Pesquisar

Melhorias do processo last mile

ponto de exclamacao .png
Entregador
melhorias do processo last mile
melhorias do processo last mile

A última milha é a etapa final do processo de entrega de um pedido. Essa etapa é desafiadora e, por isso, melhorias do processo last mile são bem vindas.

Como já discutimos aqui no blog, se referir ao processo last mile é o mesmo que se referir à última etapa de um serviço de entregas aos clientes, pois esta é a etapa anterior à chegada do produto solicitado nas mãos do cliente.

Um estudo intitulado “Melhorias do processo last mile”, realizado por pesquisadores da Faculdade Oswaldo Cruz, em 2019, teve como objetivo analisar a melhora na qualidade de informações entregues aos clientes, por meio de um aplicativo inserido no processo last mile de uma empresa.

Essa melhora foi aplicada com o intuito de aumentar a competitividade desse mercado, além de influenciar no atendimento aos clientes da empresa, visto que uma reclamação frequente era a respeito do tempo despendido durante a transmissão de informações a esses clientes.

A implantação de melhorias no processo last mile e seus impactos

Como observado pelos pesquisadores, a implantação dessas melhorias impactou positivamente no processo da última milha da entrega.

Isso porque a utilização de técnicas, como o mapeamento de processos e o tempo de ciclo das operações, por exemplo, reduziu até 87% do tempo médio de atualização sistêmica no processo da baixa de entregas.

O trabalho dos autores foi dividido em seis partes:

A primeira parte, introdutória, apresenta o panorama de competitividade das empresas, e seu consequente investimento massivo em tecnologia, que automatiza seus processos e resulta em qualidade para os clientes.

Com a digitalização de processos industriais, a tecnologia também oferece a possibilidade de que esses processos sejam mais integrados, e afeta de forma positiva a cadeia de suprimentos; à essa solução, dá-se o nome de logística 4.0.

E, com base nessa logística 4.0, informações mais rápidas e precisas tornaram-se fator primordial no mercado. Agora, há a exigência de que as empresas atendam seus clientes por meio de processos eficientes, flexíveis e de baixo custo.

A pesquisa mostra que a tecnologia da informação contribui na melhora do processo de entregas, à medida que responde às exigências dos clientes na qualidade e repasse dessas informações.

Posteriormente, no capítulo teórico, os autores discorrem sobre conceitos de logística empresarial e detalhes sobre a última milha da entrega; nesse momento, discutem sobre a importância da tecnologia frente ao processo de entrega, que oferece um fluxo de mais desempenho e agilidade.

Apresenta-se a metodologia escolhida, o estudo de caso, que detalha a implantação do aplicativo móvel e o fluxo da operação, as dificuldades enfrentadas pela empresa em questão, e os principais dados, que auxiliam para o sucesso de todo o projeto.

Por fim, nas considerações finais do trabalho, os autores destacam as contribuições dessa pesquisa, acerca do tema last mile delivery, além de sugestões e oportunidades de melhoria.

Uma delas seria a revogação de protocolos físicos, para que confirmações de entrega, por exemplo, fossem apenas através do uso do aplicativo.

Isso ocasionaria a redução de mais um custo da operação, além de ser, ainda mais, ecologicamente sustentável.

Você pode ter acesso ao trabalho completo nesse link.

Além do blog, você pode conhecer mais sobre o serviço de entregas pelo nosso canal no YouTube. Inscreva-se e aproveite!

Vinícius Guahy

Vinícius Guahy é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense e coordenador de conteúdo do 55content.

Pesquisar