“2024 foi pior que 2023; a Uber reduziu as tarifas e os preços dinâmicos de novo”, diz Cláudio Sena

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Entrevista
Conversas com especialistas, gestores e profissionais do setor, com perguntas conduzidas pela equipe do 55content.
Cláudio Sena, homem de óculos, usando terno preto e camisa branca, segurando um microfone e falando em um evento.
Foto: Reprodução/YouTube

Cláudio diz que a regulamentação proposta pelo governo e apoiada pela Uber e pelos “Sindicaleiros” deixou a categoria em um alto nível de estresse. 

O ano de 2024 trouxe desafios e reflexões para os motoristas de aplicativo. Em uma entrevista exclusiva, Cláudio Sena, motorista e influenciador do setor, compartilha suas análises sobre os principais acontecimentos do ano, destacando o impacto das reduções tarifárias, os obstáculos enfrentados pela categoria e as poucas mudanças positivas observadas. 

Para ele, o cenário exigiu dos motoristas ainda mais resiliência, estratégia e adaptação para manter o equilíbrio financeiro. Nesta conversa, Sena também fala sobre expectativas para 2025 e deixa dicas valiosas para quem deseja melhorar os ganhos no próximo ano.

1. 2024 foi melhor ou pior para quem é motorista de aplicativo em relação a 2023? Por que?

Pior, principalmente por que a Uber reduziu as tarifas de novo. Tanto a normal quanto a dinâmica. E também pela regulamentação proposta pelo governo e apoiada por Uber e “Sindicaleiros” (por que não são sindicatos de fato). Ainda que não tenha sido sequer votada, como queria o governo, contudo, o impacto da proposta deixou a categoria em alto nível de estresse , pois ela é muito ruim.

2. Qual foi o principal desafio para os motoristas de aplicativo em 2024?

O principal desafio da categoria no ano de 2024 foi, na medida do possível, fazer um bom resultado, tendo em vista que a Uber promoveu duas reduções de tarifa, uma na tarifa normal e outra na dinâmica.

Porque cada vez que a empresa faz esses ajustes na tarifa, exige um esforço redobrado dos motoristas e mudança de estratégia para se adaptar e não ter prejuízo.

3. Qual foi a principal mudança positiva para os motoristas de aplicativo em 2024? E a negativa?

Tarefa difícil encontrar pontos positivos, por que entra ano, sai ano, e a gente vê mais do mesmo. Porém, algo que achei interessante foi a 99 oferecer descontos no abastecimento para motoristas. Sem dúvida é algo positivo.

E negativo, como já destaquei anteriormente, a dupla redução de tarifa feita péla Uber.

4. Valeu a pena ser motorista de aplicativo em 2024?

Para quem soube aproveitar, sim. Por que é preciso ter em mente que, se a atividade não tem futuro em si, contudo, é uma inesgotável fonte de oportunidades para quem se preparou, tem estratégia, e sabe que cada passageiro transportado pode ser uma oportunidade para alavancar a carreira ou negócios.

5. Quais as expectativas para 2025?

A gente sempre renova as esperanças com a chegada de um novo ano. E mais que acreditar, é preciso fazer por onde, tendo em vista que bons resultados não caem do céu. É preciso caminhar na direção da mudança que se quer ver. Resultados diferentes só vem com atitudes diferentes. Se continuar fazendo em 2025 o mesmo que fez em 2024, o resultado será o mesmo.

6. E o que todo motorista precisa começar a fazer no próximo ano?

Analisar o que não deu certo este ano, e para de fazer isso no novo ano. Ter um plano de ação bem definido e executá-lo cada dia. O resultado, sem dúvida, será animador.

7. O que você mais deseja para esta profissão para o próximo ano?

Como motorista por apps gostaria de ver mudanças na política tarifária e mais respeito das plataformas com motoristas. Mas, infelizmente, isso é uma utopia. Desejo então, que, na medida do possível, todos os motoristas consigam bons resultados, melhorem seus ganhos e tornem-se independentes dos aplicativos.

8. O que o motorista precisa fazer para ganhar mais em 2025?

R – Ter estratégia, posicionamento, conhecer bem a cidade em que trabalha, aprender com os erros cometidos, e, apesar de tudo, não desanimar. Todo Motorista bem sucedido que conheço, praticam isso.

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Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

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