Os sócios da Home Sushi Home de Niterói mencionam a importância do delivery na operação.
A franquia Home Sushi Home em Niterói, no Rio de Janeiro, consolidou-se como uma das principais referências em delivery de comida japonesa e poke na cidade.
Sob o comando dos sócios Nilton Carvalho e Nathalie Meschesi, a operação se destaca por unir estratégias de qualidade no atendimento, inovação no cardápio e gestão logística para atender regiões amplas e de alta demanda.
A aposta na exclusividade do modelo de delivery e no atendimento ao cliente contribuiu para a conquista de prêmios e reconhecimento, tanto pela franqueadora quanto pelo mercado. Em entrevista exclusiva à equipe do 55content, eles detalharam sua trajetória.
Eles contam que iniciaram sua jornada ao buscar uma oportunidade de negócio que combinasse estabilidade e identificação com a proposta da marca: “Chegamos, sem pretensão, aos CEOs do Home Sushi Home, com quem nos identificamos desde o primeiro momento e não nos arrependemos”, relata.
A escolha pelo segmento de gastronomia japonesa se mostrou desafiadora devido à alta concorrência em Niterói. Segundo eles, superar as dificuldades foi um processo que demandou comprometimento: “Quem conhece o que é empreender em Niterói sabe o quão desafiador tem sido, mas o resultado tem sido muito gratificante, baseado principalmente no compromisso rigoroso de atender com excelência”, destaca.
Expansão e desafios
A introdução do poke ao portfólio, sob a marca Mangushoyu, foi um marco na história da franquia. A novidade permitiu ampliar o alcance do negócio e diversificar o público atendido: “O poke veio como a virada de chave, tendo Niterói o recebido muito bem, inicialmente alavancado pela marca que já começava a ser reconhecida e depois sendo também um grande agregador para o próprio Japonês”, explicam.
Atender diferentes regiões de Niterói, que inclui a Zona Sul, Região Central e a Região Oceânica, representa um dos maiores desafios logísticos para a franquia: “Gestão de entregas, passando por pessoal e logística, é algo que exige muito devido à alta procura e grande distância da nossa base, que fica em São Francisco”, afirma os sócios.
Apesar dos desafios, a operação conseguiu se estruturar para atender às demandas de maneira eficiente.
O papel das plataformas de delivery
Como um restaurante que opera exclusivamente por delivery, o uso de plataformas especializadas tem papel central no modelo de negócios. Segundo os sócios, essas tecnologias, junto com o cuidado com a equipe, são fundamentais: “Todas as tecnologias disponíveis para o segmento, incluindo as plataformas, são sempre o segundo maior foco, após o cuidado que temos com nossa equipe, porque entendemos que ‘tudo começa em gente e termina em gente’”, ressalta.
O iFood, que representa 70% do faturamento da franquia, é um dos principais canais de distribuição. A relevância da plataforma foi evidenciada na conquista de um prêmio, que reconheceu o desempenho da unidade em dois anos consecutivos: “Foi uma grande emoção, principalmente por se tratar do maior marketplace do segmento. A premiação se deu no maior evento do segmento de delivery da América Latina, realizado em São Paulo pela primeira vez”, celebram.
Embora a operação esteja consolidada no mercado local, não há planos imediatos de expansão: “No momento, não está no nosso planejamento estratégico, pois priorizamos a plena consolidação da marca na nossa cidade”, afirmam.
O foco está em garantir que a franquia continue crescendo de maneira sustentável, fortalecendo a marca em Niterói antes de buscar novos mercados.
Além das estratégias comerciais e logísticas, o restaurante destaca o relacionamento com os clientes como um dos principais pilares do negócio: “O que nos marca é um cotidiano repleto de histórias marcantes, com fidelizações incríveis e mensagens de reconhecimentos sempre muito afetuosas”, relata Nilton.
O apoio da franqueadora, que conta com 24 unidades em operação no Brasil, também é visto como um diferencial para o sucesso, segundo os sócios.