Russell John Weiner, CEO da Domino’s Pizza, diz que o algoritmo percebe que o cliente vai confirmar o pedido, e a loja já começa a prepará-lo.
A Domino’s Pizza está investindo em inteligência artificial (IA) para aprimorar a produção e entrega de suas pizzas, de acordo com o CEO Russell John Weiner.
Segundo a Quartz, a empresa está utilizando essa tecnologia para antecipar pedidos de clientes: “Fazemos pizzas antes mesmo das pessoas pedirem,” afirmou Weiner durante a conferência de resultados da empresa em maio. “Você inicia seu pedido online e, em determinado momento, nosso algoritmo percebe que você está prestes a confirmar o pedido e começamos a prepará-lo.”
De acordo com o CEO, com o uso da IA, os motoristas de entrega não precisarão perder tempo procurando um local para estacionar e pegar a pizza. A ideia é que, ao ter a pizza pronta com antecedência, os funcionários possam entregá-la diretamente ao motorista: “Isso significa que estamos fazendo sua pizza mais cedo. Significa que estamos agilizando a saída do motorista de entrega,” disse Weiner. “Mais corridas para eles, mais gorjetas, e uma entrega mais rápida para você. E isso faz com que os clientes voltem.”
Weiner mencionou que a tecnologia não é “o algoritmo mais sofisticado ao estilo Star Trek”, mas destacou que está trazendo benefícios significativos para os negócios atualmente. A Domino’s afirma que pretende eventualmente chegar ao ponto em que a IA seja capaz de detectar quando há falta de motoristas de entrega ou quando é melhor adiar a produção de pizzas, eliminando a necessidade de decisão por parte dos gerentes.
A empresa já está colaborando com a Microsoft para facilitar o pedido de pizzas em seu site. Weiner expressou o desejo de que os clientes vejam o assistente de IA “quase como um serviço de concierge de pizzas.”
Além disso, Weiner espera que a IA possa ajudar a Domino’s a otimizar operações internas. A empresa está desenvolvendo um assistente de IA destinado a auxiliar os gerentes de loja em tarefas diárias como gerenciamento de inventário, pedidos de ingredientes e escalas de funcionários: “Como podemos usar a IA para descobrir essas soluções,” disse ele. “Eles passam pelo manual de treinamento? Ligam para um número de telefone ou usam essa tecnologia de copiloto para resolver a situação na hora, sem incidentes? Isso é o que estamos trabalhando com a Microsoft.”