Uber Freight é o produto da Uber voltado para transportadoras, caminhoneiros e empresas que precisam de uma solução logística.
O desenvolvimento de novos serviços relacionados a mobilidade urbana permite que a Uber esteja sempre atendendo novos mercados e criando novas oportunidades comerciais para si.
A gigante multinacional obviamente não ficaria de fora de um dos braços da mobilidade que mais tem se desenvolvido: a logística.
Baseado no serviço Uber que podemos chamar de “clássico” (o transporte de passageiros padrão), a empresa adaptou seu negócio para que fosse possível realizar eficientemente o processo de planejamento e execução do transporte e armazenamento de cargas e mercadorias.
O que é o Uber Freight?
O Uber Freight (frete ou carga, em inglês) oferece a automação do trabalho de um corretor ou agenciador de cargas, que são os intermediário que ajudam uma empresa a encontrar um caminhoneiro para realizar suas entregas e vice-versa.
Assim como no ramo do transporte de passageiros, em que através do uso do aplicativo, a necessidade de contatar uma central de atendimento para ter acesso a um carro particular ou táxi foi cortada, o propósito do Freight é o mesmo.
Eliminar a necessidade de uma terceira parte, permitindo que motoristas, transportadoras e remetentes tenham um contato mais rápido e prático.

Por ter um público mais restrito, o Uber Freight é um serviço a parte, e não uma categoria dentro do aplicativo padrão da Uber, como é o caso do Uber Flash e Uber Direct, categorias de transportes de objetos de pequeno porte da multinacional.
Lançado em 2017, o serviço atualmente opera apenas nos Estados Unidos e no Canadá, não havendo planos imediatos para internacionalizar o projeto.
Como funciona?
Empresas e caminhoneiros podem se cadastrar através da plataforma da Uber Freight, sendo que os motoristas podem ser autônomos ou filiados a transportadoras.
No caso dos ligados à transportadoras, a empresa também deverá ser cadastrada para que possa repassar uma viagem a um motorista.
Após o cadastro, as partes já estarão disponíveis para receber e enviar encomendas.
O processo
O processo de solicitar um frente no Uber Freight é bem semelhante ao da versão de transporte de passageiros do aplicativo.
A empresa-cliente informa a carga que está levando e os endereços de coleta e de entrega. A corrida é enviada para os motoristas compatíveis próximos (abordaremos mais abaixo) e esses podem reservar ou não a entrega se desejarem.
Quem solicita a entrega também pode definir os prazos, tanto de coleta da carga quanto da entrega no destino final.
Antes de aceitar um chamado, os motoristas têm acesso aos detalhes da viagem e da carga: trajeto, o que irá ser transportado e a tarifa. Isso serve como forma de auxiliar na segurança e no planejamento do motorista.
Pagamento
Ao reservar uma carga, o motorista receberá uma confirmação por e-mail do valor a ser recebido.
O pagamento é efetuado em até 7 dias após a realização da entrega.
O grande diferencial no Uber Freight é que não há taxa por uso da plataforma. O caminhoneiro recebe na totalidade o valor que lhe foi informado antes de aceitar a entrega, sem nenhum desconto.
Veículos aceitos no Uber Freight
Mencionamos antes a compatibilidade entre cargas e motoristas.
Essa compatibilidade é definida pelo tipo de veículo que o motorista tem e se ele é capaz de transportar a carga com segurança.
No momento o Freight aceita 3 tipos de veículos:
- Caminhões-reboque comum de 53 pés;
- Caminhões-reboques refrigerados;
- Caminhões-reboques plataforma.
Funcionalidades do Uber Freight
O Uber Freight possui algumas ferramentas que se destacam na hora de melhorar a qualidade de vida dos parceiros.
Avaliação 5 estrelas
Motoristas, transportadoras e empresas podem avaliar uns aos outros de 1-5 estrelas e com comentários, permitindo que o trabalho possa ser melhor qualificado, já que as avaliações ficam disponíveis para todos.
Ferramenta de buscas para motoristas
Motoristas também têm acesso a uma ferramenta de busca com diversos filtros, para que possam procurar por entregas em potencial nos arredores.
Otimização de Rotas
Talvez a ferramenta mais interessante seja a otimização de rotas do Uber Freight.
Além de definir o melhor trajeto para coleta-viagem-entrega, o sistema também informa sobre outras oportunidades de carga no caminho.
Essas recargas, como são chamadas, servem para que o motorista minimize o tempo rodado sem mercadoria, de forma com que ele possa entre uma entrega e outra, realizar coletas e entregas em pontos que fiquem no seu trajeto.
Assim o caminhoneiro tem uma oportunidade de maximizar seus ganhos.