Shippify: o que é e como funciona?

ponto de exclamacao .png
Entregador
shippify
shippify

A Shippify é uma plataforma de gestão de entregas rápidas e logística que disponibiliza entregadores para empresas cadastradas.

Você já deve estar cansado de ouvir como o mercado de entregas se expande e se desenvolve a cada dia.

Grande parte desse desenvolvimento é devido aos novos modelos e soluções aplicadas na área.

Métodos como o Crowdshipping, onde as entregas são feitas por meio de intermediários e não contratados, hoje dominam o mercado.

Nesse contexto, existem cada vez mais oportunidades de se inserir nessa economia colaborativa, já que o número de serviços na área aumenta exponencialmente.

O que é a Shippify?

A Shippify é uma plataforma de gestão de entregas rápidas e logística que disponibiliza entregadores para empresas cadastradas, sejam lojas físicas ou e-commerces.

Mais de 1600 empresas em toda a América Latina já utilizam a Shippify.

Dentre os nomes de maior destaque estão o grupo Carrefour, a Amazon, a Nextel e a Buscapé.

No Brasil, a Shippify está presente em diversas cidades, espalhadas por 17 estados e o Distrito Federal.

Até aí, você não deve estar vendo nenhuma novidade. Mas o diferencial da plataforma é a possibilidade de operar em distintas etapas logísticas, oferecendo ainda mais oportunidades e facilidades para o mercado como um todo.

A seguir, vamos abordar como se estrutura e como funciona a plataforma, tanto para empresas, quanto para motoristas e clientes finais.

Shippify para entregadores

Os entregadores ou, como são chamados pela empresa, os Shippers, são pessoas que se cadastram na plataforma Shippify para realizar entregas das empresas parceiras.

As entregas são feitas através dos veículos próprios dos entregadores, que vão desde motos até caminhões. Assim, a Shippify atua apenas como intermediária entre o entregador e os estabelecimentos, não constituindo relação empregatícia.

Como dito anteriormente, a Shippify participa de mais de uma etapa logística.

Isso é realizado justamente através de seus entregadores, que também podem realizar entregas da primeira milha. Ou seja, entregas que partem de fabricantes e seguem até os centros de distribuição.

Na questão do funcionamento para entregadores, o aplicativo da Shippify não possui grandes diferenças para outros serviços da mobilidade urbana. O motorista pode definir quando está disponível ou não, podendo receber pedidos caso esteja.

O aplicativo, possui integração com plataformas de mapas como, Google Maps e Waze, e realiza a sua própria otimização de rotas, tornando a vida dos entregadores mais simples.

Além disso, é possível se comunicar com operadores e destinatários instantaneamente, melhorando a performance.

Como ser um entregador Shippify?

Documentos exigidos

  • Carteira Nacional de Habilitação dentro da validade;
  • Comprovante de residência atual;
  • Dados bancários;
  • Atestado de antecedentes criminais;
  • Documento do veículo;
  • Foto do veículo;
  • Certificação de MEI.

O envio da documentação pode ser feito através de fotos ou prints, ao se cadastrar no aplicativo de entregador.

O próprio aplicativo te mostrará o passo a passo.

Assim como outros serviços do meio, é necessário ser MEI (Microempresário Individual).

Isso assegura seus benefícios como trabalhador.

Ganhos e Repasse

Os valores das entregas são definidos de acordo com diferentes fatores como tipo e volume do produtos, distância, número de entregas numa mesma rota, modalidade de entrega, etc.

Sempre que surgir uma entrega você terá acesso ao valor que irá receber antes mesmo de aceitá-la.

O recebimento dos valores acontece por meio de uma transferência para a sua conta bancária cadastrada, o dia de recebimento será informado por e-mail.

Lembrando que é obrigatório emitir nota fiscal para receber valores a partir de R$500. Nesses casos o depósito vai variar conforme a data de envio da entrega.

Shippify para empresas

As empresas que utilizam a Shippify em seus serviços estão contratando um serviço de última milha. Ou seja, um serviço que irá realizar a entrega final de um produto até o cliente.

Para ter acesso ao serviço, basta cadastrar sua companhia através do site shippify.co.

Por lá também é possível solicitar e gerenciar as requisições de entregas.

É importante ressaltar que a plataforma Shippify não pode ser operada via aplicativo por empresas.

O app Shippify disponível nas lojas de aplicativos é a ferramenta dos motoristas, por onde eles recebem os pedidos de entrega.

O fato da gerência ser realizada unicamente pelo site, não é um fator negativo, já que a ferramenta estará integrada ao site ou a um aplicativo, caso a empresa possua.

Dessa forma, os pedidos feitos por meio da plataforma não estarão computados e disponíveis na Shippify, facilitando também a integração e orientação dos entregadores.

No aspecto de integração com entregadores, é possível definir diversas configurações para as entregas, de forma que o sistema definirá o entregador mais adequado disponível. São alguns exemplos:

  • Tamanho da Carga;
  • Entregas agendadas ou imediatas;
  • Múltiplas paradas durante o trajeto.

Para o cliente final

Rastrear Shippify: como fazer rastreio da entrega?

A plataforma Shippify também conta com rastreio de entrega, que pode ser feito facilmente pelo cliente final ao inserir o código da entrega no campo determinado, na página principal do site.

É possível acompanhar o deslocamento final do entregador até os endereços da entrega, assim como nos aplicativos de mobilidade urbana.

Vinícius Guahy

Vinícius Guahy é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense e coordenador de conteúdo do 55content.

Pesquisar