Order Management System (OMS) é um sistema de gerenciamento de pedidos pensado para otimizar os processos de vendas das empresas
Se você é empreendedor, pretende ser um ou trabalha em um e-commerce é fundamental que conheça o termo Order Management System (OMS), ou seja, sistema de gerenciamento de pedidos, em tradução livre.
Isso porque um processo completo de venda é extremamente complicado e pequenos erros em um setor específico podem comprometer todo o trabalho.
Em empresas onde cada departamento usa um software diferente, fica muito complicado ter uma visão clara e ampla de todo o processo.
Falhas de comunicação resultam em redundância, aumento de custos e, é claro, frustração do cliente.
Nesse cenário, o OMS oferece suporte em todas as etapas de vendas da sua empresa, desde a criação do pedido até a entrega ao cliente final.
De acordo com a IHL Services, multinacional especializada em pesquisa e consultoria varejista, o mercado de OMS crescerá de 710 milhões de dólares para 1,16 bilhão em 2023.
O que é Order Management System?
O OMS começa no recebimento de novos pedidos. Depois, gerencia os processos de estoque, separação, embalagem e envio.
Um sistema de gerenciamento de pedidos automatiza todo este processo do seu negócio.
Além de centralizar tudo em um único software, permitindo uma visão geral para todos — e reduzindo os erros humanos —, ele fornece relatórios e insights para que sua empresa possa otimizar cada vez mais os processos.
Por exemplo: com um OMS você pode visualizar se uma determinada leva de pedidos foi finalizada com o menor custo possível. Se a resposta for não, ele também indica as possíveis falhas para que você possa corrigi-las.
Essa visualização completa baseada em dados permite que os custos sejam reduzidos e a eficiência aumentada.
Benefícios do OMS na prática
- Integralização: Todos os funcionários podem acessar e rastrear o status de um pedido, otimizando o atendimento ao cliente;
- Relatórios de análise guiam as tomadas de decisões, destacando padrões de vendas e rastreando indicadores-chaves de desempenhos (KPIs);
- Otimização do canal de vendas: Informações e disponibilidade dos produtos são atualizadas em tempo real para seus funcionários, evitando confusões como anunciar no site um produto que esteja fora do estoque;
- Banco de dados unificado de clientes: Informações e todas as atividades realizadas pelo cliente desde que se tornou um lead. Esse tipo de dado orienta campanhas de marketing e fidelização dos consumidores;
- Integração financeira: O OMS integra, ainda, o sistema financeiro, destacando tarefas como valores a receber e pagar, contato de fornecedores etc;
- Critérios e acompanhamento de devolução: Caso um cliente queira devolver um item, o OMS estabelece regras e um passo-a-passo para todos os setores, desde o atendimento até o reembolso.
Escolher o sistema de gerenciamento de pedidos ideal para o seu negócio é uma decisão importante. É fundamental avaliar as reais necessidades da sua empresa. Às vezes, um sistema tão completo pode ser caro e nem sempre funcional para a realidade do seu negócio.
Existem sistemas que automatizam partes específicas do processo e esse, talvez, seja o melhor jeito de começar. Mas, é claro, sempre considerando as expectativas de crescimento do negócio, o aumento no volume de pedidos e expansão dos canais de vendas.