedro: “O grande diferencial é a taxa. Hoje, estamos cobrando uma taxa temporária de 10%, mas vamos subir para 15%, e vai ser fixa. O grande ponto é que, ao contrário dos concorrentes, é sem pegadinhas. É realmente uma taxa fixa, sem variações que podem chegar a 40% ou 50%, como vemos em outros aplicativos.

Queremos oferecer muita transparência. O que estamos construindo é exatamente isso: uma maneira transparente de garantir que o motorista saiba quanto vai ganhar ao final da corrida, sempre.”

Em relação à corrida mínima e à taxa por quilometragem, como vocês estão trabalhando isso? Já têm valores definidos?

Pedro: “Os valores são muito semelhantes aos praticados pela Uber e 99. Temos uma categoria chamada Kovi Econômico, que é similar ao Uber X, e outra chamada Kovi Monitorado, que é equivalente ao Comfort.

Em termos de preço, estamos com uma base muito parecida, seja no preço mínimo, por quilômetro ou por minuto. Atualmente, o nosso preço mínimo é de R$6,80, mas isso está em fase de lançamento e pode aumentar. O ponto principal é que o motorista sempre ganhe mais.”

É possível manter a operação do aplicativo com uma taxa de 10% a 15%?

Pedro: “Não só é possível, como já estamos fazendo isso e pretendemos continuar. Parte da taxa vai para tecnologia e marketing, tanto para atrair mais passageiros quanto motoristas. Além disso, investimos em atendimento e segurança.

E temos um diferencial: 5% da taxa que cobramos será devolvida ao motorista por meio de indicações. Criamos um programa de indicações em que o motorista pode recomendar passageiros ou outros motoristas, e ele ganha R$0,30 por corrida realizada por essas indicações. Isso é algo único no mercado e mostra como o motorista participa diretamente do crescimento da plataforma.”

Como está sendo o início da operação do aplicativo Kovi? Quais os desafios enfrentados até agora?

Pedro: “Sempre há obstáculos no início, mas estamos crescendo dia após dia. Tanto o interesse dos motoristas quanto dos passageiros têm aumentado. Um dos grandes desafios é mostrar para o motorista o valor da nossa plataforma. Sabemos que muitos não fazem as contas, mas, quando fazem, percebem que, com uma taxa menor, sempre ganham mais. Nossa meta é garantir que eles vejam essa vantagem em usar a Kovi.”

Quais as promoções que vocês estão oferecendo para os motoristas?

Pedro: “Estamos com algumas promoções, como a ‘Corrida Premiada’. Funciona assim: o motorista que fizer mais corridas em um dia ganha um prêmio em dinheiro no dia seguinte. Também temos a ‘Semana Premiada’, onde o motorista com o maior número de corridas na semana ganha uma TV de 40 polegadas. Além disso, uma corrida aleatória pode ser premiada, com o motorista recebendo R$50 imediatamente.”

Quais são os planos de expansão da Kovi para outras cidades?

Pedro: “Nosso objetivo é expandir gradualmente. Sabemos que competir com Uber e 99 é desafiador, pois são empresas muito grandes e bem estruturadas, mas acreditamos que, crescendo aos poucos e de forma sustentável, podemos conquistar nosso espaço. Após consolidar nossa operação em Porto Alegre, planejamos expandir para São Paulo e cidades vizinhas.”

Como vocês estão lidando com a questão da segurança, tanto para motoristas quanto para passageiros?

Leonardo: “Segurança é um grande diferencial da Kovi. Implementamos monitoramento tanto do passageiro quanto do motorista durante toda a corrida, algo em que outros aplicativos não fizeram grandes avanços nos últimos anos.

Também temos dispositivos IoT nos veículos, que nos permitem responder rapidamente a qualquer incidente de segurança. Com essa tecnologia, conseguimos monitorar toda a operação em Porto Alegre e contribuir para a segurança do trânsito, além de proteger motoristas e passageiros.”

Como a Kovi pretende conciliar o braço de mobilidade com o business principal de locação de veículos?

Pedro: “Hoje, temos a categoria Kovi Monitorado, com um valor um pouco mais alto, disponível 24 horas por dia. Estamos trabalhando em várias outras inovações, e a locação é uma parte importante disso. Queremos integrar essa operação de forma fluida, garantindo que a segurança e o suporte ao motorista sejam prioridade.”

Quais são os planos futuros da Kovi em relação à segurança no trânsito?

Leonardo: “Queremos lançar um estudo em breve, mostrando como nossa tecnologia pode ajudar a melhorar a segurança no trânsito, reduzir acidentes e incidentes. Além de proteger passageiros e motoristas, nossa tecnologia também contribui para a segurança geral no trânsito de Porto Alegre. Esse é um compromisso que temos, e acreditamos que a Kovi pode fazer a diferença nesse aspecto.”

Pedro: “Queremos ser mais acessíveis para os passageiros, mas sem prejudicar o motorista. Sabemos que, ao fazer as contas, o motorista verá que realmente ganha mais com nossa plataforma, especialmente com uma taxa menor e sem surpresas. Além disso, estamos comprometidos em garantir uma experiência mais segura para todos. Esses são nossos principais diferenciais e acreditamos que, com isso, a Kovi tem um grande potencial de expansão.”

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