Pesquisar

Rappi encontra seu espaço no mercado brasileiro

ponto de exclamacao .png
Entregador
rappiprime
rappiprime

Mais de 70% dos usuários do Rappi já são assinantes do Rappi Prime, o programa de assinaturas da empresa.

O Rappi anunciou que, após um ano do lançamento do Rappi Prime, seu programa de assinatura, 70% dos usuários do app já são assinantes, chegando a representar 79% de todos os pedidos da plataforma no Brasil.

Os assinantes Prime representam hoje mais de 80% do faturamento dos pedidos mensais do Rappi no país. Na divisão por cidades, o Top 5, em ordem de prioridade, contempla São Paulo no topo, seguido pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Fortaleza.

“Mantivemos nossa estratégia de fidelizar os clientes, em um cenário de mercado em que a customização ganhou protagonismo”, explica Patrícia Prates, Chief Marketing Officer do Rappi Brasil. “Nossa estratégia é oferecer, cada vez mais, vantagens exclusivas para nossos clientes Prime. A quantidade de parceiros que fazem parte do programa já ilustra bem isso. Este ano, a expectativa é crescer mais, com novidades relacionadas a restaurantes queridinhos dos brasileiros e a inclusão de mais benefícios”.

Os números apontam que o Rappi parece ter encontrado seu espaço em um dos mercados mais desafiadores do Brasil. Só nos últimos meses, duas gigantes deixaram de operar no país: Uber Eats e 99Food.

Em uma tentativa de deixar o mercado mais competitivo, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) fechou um acordo com o iFood durante uma investigação de contratos de exclusividade no mercado de delivery. O próprio Rappi chegou a entrar com uma representação contra a empresa no Cade.

Com o termo, o iFood passou a ter um limite máximo de 25% no volume de vendas atrelado a restaurantes exclusivos do app. Nos municípios com mais de 500 mil habitantes, apenas 8% dos restaurantes que trabalham com a plataforma poderão assinar contrato de exclusividade.

Além disso, novos contratos de exclusividade serão limitados a 2 anos e os que já estão em vigor com mais de 2 anos entram em quarentena de pelo menos 1 ano. O iFood também não pode assinar contratos de exclusividade com redes que tenham 30 ou mais estabelecimentos.

Vantagens para os assinantes Rappi

Atualmente, os assinantes do aplicativo possuem vantagens como frete grátis ilimitado, presentes e descontos exclusivos de até 50% em todas as verticais do app, suporte premium 24/7, acesso ao RappiCash e benefícios com as marcas parceiras do aplicativo: HBO Max, YouTube Premium, Veloe, Buddy.vet, Alice, Allianz Residence, Tok&Stok, Buser, Housi, Les Mills, Galinha Pintadinha, Brastemp, Insider, Localiza, Grupo Pão de Açúcar e Tinder.

“As pessoas redescobriram e agora, mais do que nunca, valorizam as facilidades de receber as coisas em casa. Esse tipo de serviço consolida a mudança nos hábitos de consumo no mundo. E o clube de assinaturas é um passo além disso, tornando-se a tendência do setor, voltada para momentos de experiências. Queremos que o Rappi Prime Plus seja parceiro de nossos clientes para terem uma vida com mais tempo de qualidade”, adiciona Prates.

“Nós praticamos muito a escuta ativa dos usuários e descobrimos que há um forte desejo de economia de recorrência, ou seja, de ter de volta o tempo que gastariam em atividades cotidianas. Nosso foco é esse”, complementa.

A empresa explica que, segundo pesquisa realizada pela Capterra, 91% dos consumidores online têm assinatura de serviços no Brasil. “O principal objetivo deles são as vantagens, que geram a chamada economia de recorrência. Destes, 31% possuem dois tipos de assinatura, o tradicional e o não tradicional, que consiste em serviços online mais segmentados, como o Rappi Prime Plus. Pesquisa do Capterra também aponta que os clientes têm preferência pela inscrição premium de produtos e serviços. Além disso, os clubes de assinatura movimentaram cerca de R$ 1 bilhão na economia brasileira, segundo pesquisa da Betalabs com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm)”, explicou o Rappi.

A mensalidade do Rappi Prime Plus é de R$ 34,90.

Vinícius Guahy

Vinícius Guahy é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense e coordenador de conteúdo do 55content.

Pesquisar