Durante um episódio do programa Clube Machine Entrevista, transmitido no canal da Machine, Flávio Lacerda — fundador da iGO Mobilidade — contou como transformou sua experiência como motorista de aplicativo em um negócio regional sólido e em expansão.
Fundada em 2019, a iGO nasceu em Ibiúna e Avaré (SP) e hoje atua em 18 cidades, com picos de até 230 mil corridas mensais.
De motorista a empreendedor
Com passagens pela Uber e 99 desde 2016, Flávio decidiu empreender ao identificar gargalos no mercado de mobilidade. “Conversei com um amigo, que hoje é meu sócio. Nenhum de nós entendia de tecnologia, mas fomos atrás. Em 2019, encontramos a Machine e começamos o projeto”, relatou no programa.
Crescimento com marketing local e pé no chão
A iGO superou a marca de 200 mil downloads com uma estratégia de marketing bem adaptada à realidade das cidades do interior: mistura de tráfego pago, outdoor, rádio, blitz com brindes e presença em eventos locais. O investimento mensal em marketing gira entre R$ 300 mil e R$ 350 mil. “Cada cidade reage de um jeito. Às vezes investimos R$ 50 mil e tem bom retorno. Em outras, colocamos R$ 300 mil e não dá resultado. Ajustamos conforme a resposta local”, explicou.
O motorista em primeiro lugar
A iGO se diferencia das grandes plataformas pelo foco no motorista: taxa mais baixa (15% + R$ 0,19 por corrida), seguro incluído, suporte humano por WhatsApp e presença física. Motoristas ativos faturam, em média, entre R$ 12 mil e R$ 14 mil por mês — podendo chegar a R$ 18 mil em períodos de alta demanda.
Flávio destacou que evita competir com apps regionais bem estruturados, preferindo atuar onde os condutores estão insatisfeitos com Uber, 99 ou plataformas locais mal geridas.
Estratégia para novos mercados
A entrada em uma nova cidade segue um plano claro: outdoor, rádio, carro de som, equipe com tenda e abordagem direta nas ruas. Sorteios, brindes e cupons de desconto também fazem parte do pacote. Uma das inovações da empresa é o iGO Elas, uma categoria de corridas exclusivamente entre mulheres, criada há cerca de um ano e que vem crescendo.
Atendimento e operação
O suporte é todo feito via WhatsApp e o cadastro de motoristas ocorre de forma digital. São 1.289 motoristas ativos, com filas de espera que passam de 300 pessoas em algumas cidades. A empresa utiliza tarifa dinâmica — tanto fixa quanto automática — conforme a demanda, horário e eventos locais.
Olhando para frente
A meta da iGO em 2025 é ambiciosa: alcançar 500 mil downloads e de 500 mil a 700 mil corridas mensais. Hoje, a média gira entre 130 mil e 230 mil. No encerramento da entrevista, Flávio resumiu o que aprendeu nesses cinco anos: “Não se iluda. Nada vem fácil. Pensamos que 500 corridas por dia era um sonho. Hoje fazemos de 5 a 7 mil, mas foi muito esforço até aqui.”